Nicho de mercado: O guia definitivo para você escolher e dominar seu nicho.

Nicho de mercado: O guia definitivo para você escolher e dominar seu nicho.

Se você está interessado em criar um site ou blog bem-sucedido, então, o primeiro passo é escolher seu nicho de mercado. O nicho de mercado é sua área de atuação, que você escolhe antes mesmo de colocar o blog online.

Esta decisão vai impactar tudo, desde o design do seu site, ao tipo de conteúdo que você vai escrever e o tipo de visitante que você atrair para consumir seu conteúdo. Até mesmo as suas potenciais opções de monetização serão decididas neste momento antes mesmo de colocar o blog ou site online.

Bem, não existe tal coisa como um nicho “errado”, mas basta dizer que alguns são muito mais lucrativos do que outros e que alguns serão muito mais difíceis para você se destacar no início.

Antes de tomar qualquer ação na criação de um blog ou site, você deve ler este guia para aprender a escolher um nicho que pode trabalhar para você ganhar muito dinheiro online.

Leia também o artigo: Como criar um blog de sucesso.

Como escolher seu nicho de mercado e dominá-lo!

Nicho de mercado

O guia definitivo para você escolher e dominar seu nicho.

Talvez um bom ponto de partida seja explicando com precisão o termo “nicho”. Simplificando, o seu nicho é o seu “assunto”. O tema sobre o qual seu blog vai tratar. Então, se você pretende escrever sobre fitness e saúde, fitness e saúde é o seu nicho.

Se você está escrevendo sobre como ganhar dinheiro on-line, você está no nicho de negócios, ou o nicho de ‘ganhar dinheiro online’.

A razão por que nós usamos o nicho ao invés do termo “tópico” é porque os tópicos que você cobre pode às vezes sair do seu nicho. Por exemplo, você pode escrever um post sobre sair de férias e seu site ainda será um “nicho fitness”.

Da mesma forma, o termo “nicho” é usado porque – como já sugerimos – esta decisão afetará muito mais do que apenas o assunto. Você não pode ter um conteúdo qualquer e ainda estar em um nicho – se você tem um site da comunidade, por exemplo. Ao mesmo tempo, o seu nicho descreve seu:

  • Tema
  • Audiência
  • Produtos
  • Design
  • Declaração de missão

Se olharmos mais especificamente para o que a palavra “nicho” realmente significa, então isso pode lançar um pouco mais de luz sobre o assunto. Olhando para OxfordDictionaries.com, temos a definição:

Um segmento especializado do mercado para um determinado tipo de produto ou serviço.

Esta descrição faz sentido para um blog porque ilustra o fato de que esta é pelo menos, parcialmente uma, decisão de negócio.

Idealmente, o seu nicho também deve revelar um nicho no mercado. O que significa que você está atendendo a uma demanda que ainda não é devidamente atendida.

Claro, isso não é algo que cada site precisa realizar, mas como você verá, há definitivamente alguns paralelos. Idealmente seu nicho também irá fornecer-lhe acesso a alguns micro nichos dentro do seu nicho de mercado.

Estatísticas

Agora você pode estar se perguntando por que escolher um nicho de mercado é uma questão tão importante. Não é apenas uma questão de olhar para o nicho mais bem-sucedido em termos de tráfego e, em seguida, escolher esse nicho?

Na verdade, muitos blogueiros que tentam, desesperadamente, ganhar dinheiro na internet, fazem exatamente isso.

Bem… como veremos, existem muitos fatores, além do volume de tráfego que são vitais para considerar ao escolher um bom nicho de mercado. Mesmo se você apenas escolher o tópico mais popular, você provavelmente vai perceber que só isso não é tão claro como deveria ser. Isso não é suficiente para você ter sucesso trabalhando na internet.

Por quê?

Bem, além de qualquer outra coisa, muitos sites não são tão claros em seu nicho para começar.

Se você olhar para os blogs mais bem-sucedidos em todos os nichos, você vai perceber que os maiores blogs não estão necessariamente nos nichos mais populares quando você olha para o volume em toda a web e muitos blogueiros não compartilham abertamente suas estatísticas de tráfego.

Olhando para um inquérito realizado através Warrior Forum, tópicos de blog populares parecem incluir o nicho de ganhar dinheiro, o nicho de saúde, o nicho de namoro e o nicho de apostas.

Mas enquanto as estatísticas não podem pintar uma imagem clara dos “nichos mais populares”, o que percebemos repetidamente é que a escolha correta do seu nicho de mercado, não é apenas importante, a escolha do nicho é essencial para seu sucesso online.

O que você aprenderá

Ao longo deste artigo, você vai aprender:

Que fatores considerar ao escolher um nicho;

Como pesquisar seu nicho escolhido;

Como garantir que o nicho que você escolheu é uma área fértil para trabalhar;

Como encontrar rotas para o mercado;

Como identificar oportunidades e lacunas genuínas no mercado;

Como monetizar em um determinado nicho;

Como criar nichos inteiramente novos a partir do seu nicho escolhido;

Como garantir um fluxo contínuo de conteúdo novo para o assunto escolhido;

Como trabalhar em nichos fora de sua zona de conforto;

O que deve evitar ao considerar seu nicho.

Até o final deste post você deve ter uma compreensão completa do que torna um nicho de mercado adequado para blog e isso irá preparar você para fazer a escolha certa para o seu negócio.

Mais importante, você verá como escolher o nicho certo pode praticamente garantir o seu sucesso online, bem como garantir que você realmente desfrutar do dia-a-dia processo de manutenção do seu blog.

Compreender plenamente este conceito poderia muito bem ser a diferença entre anos de luta e o sucesso instantâneo. Não subestime sua importância!

Como você escolheu seus Nichos até agora?

Como você escolheu seus Nichos até agora?

Um bom lugar para começar a escolher o melhor nicho de mercado para você trabalhar pode ser olhar para a posição em que você se encontra atualmente. Em outras palavras, como você está escolhendo nichos no momento e qual tem sido seu “sistema” para encontrar novos assuntos para abordar até agora?

Esta é uma questão importante, porque há uma boa chance de que você está usando a estratégia errada e isso pode ser extremamente limitante para o seu potencial de ter sucesso online.

Se você realmente deseja ganhar dinheiro online e criar um negócio de sucesso através da internet, umas primeiras cosias a fazer é escolher bem o nicho de mercado.

Evite esta estratégia comum

A estratégia mais comum que você vai encontrar novos blogueiros usando para encontrar seus nichos é esta bem simples: eles procuram o maior nicho em termos de audiência e, em seguida, começam a escrever para esse nicho.

Infelizmente, esta é uma das maneiras mais seguras de tornar a vida tão difícil quanto possível para si mesmo, enquanto blogueiro.

Um exemplo disso pode ser fazer um blog de fitness. Fitness é uma indústria maciça, aplica-se a todos e nós vimos incontáveis ​​outros blogs bem-sucedidos nesta área. É uma coisa certa a fazer, certo?

Bem, não necessariamente.

Veja, o fato de que fitness é um nicho tão popular é o que o torna uma escolha terrível para o seu primeiro blog. Se você está criando um blog na indústria fitness, você tem que competir com milhares e milhares de outros blogs.

Esses incluem blogs que foram criados há muito mais tempo, que têm muito mais recursos para investir em marketing e que têm muita visibilidade online. Esses blogs já tem uma audiência cativa.

Agora você vai escrever um post sobre ‘como perder barriga’ e você estará competindo com uma centena de milhões de outros artigos sobre como perder barriga.

Como você pode esperar se destacar e ser notado nesse nicho?

O mesmo vale para finanças e negócios e para outros temas como namoro.

Há um outro problema: escrever para o “maior nicho” quase sempre significa escolher algo que você ainda não é um especialista dentro desse mercado. Claro, qualquer pessoa pode escrever artigos sobre abdominais, até que alguém fere sua espinha e culpa você por isso.

E se você está escrevendo sobre estratégias de investimento, gerenciamento de negócios ou outros tópicos mais complexos, então você pode achar muito difícil continuar criando novos posts para o blog ou vídeos para seu canal no YouYube.

Isso não significa apenas que seja improvável que você se mantenha a escrever no seu blog (porque você acha chato), também significa que você tem menos probabilidade de encontrar conteúdo novo e mais interessante para o seu público.

Você, muito provavelmente, vai compartilhar notícias atrasadas, assim como textos superficiais sobre determinados assuntos que você não conhece e não tem nenhum interesse para pesquisar sobre.

Por esta razão, as pessoas que simplesmente escolhem nichos ‘populares’ para iniciar seus blogs, quase sempre se decepcionam ao descobrir que depois de vários meses ou anos de apenas escrever para o mesmo nicho que a maioria, só porque era um nicho popular, eles realmente não chegaram a lugar nenhum. Eles não consegue ganhar dinheiro suficiente, então eles desistem.

Mas não se preocupe, você vai aprender como escolher um nicho de mercado perfeito para você começar seu negócio online.

Comece com os interesses pessoais.

Comece com os interesses pessoais.

Então, se você não pode simplesmente escolher o maior nicho, o que você faz?

Bem, um conselho popular entre os escritores é “escrever sobre o que você sabe”.

O que isto significa?

Significa escrever sobre algo que você tenha experiência ou que pelo menos tenha interesse.

Em uma situação ideal, você não deve ver a escrita de seu blog como um “trabalho”. Em vez disso, deve ser algo que você realmente gosta e ativamente se interessa e interage no seu tema.

O que isto significa é que você deve escolher um tópico ou nicho que já é um hobby ou algo de seu interesse. Imediatamente isso vai lhe dar uma vantagem, pois você estará trazendo muito conhecimento para a mesa.

Você saberá o assunto e você saberá que tipo de conteúdo você gosta de ver nele. Isso significa que seu blog vai ter uma chance muito melhor de se destacar e de ser algo interessante e único em seu campo de atuação.

Mais importante ainda, escrever em um blog sobre um assunto que você acha interessante significa que não será uma tarefa pesada para você mantê-lo atualizado.

Provavelmente você vai preenchê-lo com uma quantidade maior  de conteúdo e que o conteúdo será de melhor qualidade, ao mesmo tempo.

Sua paixão e amor pelo assunto irá mantê-lo escrevendo sobre ele em uma base regular e seus visitantes vão perceber em sua escrita como você é entusiasmado como seu tema.

Exemplos de blogs sobre interesses pessoais

Esta é a parte da equação que um monte de conselhos e um monte de eBooks esquecem de falar. Parece óbvio escrever um nicho sobre o que você gosta, certo? Basta escolher um hobby e fazer isso em seu blog.

Mas, muitos de nós não têm passatempos ou interesses tradicionais. Muitos de nós estamos tão ocupados trabalhando que não temos muito tempo para buscar aprender uma nova linguagem, para viajar ou para programação de computadores.

Muitos de nós não sabemos muito sobre finanças, não estamos em forma e não sabemos cozinhar.

Talvez você passe a maior parte de suas noites apenas assistindo tevê e jogando com as crianças. Assim, se você não tiver um passatempo ou um interesse interessante ou emocionante, como você poderia escrever sobre qualquer coisa?

O truque é perceber que qualquer coisa pode fazer um bom nicho para um site e não tem que ser algo que você consideraria um hobby ou passatempo em um sentido tradicional.

Por exemplo, vamos dizer que você gosta do jogo de computador Sonic the Hedgehog. Isso não é algo que você, orgulhosamente, anuncia em uma festa como sendo seu “hobby”, mas isso não quer dizer que não pode fazer um grande nicho para um blog.

O mesmo acontece se você adora uma determinada serie de TV ou algum programa de culinária.

Sites de fãs fazem isso brilhantemente porque eles são algo que muitas pessoas sabem sobre e que algumas pessoas são muito apaixonadas. Além disso, os sites de fãs fornecem rotas óbvias para o mercado, eles não enfrentam muita concorrência e têm um fornecimento de novas histórias e opções para notícias. Essa pode ser uma ótima oportunidade para você ganhar dinheiro online.

Em outras palavras, um site de fãs é realmente perfeito. Depois de escolher o tópico, basta localizar um SubReddit ou grupo existente no Facebook / Google +, anunciá-lo e, em seguida, assistir a outros fãs interagirem por lá.

Você pode até conseguir algum apoio dos fabricantes oficiais. Um exemplo disso chama-se Joel Comm. Ele começou exatamente assim. Hoje Joel Comm é um dos maiores especialistas em negócios digitais.

O mesmo vale para uma equipe esportiva. Equipes esportivas são nichos fantásticos porque novamente, há um monte de pessoas muito apaixonadas interessadas pelo o assunto e há uma abundância de oportunidades para anúncios. Assim, como para criar novos tópicos, como sobre o programa do próximo jogo, por exemplo?

Se você não tem algo parecido, então você também pode olhar para a sua vida diária. Você poderia escrever um blog pessoal sobre ser uma mãe, sobre cuidar de um parente idoso … ou mesmo sobre seu cachorro. Há muita gente ganhando dinheiro escrevendo seu cão.

Você também pode olhar para experiências pessoais. Para onde você viajou? O que você estudou?

Essas são algumas opções por onde você pode começar imediatamente a montar seu negócio online de sucesso.

Combinando um nicho com uma marca pessoal

Há também muito a ser dito sobre inventar novos nichos de mercado, simplesmente, olhando quem você é. Talvez você seja alguém um pouco mais complexo. Talvez você seja uma pessoa que gosta de mais do que apenas um tópico.

Você é um indivíduo único e você provavelmente tem uma perspectiva única. Então você pode abordar o assunto que você está cobrindo de única.

Se você quiser fazer uma marca pessoal para o seu blog ou site, então por que não criar um nicho totalmente novo que só você poderia escrever sobre?

Isso pode soar um tanto confuso, mas pense em alguns exemplos. O site Nerd Fitness, por exemplo, é altamente popular, apesar de não se encaixar perfeitamente em uma categoria. Em vez disso, funciona combinando dois nichos separados – “cultura nerd” e “fitness”.

Isso cria algo inteiramente novo e se concentra nas coisas que o blogueiro está interessado. Ele, então se coloca no cerne desse tópico.

Outro exemplo é o blog “Art of Manliness“. Este é um nicho inteiramente novo que você não verá listado em nenhum guia dos “nichos superiores da Web” e se desenrola inteiramente em torno do que o autor considera interessante.

Isso torna o Art of Manliness muito mais do que apenas um site padrão com um nicho padrão – é elevado ao ponto onde ele pode ser pensado como um movimento ou um modo de vida.

Então, se você não tem um hobby – mesmo um menos óbvio – dê uma olhada em quem você é, o que você está realmente interessado e que você pode oferecer que ninguém mais pode.

Caso contrário, pense sobre sua personalidade e como você pode cobrir um tópico antigo de uma maneira nova e interessante.

Quando você começar a trabalhar, você perceberá que isso funciona. E funciona muito bem.

Escolher seu nicho de mercado às vezes pode ser uma escolha criativa e envolve fugir de estratégias obvias, como escolher o tópico mais popular.

Tocando em seu amor pela aprendizagem.

Tocando em seu amor pela aprendizagem.

Há uma opção a mais para aqueles que talvez não tenham um tópico óbvio em mente ainda … E isso é aprender algo novo.

Então você não tem nenhuma área de especialização e nenhum hobby ou habilidade que considera interessante. Não se preocupe! A maioria das pessoas não tem.

Mas, deve ter coisas que você acha interessantes. Você deve ter habilidades que você gostaria de melhorar e coisas que você gostaria de aprender. E é por isso que você pode criar um blog emocionante em torno da ideia de que você está aprendendo um novo assunto e compartilhar o que você está aprendendo no momento com outras pessoas que tenham o mesmo interesse.

Deseja aprender como ser um hacker? Então por que não aprender e escrever sobre suas experiências enquanto você aprende?

Gostaria de falar outro idioma? Por que não compartilhar seu progresso e fornecer dicas para esse fim para outras pessoas ao longo do caminho?

Por que as pessoas iriam ouvir um aluno?

Agora você pode estar se perguntando por que alguém iria querer ler seus conselhos, se você não é um “especialista” de qualquer tipo em determinado assunto.

O que você poderia possivelmente ter para oferecer a essas pessoas se você também só está aprendendo?

Esta é uma visão míope: na verdade, escrever como um aluno tem a vantagem de garantir que você não assusta o seu público com jargões. Muitas vezes os alunos se fazem os melhores professores porque é muito mais fácil se colocar no lugar das pessoas que estão tentando ensinar.

Além do mais, isso dá ao seu conteúdo uma narrativa interessante, enquanto você pode discutir sua jornada de aprendizagem. Isso dá ao seu conteúdo um pouco mais de toque pessoal e pode ser divertido para seus leitores.

Há uma outra vantagem ao escrever como um aprendiz – você terá uma estadia mais fácil.

O problema com o ensino como um perito é que um monte de outros especialistas vão estar assistindo você e esperando você falhar.

Se você é um escritor de fitness e você sugere um movimento que pode abrir o manguito rotador um pouco demais, você pode apostar que a parte mais experiente da comunidade fitness vai descer sobre você como uma tonelada de tijolos.

Se você está escrevendo sobre o cérebro e você começa a sua “matéria” misturando a massa branca com a massa cinzenta, você pode acabar com o estoque de riso de Reddit.

Se você escreve como um aluno, você está admitindo que você não é um especialista sobre o assunto, que é provável que você cometa erros, uma vez que você ainda está aprendendo.

Como resultado as pessoas serão mais pacientes e mais simpáticas com você e você terá mais liberdade para escrever livremente sem medo de uma crítica mais pesada.

Um exemplo de um blog altamente bem-sucedido desta natureza é The Personal MBA‘.

Este blog é projeto de Josh Kaufman que começou a fim de tomar notas sobre seu progresso aprendendo sobre negócios.

Ele queria fazer um MBA, mas não tinha tempo nem dinheiro para fazê-lo. Assim, ele começou a ver se ele poderia aprender todos os princípios ensinados em tal curso e manteve seu blog como uma espécie de repositório para todas essas informações para sua própria referência.

Ao fazê-lo, ele criou um recurso fantástico para os empresários e aspirantes a homens e mulheres de negócios. O resultado foi um site altamente popular e, finalmente, um livro de negócios. Ironicamente, isso se tornou seu negócio!

Esta história pode inspirar você a abordar um tópico como algo novo, Especialmente se você pode dar-lhe um ângulo único como Josh fez.

Ao mesmo tempo, ele também nos mostra uma outra vantagem de escolher algo que você quer aprender. Se você deseja aprender um determinado assunto e percebe que os recursos para ajudá-lo não estão lá fora, então há uma chance muito boa de que outras pessoas sentem o mesmo que você.

Ao criar um blog para si mesmo você estará construindo para outras pessoas também. Esta pode, sim, ser uma ótima oportunidade para você começar a ganhar dinheiro na internet, como Josh Kaufman fez.

Crescimento pessoal

Claro que tudo isso não se aplica somente à aprendizagem de um tópico real. Você também pode tomar a abordagem um “novo campo” para outros tipos de atividades.

Blogs sobre fitness são frequentemente populares, por exemplo, quando você começar com o objetivo de perder ‘X’ quantidade de peso. Alguém que também está com excesso de peso, provavelmente, ficará mais tranquilo ao ler suas façanhas, em vez de ouvir o conselho de alguém que já está em boa forma.

Da mesma forma, você pode criar blogs sobre o crescimento pessoal. Por que não falar sobre como você fez para se tornar uma pessoa melhor? Ou mais confiante?

Por que não compartilhar com as pessoas como você fez para aumentar sua renda? Que programa seguiu para melhorar sua performance?

Isto é essencialmente o que ‘Art of Manliness’ ou ‘Nerd Fitness’ é – com um toque pessoal extra, claro.

Vá para onde está o dinheiro.

Vá para onde está o dinheiro.

Agora tudo isso é ótimo, mas em algum momento você ainda precisa pensar sobre o dinheiro. Como que na fase de criação de qualquer produto, é importante testar se há uma audiência lá fora antes de investir muito tempo e esforço para construir seu site e produzir conteúdo. Há pessoas gastando dinheiro no seu nicho de mercado?

É por isso que você precisa pensar sobre como você vai monetizar seu blog e se o nicho de mercado que você está pensando em escolher vai apoiar o modelo de negócio que você tem em mente.

Alguns nichos variam drasticamente em termos de rentabilidade, por isso esta é uma habilidade que você deve aprender logo no início. Tem dinheiro no seu nicho de mercado?

O que torna um nicho rentável?

Então, o que torna um nicho de mercado rentável? Para entender isso completamente, você precisa pensar sobre as opções disponíveis para monetização do seu blog.

Uma dessas opções é a publicidade: colocar anúncios do Google AdSense em seu blog. Esta é realmente a forma menos rentável de monetização, porque você estará enviando seus visitantes para longe de seu site sempre que clicarem em um anúncio, enquanto você ganha apenas centavos por cada clique.

Além do mais, você deve considerar que, se esses anunciantes estão dispostos a pagar pelo seu tráfego, eles devem ter uma maneira muito mais rentável e mais inteligente de ganhar mais dinheiro com os visitantes do seu blog do que você.

Como eles estão ganhando dinheiro com seu público?

Provavelmente, vendendo algo. Se eles estão vendendo algo, então eles serão capazes de gerar lucro com seus visitantes, enquanto ao mesmo tempo os mantém envolvidos com suas marcas.

Você deveria ter o objetivo de fazer isso a partir do seu blog, pelo menos eventualmente.

Você pode fazer isso criando um produto próprio – idealmente um “produto digital”, como um eBook – ou vendendo um produto que você não criou, como um afiliado. Claro que serviços também são uma opção.

Agora o que você tem que considerar é que alguns nichos se prestam a produtos que você pode vender muito mais facilmente do que outros. E isso terá impacto sobre a sua taxa de publicidade também – pense nisso. Se não há nada para os seus anunciantes vender em seu nicho, então eles não estarão dispostos a pagar muito para aparecer no seu site.

Assim, os nichos mais rentáveis ​​são definitivamente aqueles que têm muitas coisas para vender.

Isto é onde escolher um nicho como ‘Sonic the Hedgehog’ não é tão bom.

Afinal, Sonic the Hedgehog é uma marca registrada da SEGA. Isso significa que você não pode vender o seu próprio Sonic the Hedgehog e o melhor que você pode fazer é criar um ‘guia’ – o que não vai gerar uma tonelada de dinheiro.

Ao mesmo tempo, outros anunciantes não vão realmente querer anunciar em seu site também.

Você poderá obter anúncios do Google AdSense, mas eles podem não ser muito relevantes (eles provavelmente serão do tipo Amazon, ou de outros fabricantes de jogos).

Isso significa que eles não serão clicados muitas vezes. O que significa que você não vai ganhar muito dinheiro com eles.

Além do mais, porque eles não estarão vendendo quaisquer “itens de alto valor”, eles não serão capazes de pagar grandes quantidades por cliques.

Este é o tipo de coisa que você precisa pensar quando você está escolhendo seu nicho.

Claro que você ainda pode ganhar dinheiro com Sonic the Hedgehog ou outros sites de fãs, mas vai ser muito mais difícil em comparação com alguns outros nichos e você pode pensar para chegar a algum tipo de plano em primeiro lugar.

Alguns nichos de mercado de ganhos elevados a considerar

Uma das razões mais óbvias para que um nicho possa ser ganhos altos é que ele oferece uma forma de investimento para os clientes.

Então, digamos que você tem um blog sobre o investimento – isso é algo que as pessoas estarão dispostas a pagar para aprender, porque eles devem ser capazes de ganhar mais dinheiro com esse conhecimento do que gastaram para adquiri-lo.

A mesma coisa vale para algo como negócios (The Personal MBA).

As pessoas gastam milhares todos anos em cursos online para aprender ganhar dinheiro com blogs.

Por quê?

Porque na teoria eles vão ganhar esse dinheiro de volta em um curto espaço de tempo.

Outro tipo de nicho que é susceptível de ser muito rentável é qualquer nicho que promete mudar a vida dos seus espectadores de uma forma muito mensurável.

Aqui você quer pensar sobre sua “proposição de valor” ou como você está fazendo a vida das pessoas melhor.

É por isso que fitness é um nicho tão grande do ponto de vista da rentabilidade: as pessoas estão dispostas a gastar muito mais dinheiro em livros de fitness, ou equipamentos de treino, porque eles acreditam que eles vão lhes dá uma barriga chapada, construir bíceps fortes e tonificar seu corpo inteiro.

Isso, por sua vez, pode levar a que eles vivam mais tempo, serem mais confiantes, ter mais sorte com o sexo oposto, caberem melhor em roupas novas… e mais – para a maioria das pessoas esta é uma perspectiva altamente tentadora e elas ficaram mais do que felizes em gastar muito dinheiro nesses nichos.

Um exemplo semelhante disso é nicho de relacionamentos. Relacionamento é algo que muitos de nós estamos dispostos a pagar para melhorar nossos casamentos, nossas paqueras na balada, assim, se você escreve esses assuntos e ajuda as pessoas com suas dores, você pode ganhar muito dinheiro.

Claro que outras coisas são simplesmente desejáveis ​​e, neste caso, produtos de valor alto. Se você está vendendo itens com essa característica a partir do seu blog, você poderá ter bons lucros.

Então, se você está escrevendo sobre fitness ou sobre ganhar dinheiro ou sobre como conquistar uma mulher, você~e poder ganhar muito dinheiro com seus e-books. Se você escreve sobre carros esportivos … bem, então você tem o potencial de ganhar muito dinheiro com anúncios.

É também por isso que os blogs de viagens podem ganhar muito dinheiro – porque atraem agentes de viagens e sites como o Trivago ou a Expedia para publicidade.

Se seu nicho não é obviamente rentável, não tem uma proposta de valor tentadora, a promessa de investimento ou itens de alto bilhete, então você só precisa ficar um pouco mais criativo.

A criatividade pode beneficiar você de qualquer maneira.

Por exemplo, talvez o seu plano é ganhar dinheiro ajudando as pessoas a encontrar hotéis para ficar durante as férias, eu realmente não se você pode ganhar uma comissão com isso. Mas certamente, você pode ganhar dinheiro com Adsense.

Talvez seu plano é construir o site e, em seguida, estender para outra área. Ou talvez você quer apenas vender o local uma vez que alcançar uma determinada audiência.

Tudo o que você decidir, apenas certifique-se de que você pensou tudo isso antes de seguir em frente. Tudo começa com a escolha do nicho de mercado.

Rentabilidade e seu público-alvo

Outra coisa a se pensar aqui é o tipo de público para o qual você vai começar a escrever sobre um determinado assunto, ou o seu “demográfico” para usar a linguagem correta.

Demografia se refere a características de seu público alvo, coisas como idade, onde moram, onde trabalham.

Mesmo se o seu nicho é potencialmente rentável, você precisa considerar a possibilidade de que ele não pode ganhar tanto quanto deveria se o seu público não tem qualquer renda disponível.

Se você está escrevendo sobre jogos de computador, então há uma boa chance de seu demográfico ser um pouco mais jovem – pelo menos uma grande parte do seu público.

Isso significa que eles podem não ter tanto dinheiro para gastar como um público mais velho.

Isso também acontece de ser uma razão que o público ‘surfista prateado’ é tão popular no momento (pensionistas na web), como eles tendem a ter mais renda disponível para gastar.

Rentabilidade e Sites Evergreen

Outra coisa a pensar é se o nicho que você escolheu sempre vai ser rentável. O ponto que você precisa manter em mente é que algumas coisas serão apenas “modismos” e outros serão mais duradouras. Da mesma forma, alguns tópicos se prestarão mais ao ‘conteúdo evergreen’ – conteúdo mais durável.

Isso é algo que você precisa levar em conta com um site de fãs, por exemplo. Se o seu site de fãs é sobre algo novo que está atualmente no olho público – um filme recente ou um livro, por exemplo. Então você pode lutar para encontrar uma audiência, uma vez que o interesse particular cai em desuso.

Da mesma forma, mesmo se você está escrevendo sobre algo que tem uma base de fãs incondicional de longo tempo, você ainda pode achar difícil escrever ‘conteúdo evergreen’ que as pessoas podem ler em dez anos.

Vamos dizer, por exemplo, que você está criando um blog sobre Star Trek e você escreve um post em suas previsões para o terceiro filme que está prestes a sair. Ao fazê-lo, você instantaneamente data esse pedaço de conteúdo e se as pessoas encontrá-lo novamente em 10 anos, não vai ser relevante ou interessante para elas.

Os sites de notícias lutam com esse problema, assim como sites de tecnologia e muitos outros. Esta é outra vantagem de um blog sobre fitness – permanece evergreen à exceção das tendências que vêm e vão.

Note que ‘tendências’ e ‘modas’ também podem significar movimentos – como CrossFit ou como ‘Bikram Yoga’. Mesmo dietas como a dieta Paleo provavelmente vai cair em desuso.

Isso não quer dizer que você não pode potencialmente fazer um bom dinheiro em um período de modismo, se você quiser entrar rápido e sair. Melhor ainda, se você pode antecipar uma tendência ou moda a chegar, então você pode ganhar muito dinheiro antes de haver qualquer concorrência.

Infelizmente, nenhum nicho único ‘tem tudo’ e tudo o que você escolher, você estará fazendo alguns compromissos.

Aprimoramento de um determinado perfil demográfico.

Aprimoramento de um determinado perfil demográfico.

No último capítulo abordamos algumas ideias, as quais iremos analisar mais detalhadamente.

Especificamente, falamos sobre o fato de que alguns dados demográficos têm mais renda disponível do que outros e que algumas pessoas são mais propensas a gastar dinheiro em alguns perfis demográficos.

Pensar sobre o seu público é uma abordagem totalmente diferente para a sua seleção de nicho e pode ser uma maneira interessante de chegar a um tópico.

Reduzindo Seu Público

Se você optar por trabalhar em um grande nicho como fitness, você provavelmente vai lutar para se destacar e competir com os outros blogs. Já discutimos isso antes. Felizmente, porém, existem algumas maneiras que você pode ter o seu pedaço do bolo.

Uma opção é ter uma categoria ampla, mas direcionar seu blog para um nicho muito específico ou um nicho dentro do nicho – o micro nicho.

Por exemplo no nicho de fitness você pode criar um blog sobre fitness para os mais de cinquenta. Este é novamente muito semelhante ao já mencionado ‘Nerd Fitness‘.

Trabalhar bem em um pequeno público-alvo é uma ótima maneira de fazer o seu blog se destacar em um nicho lotado e cria algumas grandes oportunidades para seu marketing e para a promoção, porque agora você tem uma multidão específica que você pode recorrer e um número de maneiras que você pode alcançá-los.

Desta forma, você vai de ser um “peixe pequeno em um grande lago” para um “peixe grande em um pequeno lago”.

Que inclinação baseada na demografia você pode escolher a partir de então?

Aqui estão apenas algumas ideias por onde você pode começar:

  • Posicionamentos baseados na localização
  • Idade
  • Gênero
  • Doenças (fitness para diabéticos)
  • Interesses (fitness para a moda)
  • Carreiras
  • Sexualidade
  • Religião (blogs cristãos são muito populares)

E, claro, há muito mais. Então seja criativo!

Escolhendo sua audiência

Claro que qualquer nicho que você escolher vai afetar o tipo de público para o qual você vai acabar escrevendo.

Alguns tópicos atrairão naturalmente leitores mais velhos ou mais jovens, alguns apelarão a um gênero mais do que a outro … etc.

Esta é apenas mais uma razão que você precisa pensar com cuidado ao selecionar seu nicho. Como afirmado, nenhum nicho tem tudo isso – e um nicho altamente rentável não terá necessariamente o melhor demográfico.

Portanto, para fornecer a melhor orientação na seleção de seu nicho, vamos considerar o que faz um grande público-alvo.

Aqui estão algumas considerações:

  • Paixão e compromisso com o assunto (aqui é onde algo como uma equipe de futebol é ideal)
  • Tempo livre (o que significa que eles têm mais tempo livre para gastar em seu site)
  • Rendimento disponível (para que possam gastar mais dinheiro com os seus produtos)
  • Personalidade (você quer que eles sejam participantes amigáveis ​​em sua comunidade)
  • Impulsividade (ou, pelo menos, uma vontade de gastar dinheiro em produtos)

Então pergunte a si mesmo, que tipo de público atende a todos esses critérios?

Como mencionado, o “surfista de prata” é um particular demográfico muito popular no momento, principalmente porque eles têm um monte de tempo livre e renda disponível para gastar.

Isso significa que eles são mais propensos a gastar muito tempo em seu blog e gastar dinheiro com os produtos e serviços que você está oferecendo.

Um site que faz isso bem é o ‘News Writers’. Este é um site sobre o hobby da escrita, que agrada a um monte de mulheres mais velhas. Essas mulheres passam muito tempo no fórum e consome uma enorme quantidade de conteúdo gerado pelo usuário, que tem um grande potencial de ganhos.

Mas, novamente, surfistas de prata também não são o ideal muitos mescados.

Por exemplo, eles provavelmente estão em um relacionamento feliz, eles provavelmente estão aposentados e eles podem não ter o mesmo interesse em gastar dinheiro em novos computadores, feriados ou livros sobre fitness.

Portanto, considere todos os aspectos do público-alvo que você estará alcançando antes de finalizar seu nicho.

Seu nicho é rico em conteúdo?

Seu nicho é rico em conteúdo?

Claro que qualquer assunto vai ter algo para escrever, mas com certeza é mais fácil em algumas áreas do que em outras.

Idealmente você quer encontrar um tópico que ainda está ativo e que ainda está evoluindo.

Desta forma, haverá sempre coisas novas que você pode discutir. Porém, você quer novos tópicos que permanecerão sempre úteis.

Em alguns aspectos, isso faz fitness ou musculação menos do que ideal. Afinal, não muda muito no mundo do bem-estar e saúde ou fitness de um mês para o outro.

Flexões sempre irá trabalhar seus bíceps e abdominais sempre irá trabalhar seu abdômen. Há apenas tantas contagens regressivas de exercícios para cada parte do corpo que você pode escrever.

Assim como os Web site neste nicho de mercado superam essa limitação?

Um método é que eles olham para estudos e pesquisas sobre o tema para encontrar novas maneiras de treinar e novas sugestões.

Por exemplo, um estudo pode mostrar que exercícios mais intensos, porém, curtos podem ser melhor para você perder barriga do que uma hora de caminhada.

Isso pode ser novo artigo, melhor é que deve permanecer relevante enquanto os estudos subsequentes não revelarem uma nova informação.

Ainda assim, esta é uma área que vai envolver um monte de leitura para ficar atualizado e não é exatamente fácil.

Tecnologia, por outro lado, muita informação nova. E uma boa parte dessa informação não vai permanecer válida por muito tempo.

Esta é outra razão por que a aprendizagem de um novo assunto pode ser uma estratégia útil – desta forma você pode compartilhar o que você aprende enquanto você aprende.

É notícia, tanto quanto você está interessado e, na medida em que o seu público também quer aprender. Ao mesmo tempo, porém, enquanto o que você aprendeu foi preciso, isso ainda deve ser útil, mesmo quando alguém lê dez anos depois.

Certifique-se, que mesmo quando você sente que você é um especialista em seu nicho de mercado, você continua a aprender e continua absorvendo novas informações.

Este é outro cenário em que assuntos amplos são úteis. O blog ‘Art of Manliness‘, por exemplo, é um blog que cobre qualquer coisa que possa ser considerada ‘viril’.

Isso inclui trabalhar fora, aparando sua barba, apertar as mãos, fumar um charuto, beber uísque … existem literalmente centenas de diferentes tópicos disponíveis que estarão dentro deste nicho.

Mesmo se você não optar por algo tão amplo, considere dar ao seu nicho algo um pouco diferente, apenas para que você tenha conteúdo mais original.

Pesquisando seu nicho e chegando a novos tópicos

Uma vez que você escolheu seu nicho, é definitivamente uma habilidade encontrar novos tópicos para abordar e escrever novos artigos. Para fazer isso, você precisa ter certeza de ter tanto ‘input’ quanto possível.

Em outras palavras, quanto mais você continuar aprendendo sobre o assunto, mais informações você terá para recombinar e transformar em novos tópicos.

Existem muitas formas de você se manter sempre aprendendo – recebendo novos inputs.

Alguns bons exemplos incluem:

  • Outros sites
  • Revistas
  • Livros
  • Podcasts
  • Youtube

Não basta seguir a fórmula exata de posts em outras mídias. Se você fizer isso, o seu não será original. Em vez disso, pense em maneiras que você pode aprender com a natureza do artigo, ao invés de copiar os detalhes.

Se você gosta da maneira como um artigo combina dois tópicos, você pode pensar sobre como você pode fazer a combinação de dois temas diferentes.

Ou se o artigo tem uma estrutura única, como aplicar essa estrutura em outra coisa?

Você também pode ler sobre coisas que não estão relacionadas com o seu nicho em tudo, ou que estão vagamente relacionados. Isto pode lhe dar ideias que você pode então aplicar a seu próprio tópico, ou pode fornecer mais oportunidades de combinar tópicos e mostrar algo novo.

Quanto mais você lê, melhor será a sua capacidade de escrita e mais ideias você terá para escrever. Isso é simples!

Outra dica é manter os olhos abertos para novos tópicos e fazer mais pesquisas para descobrir novas ideias.

Assim, por exemplo, se você está lendo sobre nutrição você pode ver menção de um determinado aminoácido, ou um nutriente particular. Se você não ouviu falar dele antes, então talvez você poderia pesquisar sobre isso.

Talvez ele tenha algumas propriedades únicas que muitas pessoas não conhecem. Talvez ele pode ser encontrado em um determinado item alimentar. Então você poderia compartilhar com seu público uma receita em torno disso.

Às vezes novas ideias vêm apenas quando você faz uma pergunta. Por que nós espirramos? Por que algumas pessoas ganham mais dinheiro? Faça sua própria pesquisa e siga sua própria inquisição. Se você está pensando a respeito, outras pessoas podem estar também.

Finalmente, não tenha medo de ir direto para a fonte de notícias de última hora. Vá para exposições em seu nicho, assista os jogos ao vivo se você está escrevendo sobre esportes, verifique as patentes se você está escrevendo sobre tecnologia…

Ou que tal olhar para sites de imprensa para ver notícias diretamente de grandes empresas?

Seu nicho é digno de cliques?

Seu nicho é digno de cliques?

Já perguntamos se você será capaz de obter pagamentos elevados de nichos específicos e se ou não haverá muitos anunciantes que operam em seu nicho.

Mas outra pergunta a fazer aqui é se o mercado em que você está trabalhando é fácil de receber cliques.

Em outras palavras, é provável que receba muitos cliques, resultando em pagamentos desses anunciantes?

Novamente, você estará olhando para muitos dos mesmos fatores para responder a esta pergunta.

Os tópicos que mais recebem cliques provavelmente serão aqueles que têm uma clara “proposta de valor” ou que têm potencial para ajudar seus visitantes a ganhar dinheiro. No entanto, esta não é uma exigência rigorosa.

Curiosamente, os nichos que são mais populares online são aqueles que têm a maioria dos anúncios – e que, por sua vez, se torna ainda mais popular.

Assim, todos os grandes nichos comuns, como fitness, namoro, ganhar dinheiro online, etc todos têm um monte de oportunidades para ganhar dinheiro com o AdSense.

Mas nós vimos que a criação de um blog nesses nichos também tem suas desvantagens. Então, qual é a resposta?

Uma opção é criar um nicho combinado como discutimos anteriormente. Da mesma forma você pode fazer posts que combinam mais de um tópico.

Por exemplo, se você fosse fazer um blog sobre artes marciais (potencial de clique relativamente baixo) você poderia escrever posts sobre fitness (maior potencial de cliques).

Por outro lado, você pode fazer um blog sobre fitness para empresários e você poderia ter anúncios de ambas as categorias, aumentando seu potencial de cliques.

Pesquisando o Mercado

Como você sabe com certeza que seu nicho é potencialmente rentável com lotes de anúncios dignos de cliques disponíveis?

Uma maneira é simplesmente fazer alguma pesquisa de mercado antes de mergulhar de cabeça.

E a melhor maneira de fazer isso é muitas vezes olhar para a concorrência.

Quando você está navegando em outros sites, quais parecem ter a melhor qualidade e quantidade de anúncios relevantes? Quais nichos estão sendo discutidos como opções lucrativas nos Fóruns e em outros blogs?

Outra coisa a se pensar quando você está olhando para o AdSense são as palavras-chave. Se você usar a ferramenta de palavras-chave do Google, você poderá ver quais termos de pesquisa são os mais populares e quais são os que têm mais anunciantes no Google AdWords (publicidade direta no Google, em oposição a outros sites).

Embora nem sempre siga, esta é geralmente uma boa indicação de que um nicho pode ser rentável e ter muitos anunciantes nele.

Isso importa?

Já discutimos anteriormente que os anúncios do Google realmente não são a maneira mais rentável de gerar receita com um site. Então, por que isso importa?

Bem, em primeiro lugar, vale a pena dar-se tantas opções quanto possível, em vez de limitar suas opções de ganhos.

Lembre-se também que o AdSense é incrivelmente rápido e simples de configurar, o que significa que você pode ter um blog que está ganhando dinheiro em semanas desta forma, supondo que você obtenha o tráfego suficiente.

Mais importante ainda, a capacidade de clique de um nicho é um indicador muito bom que há dinheiro a ser feito lá e que vale a pena o seu tempo de trabalho nesta área.

Potencial para Promoção de Produtos como Afiliado.

Potencial para Promoção de Produtos como Afiliado.

Se você não vai confiar em anúncios, então que outras opções você tem para monetização?

Uma das opções mais rentáveis ​​e mais fácil de entrar é o marketing de afiliados.

O marketing de afiliados, como você provavelmente sabe, significa vender produtos de outras pessoas em troca de uma generosa comissão.

Por exemplo, se alguém criou um eBook ou um curso online, você poderia então promover esse produto usando um link e receber uma percentagem do lucro cada vez que alguém comprar através de sua recomendação.

Às vezes esta percentagem pode ser de até 70% do preço do produto. Sendo que é mais comum os produtores pagarem 50%.

Como os produtores podem pagar tanto?

Simples: eles querem sua ajuda para promover o produto e qualquer coisa que você possa ajudá-los a vender vai ser um extra em cima do que eles teriam conseguido por conta própria.

Em outras palavras, mesmo se eles só recebem 10%, ainda seria 10% mais do que eles iriam ganhar sem a sua ajuda.

Eles estão dispostos a oferecer uma alta percentagem porque isso irá incentivar as pessoas a promover seus produtos e dessa forma eles alavancam suas vendas.

A grande coisa sobre produtos digitais, como eBooks, é que eles têm zero despesas gerais – eles não exigem qualquer material para criar, eles não precisam de armazenamento e a entrega é gratuita.

Vender produtos digitais como um afiliado é uma maneira brilhante de ganhar dinheiro na internet. Você recebe uma grande parte do dinheiro para vender algo que você não tem que fazer.

Isso significa que você não precisa perder tempo criando um produto que pode não vender. Quando você escolhe um produto para vender como afiliado você pode garantir que você escolhe algo que já foi mostrado para o público e vende bem.

E você não precisa gastar dinheiro com terceirização e não precisa ter uma habilidade técnica para criar seu próprio produto. É um modelo de negócio totalmente livre de risco, com zero despesas gerais e nenhuma habilidade exigida.

Encontrando produtos em seu nicho para promover como afiliado

Assim, a questão então se torna, quais nichos são melhores para vender um produto digital como um afiliado?

Se você considerar que os produtos digitais são principalmente produtos de informação, isso significa que você precisa escolher uma área onde a informação é um prêmio.

Em outras palavras, você precisa de um assunto onde as pessoas estejam muito ansiosas para aprender e paguem por essa informação.

Isto joga fora um número de nichos diferentes. Por exemplo, joga fora o nicho de ‘fãs’, vendo que a maioria das pessoas provavelmente não estariam dispostas a pagar muito para ouvir sua opinião sobre um novo filme ou quadrinhos.

Da mesma forma, você pode querer ficar fora de nichos menores, ou nichos onde muita informação está disponível livremente.

Novamente, os jogadores pesados ​​são coisas como fitness, negócios, namoro e outras áreas onde você pode ensinar alguém uma habilidade que irá melhorar suas vidas de forma profunda.

Pergunte a si mesmo: se você tivesse que criar um pedaço de texto que iria promover e vender um livro neste nicho, como você iria fazer isso soar como algo que as pessoas teriam que comprar?

Se for um livro de fitness, você pode começar com algo parecido com isto:

Ei você! Você está cansado de programas de treinamento que não funcionam? Você está cansado de se sentir CANSADO, FLÁCIDO e POUCO ATRAENTE? E se eu dissesse que há uma maneira de conseguir uma sensação mais revigorada, braços fortes e se sentir muito mais atraente em apenas 5 SEMANAS?

Da mesma forma, se você estivesse tentando vender um e-book sobre como ganhar dinheiro, você pode começar com algo como:

Se você tem sonhado em escapar da corrida dos ratos e, finalmente, ganhar o tipo de dinheiro que você sente que merece, então continue lendo. Há uma maneira que qualquer um pode ganhar dinheiro online e é surpreendentemente simples. Agora, este não é um esquema “fique rico rápido”, é apenas um modelo de negócios inteligente que acontece ao redor do mundo.

Parece bom, certo? Todos nós queremos músculos definidos, queremos ser mais saudáveis e todos nós queremos ganhar mais dinheiro e por isso estas coisas são fáceis de gerar uma “proposta de valor”. Por isso são fáceis de vender.

Por outro lado, se você tem um livro sobre Neurociência, você pode achar que este é um tema que é um pouco mais difícil de vender seus produtos. Então, um teste para ver se o seu nicho é bom para o marketing de afiliados é apenas pensar: como seria se você fosse lançar um livro neste assunto?

Se você não consegue pensar em um forte produto de entrada, então talvez você deva procurar em outro lugar.

Habilidades e Passatempos

Note que há outra maneira de fazer um eBook, que é vender algo que um grupo selecionado vai precisar. Por exemplo, se acontecer de você saber como administrar um restaurante, então você pode encontrar um eBook sobre isso e apresentá-lo para chefs que querem criar o seu próprio negócio.

Se você pode encontrar um livro sobre iluminação de palco, haverá um monte de pessoas lá fora, que potencialmente estariam interessados em comprar?

Lembre-se novamente de todas as coisas que falamos sobre o que faz um grande nicho de mercado. Têm renda disponível nesse nicho?

Eles são susceptíveis de gastar muito tempo online para ler eBooks?

Isso é algo que vale a pena pesquisar.

Claro que se você escolher um nicho menor como este, então você tem um público potencial menor – mas você também tem mais oportunidades de marketing e menos concorrência.

Outro desafio como afiliado vai ser encontrar produtos para vender. Se você quiser ir nesta rota, então você pode querer considerar a criação de seu próprio produto. Vamos ver isso no último capítulo, então continue lendo.

Enquanto isso, você pode obter o melhor dos dois mundos, encontrando uma maneira de introduzir um micro nicho para produtos de um nicho mais amplo.

Às vezes é uma questão de encontrar um grupo com rotas fáceis para o mercado e, em seguida, convencê-los de que eles precisam de algo que talvez não percebem.

Por exemplo, você pode levar esse e-Book de Neurociência e você pode apresentá-lo a um grupo interessado em “autoajuda”. Da mesma forma, você pode levar um livro de fitness e apresentá-lo aos blogueiros.

Grandes plataformas de afiliados

Outra maneira de saber se um nicho funciona para vender de produtos digitais como afiliado, é pesquisar o que está atualmente em oferta e olhar para as grandes redes de afiliados.

Se você encontrar um nicho que tem um monte de produtos disponíveis, então você será capaz de escolher os melhores que você acha que vai vender mais facilmente e você será capaz de manter um fluxo constante de novos produtos.

Mantenha em mente que você não apenas quer vender a cada um de seus visitantes uma única vez.

Você deverá criar uma lista grande de e-mails, de modo que você possa se comunicar com eles e mostrar ofertas de produtos novos em uma base regular. Ou você pode vender produtos de recorrência.

Isso também significa que você precisa escolher os melhores produtos que você pode encontrar para garantir que você mantenha essa confiança.

As plataformas de produtos para afiliados mais populares são:

Hotmart (https://www.hotmart.com/pt/)

Esta é uma das mais antigas e maiores plataformas de afiliados no Brasil. Você vai encontrar uma gama enorme de produtos nesta plataforma.

Eduzz (http://www.eduzz.com/)

A Eduzz é uma das redes de afiliados mais populares atualmente. Tem muitos produtos que você pode promover como afiliado ganhando comissões muito interessantes.

Monetizze (https://www.monetizze.com.br/)

A Monetizze é a mais nova das três, mas já tem muitos produtos nessa plataforma. Vale a pena dá uma olhada lá (muito aqui está no nicho de ‘ganhar dinheiro’).

Dê uma olhada em todas essas três plataformas de produtos digitais para afiliados e navegue por cada nicho.

Pense em termos de lucros tangíveis como afiliado.

Pense em termos de lucros tangíveis como afiliado.

Enquanto os produtos digitais têm um monte de benefícios, objetos físicos ou ‘tangíveis’ também têm suas vantagens. Isto é particularmente verdadeiro para a demografia particular que ainda não estão acostumados a gastar dinheiro em coisas que não podem fisicamente segurar em suas mãos.

As audiências mais velhas e o público menos experiente em tecnologia serão muito mais propensos a comprar coisas que conseguem manter, assim como os que estão menos inclinados a ler ou aprender (que a maioria dos produtos digitais giram em torno).

Os nichos que apelam para esses tipos de visitantes, também se prestam mais para a venda de produtos reais. O mesmo se aplica aos nichos que estão diretamente relacionados com determinados produtos ou ferramentas.

Quando se trata de venda de produtos físicos online como afiliado, um site em particular, provavelmente, vem à mente: Amazon.

A Amazon tem um ótimo sistema de afiliados que lhe permite vender qualquer coisa que você pode encontrar no site – a única ressalva é que sua comissão será muito menor do que seria vendendo produtos na plataforma da hotmart, por exemplo.

Ao pensar sobre o seu nicho, pense sobre se você poderia ou não vender produtos físicos. Esta é uma ótima maneira de rentabilizar o nicho de ‘fãs’, por exemplo. Você pode vender mercadoria relacionada como CDs, DVDs, camisetas…

Quando você usa esta estratégia você transforma essencialmente seu blog ou Web site em uma “loja” da mesma maneira que uma loja da sua cidade.

Isso significa que você pode vender qualquer coisa que você pode vender no mundo real.

Tenha em mente também que você não tem que ficar puramente em um nicho, como com lojas reais. Você pode facilmente vender vários produtos diferentes que não estão diretamente relacionados uns aos outros.

Há espaço para você lançar seus próprios produtos?

Há espaço para você lançar seus próprios produtos?

Venda de produtos como afiliado, físicos ou digitais, é uma maneira muito boa para começar rapidamente a ganhar dinheiro através da internet sem a necessidade de criar algo você mesmo.

No entanto, se você está procurando a opção de rentabilização mais rentável disponível, então criar seu próprio produto é de longe a melhor opção.

Desta forma, você não vai apenas manter uma porcentagem do lucro, mas 100% desse lucro.

Além do mais, com seu próprio produto, você será capaz de manter seus visitantes totalmente envolvidos com sua marca e você será capaz de encontrar outros afiliados para ajudar a trazer mais tráfego para você, em vez de fazer isso para outra pessoa.

Criar um produto não tem de ser tão difícil como você pensa. Não há nada para impedi-lo. Você pode simplesmente terceirizar todo o processo. Se você quiser criar um eBook, você pode apenas pagar um escritor em um site freela.

Deseja vender um aplicativo? Contrate um programador de um site como UpWork.

Claro que se você pode escrever ou programar, então você sempre pode criar seu próprio produto. Você pode até querer obter algo realmente ambicioso e criar um produto tangível, talvez usando a impressão 3D!

O que quer que você decida, criar seu próprio produto ou linha de produtos é um ponto final grande a ter na mente quando você está criando seu blog e gerindo seu modelo de negócio.

Desde o início, é uma boa ideia garantir que há espaço em seu nicho para um novo produto antes de começar.

Considere se há espaço para o seu produto

Então, como você decide se o nicho que você está considerando é um nicho de mercado no qual você poderia criar produtos?

Isso basicamente se resume a fazer pesquisa de mercado, assim como você faria como qualquer fabricante de produtos. Por sua vez, isso significa perguntar se há uma audiência para o que você está pensando em vender e se há potencialmente muita concorrência.

Em palavras simples: Tem dinheiro lá fora?

Um exemplo de um nicho onde há uma enorme audiência seria novamente um nicho de mercado com uma óbvia proposição de valor.

Novamente, fitness, ou negócios oferecem muitas oportunidades para vender informações sob a forma de cursos, eBooks ou ‘relatórios’.

Ao mesmo tempo, porém, esta é também uma área com um monte de concorrência – você só tem que olhar no Facebook para ver inúmeros anúncios de eBooks sobre fitness ou como ganhar dinheiro online.

A pergunta que você tem que fazer aqui, é se você pode competir e se você pode oferecer algo novo. Se não, pode ser melhor você vender produtos como um afiliado.

Dito isso, é importante ser otimista e perceber que com o produto certo, é mais do que possível competir, mesmo em um mercado lotado – você só precisa fazer algo novo e sua fatia do bolo.

Você também pode usar a mesma abordagem que usamos anteriormente para encontrar nichos menores dentro de mercados maiores. Em vez de fazer um eBook de fitness, você poderia fazer um eBook de fitness para uma determinada faixa etária ou grupo social.

Para pesquisar o que está atualmente disponível em seu nicho e para obter ideias, você pode novamente procurar plataformas de afiliadas para ver os produtos mais vendidos, ou você pode apenas olhar para os outros sites em seu nicho.

Como eles estão monetizando?

O que está funcionando e o que não está funcionando?

Que truques perderam?

Produtos para Nichos menores

Por outro lado, você tem nichos menores, por exemplo, aqueles que mencionamos anteriormente que correspondem a carreiras específicas ou habilidades.

Por exemplo, se você queria criar um produto para profissionais de iluminação de palco, então este pode ser um nicho único para preencher.

Neste cenário, criar um produto exclusivo é perfeito – você encontrou seu nicho particular, então tudo você precisa é criar algo que você pode vender para eles.

Isso novamente permite você se concentrar em seus pontos fortes e sua experiência pessoal e assim você pode realmente fornecer valor.

Sempre que você criar seu próprio produto, você estará tomando algum risco. Você estará investindo muito tempo, dinheiro ou ambos em criar algo novo que você não tem nenhuma garantia que venderá.

O pior cenário é que você gasta todo seu tempo criando algo novo apenas para descobrir que o público não está lá, ou seu produto não vai vender. Isso é um risco ainda maior se você está selecionando o nicho para o seu blog inteiramente com base em que este novo produto vai vender.

Antes de selecionar o seu nicho sobre esta base, considere tentar algo chamado “verificar o produto”.

Validando seu produto

Para evitar uma situação em que você está colocando todos os seus ovos em uma única cesta antes de ter qualquer garantia de que você apostou em um cavalo vencedor, você pode usar um processo chamado “validação” para garantir que há mercado pagador para o seu produto.

Essencialmente, tudo o que você vai fazer é executar um treino de prática como se você estivesse vendendo seu produto e, em seguida, ver quantas vendas imaginárias você pode acumular.

Se o número for alto, você pode ir em frente e investir tempo, dinheiro e energia na criação do produto.

Se não? Então você você pode começar a pensar em nichos e produtos alternativos.

Basta criar uma página de destino, promovendo o seu produto e descrevendo-o como se fosse real. Na parte inferior, explique o preço (isso é importante para ter uma ideia verdadeira de como a demanda do seu produto é) e, em seguida, adicione o botão ‘comprar agora’.

Somente, em vez de tomar o dinheiro de seus clientes, o botão de compra agora irá levá-los para uma página ’em breve’, onde você vai dizer que seu produto ainda não está pronto.

Apenas um aviso: este método pode deixar alguns clientes chateados, mas você está simplesmente economizando muito tempo e dinheiro para que você saiba com certeza que é algo que seu público quer.

Você vai adicionar um pequeno script para contar quantos visitantes únicos clicam em comprar, ao fazê-lo, você terá uma boa ideia de quantas pessoas teriam feito uma compra se você realmente tivesse vendendo algo.

Esta é uma ótima estratégia porque permite ver quantos produtos você pode potencialmente vender antes de criar qualquer coisa.

Se 10% de seus visitantes chegarem na página “em breve”, então você sabe que você tem um vencedor em suas mãos e vale a pena ir em frente com a criação do produto.

Por outro lado, porém, se ninguém vai na página “em breve”, você pode voltar para a prancheta.

Esta estratégia funciona ainda melhor se você coletar e-mails, ou se você deixar as pessoas fecharem uma ‘pré-encomenda’.

Desta forma, você pode até mesmo começar a ganhar dinheiro antes de criar o seu blog, removendo completamente qualquer possibilidade de não funcionar.

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave para encontrar nichos de mercado quentes.

Existem atalhos para encontrar nichos de mercado rentáveis. Uma das maneiras mais comuns é usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave.

Aqui estão algumas ferramentas recomendadas:

LongTail Pro: http://www.longtailpro.com/

LongTail Pro é uma das ferramentas pagas mais úteis para encontrar palavras-chave que você pode segmentar.

Eles oferecem um teste gratuito, então você pode dá uma olhada lá e ver se serve para você.

SpyFu: http://www.spyfu.com/

Um recurso e uma ferramenta para encontrar keywords rentáveis.

Planejador de palavras-chave do Google: https://adwords.google.com/KeywordPlanner

Por que não usar a ferramenta de pesquisa de palavras-chave do próprio mecanismo de pesquisa?

Ferramentas da palavra-chave de SEOBook: http://tools.seobook.com/keyword-tools/

Confira a gama de SEOBook de ferramentas de palavras-chave e recomendações.

Conclusão

Você deve ter aprendido praticamente tudo o que você precisa considerar ao escolher um nicho para o seu blog e espero que você também agora perceba o quão grande é um negócio e por isso é tão importante escolher corretamente seu nicho de mercado.

Se você costumava pensar que ‘nicho’ apenas significa fitness, namoro ou ganhar dinheiro, então espero que agora você vai ver que esta era uma visão muito estreita do que o termo poderia significar.

Espero que você também tenha visto que se errar ao escolher o nicho do seu blog fica muito mais difícil começar a ganhar dinheiro rapidamente.

Você deve escolher um nicho que lhe dará acesso ao demográfico, você deve escolher um nicho que você acha fascinante e você deve estar criando variações exclusivas sobre temas populares, a fim de se destacar com sua própria marca.

Quando você fizer isso você vai achar que é muito mais fácil começar a ganhar dinheiro rapidamente, introduzindo bons produtos para uma audiência que de outra forma não teria encontrado.

Algumas estratégias que você pode tirar diretamente deste material incluem:

Criar um blog focado em um pequeno aspecto de um tópico maior – como fitness para as pessoas com mais de 50 anos;

Criação de um site de fãs para um programa de TV, jogo de computador ou qualquer outra coisa, promovendo-o em mídias sociais e vendendo mercadoria tangível como um afiliado;

Criar um blog totalmente novo, combinando coisas que você acha interessante, junto com uma marca legal;

Aprender um novo assunto e escrever sobre ele enquanto aprende. Vender um eBook que ensina a habilidade específica ou carreira que você está aprendendo;

Melhor ainda, você pode usar as habilidades que você aprendeu para vir acima com seu próprio nicho original e um novo modelo de negócio. Agora você deve ser capaz de:

Reconhecer ideias novas para novos nichos;

Identificar os nichos com maior potencial para a criação de novos conteúdos;

Encontrar nichos que proporcionam um apelo alargado sem enfrentar demasiada concorrência;

Veja quais nichos são os mais rentáveis ​​em termos de publicidade;

Compreender quando um nicho é adequado para um modelo de monetização específico;

Testar a viabilidade de um produto dentro de um determinado nicho antes de prosseguir com a criação do produto;

E muito mais…

Mais importante ainda, você deve reconhecer que escolher o seu nicho de mercado também significa escolher o seu público e seu modelo de negócio.

Não tropece cegamente em um tópico onde você acha que há mais dinheiro. Em vez disso pense sobre como você vai ganhar dinheiro e o que você tem para oferecer e, em seguida, criar um plano de negócios concreto dentro dessa área.

Se você seguir este guia, pode honestamente ser um processo rápido e fácil para conquistar o seu mercado e começar a fazer um bom dinheiro.

Boa sorte!

IMPORTANTE: Para ajudá-lo a andar mais rápido no processo de criação de um negócio online de sucesso, eu recomendo que você acesse agora o Fantástico Treinamento Fórmula Negócio Online.

Sobre o autor | Website

Olá, meu nome é Valderlei de Jesus, proprietário e administrador do blog. Sou autor do livro digital VOCÊ PODE SER RICO e também do livro A Filosofia do Sucesso, também digital. Sou o criador do blog Viver Com Prosperidade, o melhor blog de desenvolvimento pessoal do Brasil, com mais de 20.000 assinantes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

  1. Muito bom, acho que o nicho de apostas, assim como gastronomia, é ideal para quem está começando, já que é praticamente impossível começar com beleza, saúde e emagrecimento. Obrigada.