Resumo do livro Procrastinação Killer!

Resumo do livro Procrastinação Killer!

Todos nós procrastinamos! O que você precisa é de um conjunto de estratégias comprovadas e compreensão deste hábito, a fim de disparar sua produtividade para o próximo nível, em um momento.

Esta lista de verificação irá ajudá-lo através das etapas e estratégias simplificadas  para matar a procrastinação, finalmente!

Capítulo 1: A ciência por trás da procrastinação.

A ciência por trás da procrastinação.

A ciência por trás da procrastinação.

As pessoas sempre dirão como a procrastinação é ruim, antes de realmente perceber por que isso acontece. É uma abordagem natural que as pessoas quase sempre confiam em deixar as coisas para o último minuto.

Trata-se de como eles continuamente concordam em assumir outra tarefa antes de terminar a tarefa anterior. Não se trata de responsabilidade e se a pessoa pode realizar a tarefa ou não. Trata-se de querer assumir um desafio e terminar mais tarefas do que a pessoa ao lado deles.

Este é um cenário comum, especialmente no local de trabalho, onde os funcionários vão competir para manter seus empregos.

Às vezes, a única maneira de fazer isso é assumir mais atribuições e terminá-las mais rapidamente. Quer sejam entregues no último minuto ou não, eles assumem mais tarefas apenas para impressionar seus gerentes.

As pessoas questionam-se sempre sobre empurrar uma atribuição para outro dia ou mesmo outra semana.

Às vezes, uma tarefa deve ser concluída, porém, continuamente será empurrada para o dia seguinte, simplesmente, porque as pessoas continuam mudando seu foco ao longo do dia.

O cérebro de um procrastinador

Isso acontece porque ocorre uma batalha no cérebro entre o sistema límbico e o córtex pré-frontal.

O sistema límbico controla a quantidade de prazer e relaxamento que uma pessoa vai naturalmente sentir.

O córtex pré-frontal controla a quantidade de planejamento que a mente deve passar.

Simplificando, quando uma pessoa escolhe repelir uma tarefa por uma hora ou um dia, o sistema límbico está tomando o controle sobre o córtex pré-frontal.

Esta situação acontece frequentemente com as pessoas com o ciclo constante de esperar até o último minuto para terminar suas tarefas.

A razão pela qual o sistema límbico continua a ficar mais no controle e dominar o córtex pré-frontal é porque é uma das partes mais velhas e mais dominante do cérebro.

Este sistema automaticamente percorre o processo de reforçar-se mais frequentemente do que qualquer outra parte do cérebro. É um dos primeiros sistemas que se desenvolvem dentro do cérebro, responsável por manter uma pessoa longe de realizar ações desagradáveis.

Por exemplo, quando uma criança olha para uma chama, ela pode ficar curiosa e querer tocá-la. O sistema límbico diz ao seu cérebro para não tocar a chama porque vai machucá-lo.

Este sistema não se concentra no dano que seria infligido, mas na quantidade de dor que seria sentida.

Comparado ao sistema límbico, o córtex pré-frontal é desenvolvido numa fase posterior. Na ciência, este sistema é também conhecido por ser uma das partes mais fracas do cérebro.

A principal característica desta parte do cérebro é que ela passa por estímulo de um processo automático.

As pessoas pensam que os pensamentos se desenvolvem automaticamente no córtex pré-frontal, mas é exatamente o oposto. Ele fica logo atrás da testa e tem que ser posto para funcionar para que ele funcione.

No momento em que uma pessoa se senta para trabalhar em uma tarefa que consome tempo, ela está dizendo ao seu cérebro para continuar trabalhando na tarefa, em vez de se demorar.

Esta é uma coisa difícil de fazer, especialmente quando o sistema límbico continua a subornar o cérebro para relaxar naquele momento.

Embora relaxar um pouco possa soar bem, o córtex pré-frontal entende que a tarefa deve ser concluída em um certo tempo e se não for concluída nesse tempo, a pessoa passará por uma certa punição que vai tornar a vida menos relaxada.

Quanto mais próxima a data de conclusão de uma atribuição, mais rapidamente essas duas partes do cérebro vão negociar para entender qual ação deve ser tomada.

Por que procrastinamos?

A verdade é que a ação que leva a mais relaxamento tende a ganhar cada vez. Quanto mais próxima uma pessoa se aproxima de uma data de vencimento, mais ela começa a entrar em pânico desde que ela sente que não pode relaxar tanto.

No momento em que sentimos isso, é mais fácil manter o córtex pré-frontal comprometido.

É mais fácil concluir nossas tarefas, uma vez compreendido que haverá mais dor quanto mais a pessoa espera.

Esta é uma das poucas vezes em que ambos os lados vão dar vitória ao cérebro.

O córtex pré-frontal chega a completar a tarefa enquanto o sistema límbico sente menos dor.

Outra razão pela qual uma pessoa procrastina é porque sente uma certa pressa. Ela espera por uma tarefa a ser concluída.

Ela é capaz de assumir o desafio de terminar tudo no último minuto e se sente recompensado por fazê-lo. É tudo sobre a ideia de chegar muito perto, mas ainda ser vitorioso no final.

Quando uma pessoa espera até o último minuto para terminar uma tarefa, ela vê um desafio e sente o que acha que é uma corrida de adrenalina.

O que ela está realmente sentindo é uma pequena dose de dopamina movendo-se rapidamente através do cérebro.

É um bom sentimento que vem com a expectativa de obter uma recompensa toda vez que uma tarefa é concluída.

Este impulso dá razão suficiente para que uma pessoa continue voltando à ideia de esperar o máximo que puder antes de completar qualquer tipo de tarefa.

A luta interna para ter suas tarefas concluídas

Uma vez que a hormona dopamina continua a correr através do cérebro durante estas situações, faz com que uma pessoa perca sua sensação de controle. Ela começa a formar uma batalha dentro de si mesmo para ver o quanto de autocontrole que ele realmente tem.

Enquanto ela sabe que uma tarefa de ser concluída em breve, ela também sabe que a intensa sensação de esperar até o último minuto está apenas ao virar da esquina.

Ela poderia optar por terminar a tarefa antes do tempo para ganhar mais tempo para relaxar mais tarde, ou poderia escolher relaxar primeiro e empurrar a atribuição para frente e desafiar-se para terminar a atribuição no último minuto.

Ter autocontrole significa que o córtex pré-frontal e o sistema límbico estão igualmente funcionando. Não há limites para tentar cruzar e ter uma vitória sobre a outra parte.

Em vez disso, eles parecem trabalhar juntos para garantir a maior quantidade de eficiência dentro de uma pessoa.

Enquanto uma pessoa está no controle de sua mente e o que ele está fazendo no momento, sua reação aos hormônios é bastante difícil de superar.

É tudo sobre os sentimentos que preferem ser sentidos – a vitória no último momento para sentir a corrida da dopamina na mente ou uma sensação calmante de estar à frente para fortalecer o córtex pré-frontal.

Enquanto a dopamina é o principal fator que contribui para as razões por trás da procrastinação, a adrenalina ainda pode existir nesta situação.

A parte do cérebro que produz adrenalina é chamada de amígdala. Ela está associada a uma reação emocional automática que é acionada sempre que surge uma situação difícil para a mente processar.

Isso acontece quando uma situação está fora das fronteiras da vida cotidiana.

Por exemplo, uma pessoa pode andar ou dirigir para chegar aos lugares onde ela precisa ir. Um dia, ela pode acabar atrasada quando normalmente está sempre na hora certa.

Isso faz com que ela entre em pânico e se tornar oprimida. Ela não saberá o que fazer, não pensando claramente, como resultado.

A resposta “Lutar-ou-Fugir”

Neste momento, o cérebro avalia a escolha usando a resposta “luta-ou-fuga”. Quando se trata de escolher entre fazer uma tarefa ou não, a resposta de luta na amígdala escolheria fazer a tarefa naquele momento.

A resposta de fuga iria empurrar a tarefa para outro dia, e mais uma vez, em vez de fazer o que precisa ser feito, o cérebro opta por procrastinar.

Geralmente, a amígdala não escolhe um lado sobre o outro, ao contrário do sistema límbico que sempre escolhe o relaxamento. A amígdala escolhe o lado que permite que a pessoa tenha a maior quantidade de segurança.

Por exemplo, se uma pessoa precisa de mais sono, a amígdala vai escolher para a pessoa ter mais descanso em vez de fazer o trabalho que precisa ser feito.

Trata-se de concentrar-se na cura do corpo, em vez de se concentrar nas tarefas do dia ou da semana.

Em geral, o cérebro está em uma batalha constante entre qual lado escolher.

Ele continuará a avaliar as diferentes variáveis para descobrir se vai procrastinar ou não.

O cérebro continuará a implorar por hormônios toda vez que uma pessoa optar por procrastinar, e ele vai encontrar mais razões para assumir mais atribuições para continuar a sentir a pressa de um desafio.

Mesmo que pareça bom esperar até o último minuto para alcançar o sucesso, a melhor maneira de fortalecer o córtex pré-frontal é praticar afastando-se dos hábitos de procrastinação.

Capítulo 2: Como a procrastinação pode destruir sua vida.

Como a procrastinação pode destruir sua vida.

Como a procrastinação pode destruir sua vida.

O Mecanismo de “Escape” do Cérebro

Mesmo que muitas coisas possam ser feitas ao longo da semana, o cérebro vai continuar a escolher o relaxamento para garantir que o corpo esteja bem descansado e que haja mais dopamina no sistema no final.

Uma vez que a mente não vai sempre escolher a melhor rota para seguir, a procrastinação pode ser uma coisa muito ruim para se confiar, uma vez que pode prejudicar seu estilo de vida profundamente.

As 4 razões que a procrastinação pode ser devastadora para a vida de uma pessoa.

  1. Faz com que você gerencie mal o seu tempo;
  2. Você pode perder certas oportunidades em sua vida;
  3. Arruína seus objetivos e oportunidades;
  4. Fará com que você tenha uma menor autoestima.

Capítulo 3: Gerencie seu tempo, gerencie sua vida.

Gerencie seu tempo, gerencie sua vida

Gerencie seu tempo, gerencie sua vida.

Ao ler as informações que são apresentadas, pense sobre que tipo de trabalhador você é.

Imagine que você é um escritor, um pesquisador ou um professor. Essas profissões terão vários cronogramas para seus trabalhos, assim como diferentes níveis de intensidade quanto à forma de completá-los.

Dependendo do tipo de trabalhador que você é, uma dica pode funcionar melhor do que o outra.

3 etapas para parar com a procrastinação

  1. Perceber que você está realmente executando este hábito;
  2. Entender por que você está procrastinando em primeiro lugar;
  3. Saber mais sobre estratégias anti-procrastinação.

Dicas para um procrastinador crônica

Se você é uma pessoa que procrastina porque você está desorganizado, então as dicas acima, que visam parar procrastinação não se aplicam a você.

Em vez disso, as dicas que se seguem podem trabalhar melhor para você, uma vez que elas vão mostrar-lhe como se organizar melhor.

  1. Escreva uma lista simples de tarefas pendentes;
  2. Definir Prioridades;
  3. Programação e planejamento de projetos;
  4. Definir o tempo necessário para concluir cada tarefa individual.

Capítulo 4: Como indivíduos altamente bem-sucedidos superam a procrastinação.

O que os torna excepcionais?

Para começar, essas pessoas não são mais do que sua média. O que os torna excepcionais é o fato de que eles foram capazes de superar a procrastinação, e essa conquista lhes permitiu ir mais longe na vida.

Muitos deles, certamente, costumavam ter a tendência de empurrar com a barriga suas tarefas e atribuições e continuar esperando até os últimos minutos para fazer o que quer que fosse preciso fazer.

Em algum momento eles notaram o que estava acontecendo e decidiram parar com isso.

A melhor parte é que eles decidiram compartilhar suas experiências escrevendo dicas, livros e mesmo ministrando cursos, visando ajudar outras pessoas a ter sucesso na vida.

Para especificar, essas pessoas são treinadores, autores, especialistas em produtividade, empresários bem-sucedidos e blogueiros de sucesso.

  1. Mike Vardy
  2. Darren Rowse
  3. Erik Fisher
  4. Tony Stubblebine

Capítulo 5: Bom vs. Procrastinação ruim.

Desde aprender sobre como a procrastinação pode ser ruim para você a ver como às vezes pode ser uma coisa boa para você, este capítulo explicará mais sobre como ela pode ser usada para sua vantagem.

Para começar, vamos explorar a ideia de empurrar suas tarefas para frente, afim de duplicar o seu nível de produtividade.

No início deste livro, foi discutido que esperar até o último minuto produz hormônios que podem forçar uma pessoa a trabalhar mais rápido. Neste ponto, você pode usar o mesmo conceito para manipular sua mente para trabalhar em uma grande tarefa mais perto do prazo para completá-la em menos tempo.

Aproveitando a procrastinação – Como a procrastinação pode ajudá-lo a fazer as coisas RÁPIDO.

  1. Fornece impulso de energia;
  2. Aprender como ser focalizado;
  3. Delegar e priorizar tarefas;
  4. Configurar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Procrastinação ruim

A procrastinação torna-se uma coisa ruim quando faz com que uma pessoa torne-se mais estressada do que era antes.

Isso vai começar a acontecer quando ela tem muitas atribuições para trabalhar e não tem tempo suficiente para completá-las antes de seus respectivos prazos.

Com um cenário como este, é natural para uma pessoa pensar se ela ainda está fazendo a coisa certa. No processo, ela também está perdendo o sono e lentamente se tornando desnutrida.

As pessoas vão empurrar as coisas até o último momento pensando que podem obter mais sono e relaxar mais.

A realidade é que um procrastinador não será capaz de fazer uma atribuição que normalmente uma pessoa levaria cinco horas para fazer em apenas uma hora. No momento em que ela começa a sentir estresse e ansiedade após completar uma tarefa significa que ela passou da linha.

Esta situação surge quando uma pessoa se baseia demais na procrastinação, simplesmente confiando na ideia de empurrar suas tarefas para o último minuto.

Capítulo 6: Não tenha medo de dizer NÃO!

O fator mais importante que irá ajudá-lo a evitar a procrastinação não é para permitir-se a cair no hábito, em primeiro lugar. Uma pessoa deve ser capaz de determinar o quanto ele tem que fazer e quanto ele pode assumir em um dia. Embora programar as tarefas do dia pode ajudar, há um limite para o que ele pode fazer.

Seja corajoso – diga “não” para atividades sem valor

O fator mais importante que irá ajudá-lo a evitar a procrastinação é não se permitir cair no hábito, em primeiro lugar.

Uma pessoa deve ser capaz de determinar o quanto ela tem que fazer e quanto ela pode assumir em um dia.

Programar as tarefas do dia pode ajudar, há um limite para o que podemos fazer durante um dia de trabalho.

Para evitar a sobrecarga, que leva à procrastinação, a melhor coisa a fazer é aprender a dizer “sim” ou “não” a qualquer tarefa que lhe seja dada.

Para fazer isso com êxito, veja o que você já está fazendo.

A morte de um “YES-man”

Muitas vezes, as pessoas tendem a ser um “YES-man” (homem sim) para os outros, simplesmente por demasiado medo de recusar uma oferta, mesmo sabendo que algumas pessoas podem estar se aproveitando, ou que o que os outros estão exigindo é um total desperdício de tempo.

Muitos acreditam que dizer sim é a única opção quando querem construir conexões, promover amizades e relacionamento. Acima de tudo, todo mundo quer parecer uma pessoa “Agradável”, e dizer “Não” tem uma conotação um pouco negativa.

Encontre o livro completo aqui!

Sobre o autor | Website

Olá, meu nome é Valderlei de Jesus, proprietário e administrador do blog. Sou autor do livro digital VOCÊ PODE SER RICO e também do livro A Filosofia do Sucesso, também digital. Sou o criador do blog Viver Com Prosperidade, o melhor blog de desenvolvimento pessoal do Brasil, com mais de 20.000 assinantes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!