Valderlei de Jesus

Como delegar tarefas para melhorar a produtividade

Saber delegar tarefas é uma arte. Existem dois tipos diferentes de delegação que são ambos negativos. Ambos podem inibir a sua produtividade, ao invés de aumentá-la.

Se você reconhecer qualquer um desses fatores em sua vida profissional, você pode começar a mudar a sua mentalidade para obter melhores resultados alavancando a sua produtividade com o foco correto.

A primeira forma negativa de delegação envolve a pessoa que quer fazer tudo sozinho. Enquanto isto pode parecer positivo à primeira vista, na verdade, é justamente o oposto.

A pessoa que insiste em assumir mais trabalho do que pode, razoavelmente, realizar, ou um trabalho que ela não é totalmente capaz de realizar por conta própria, não só torna-se menos produtivos, mas também afeta a produtividade de todos, se estiver trabalhando com uma equipe.

Se a pessoa tem medo de pedir ajuda, ou se é simplesmente prepotente, pode retardar todos os outros membros da equipe, bem como a si mesmo.

Você precisa alavancar a sua produtividade. Não retardar ainda mais o seu trabalho.

A segunda forma negativa, de delegação envolve a pessoa que foge das suas próprias responsabilidades. Ela pode pedir aos outros para fazer as tarefas que ela realmente deveria fazer, ela mesmo.

Não só ele não está carregando o seu próprio peso, mas também está tomando um tempo precioso de outras pessoas.

Contudo não pense que eu sou contra delegação de tarefas. Realmente, não sou.

Delegar positivamente é sensato.

Delegue de forma positiva

 

Quando você reconhece que você não pode fazer tudo sozinho, e que você não pode fazer tudo tão bem quanto uma pessoa mais capacitada, você está aumentando a sua produtividade, além da produtividade das pessoas à sua volta.

Isso, sim é delegar de forma positiva.

Quando você tem um trabalho ou projeto muito grande ou muito duro para você fazer todos os processos sozinho, pedir ajuda aos outros vai proporcionar você começar mais rapidamente o seu trabalho e você terá feito muito mais trabalho em menos tempo.

Em vez de olhar a delegação como uma admissão de fraqueza ou incompetência, você está reconhecendo o escopo do seu próprio papel e suas próprias capacidades. Isto, por sua vez, vai dar aos outros a oportunidade de contribuir e ajudar a fazer o trabalho.


Um empreendedor bem sucedido sabe delegar na hora certa. Ele sabe que não pode fazer tudo sozinho. E não tem a pretensão de ser um sabichão faz tudo.

Saiba a hora de delegar e para quem delegar.

Delegar para alguém que vai fazer menos do que você, ou com menos qualidade no serviço do que seria razoável esperar, é sempre negativo.

Não me entenda mal. Delegar, sem dúvidas, pode alavancar a sua produtividade consideravelmente.

Quando um trabalho precisa ser feito, no tempo pretendido, e bem feito, o trabalho em equipe vai lhe dar os melhores resultados.

Mas eu não estou falando que você deve sair distribuindo funções, terceirizando a sua produção. É preciso saber quando e para quem será passado o trabalho em questão.

E não passe um trabalho que você mesmo poderia fazer, apenas para tirar dos seus ombros a sua responsabilidade.

Principalmente, no início do seu negócio você vai fazer tudo ou quase tudo sozinho.

Formule a mentalidade certa e dê um salto de qualidade na sua produtividade com foco no que é importante.

Sair da versão mobile