Criar um blog dentro de um grande nicho popular é uma ótima maneira de garantir que você tenha um alto potencial para ganhar dinheiro na internet e que você possa continuar crescendo sem ficar sem ideias de conteúdo para seu blog ou novos visitantes.
Mas esta é apenas uma maneira de pensar nos blogs como um negócio real e sério e, na verdade, é bastante difícil.
Em vez disso, você pode querer considerar fazer um conteúdo voltado para um pequeno nicho – e, como veremos, existem muitas maneiras disso resultar em sucesso rápido e você acabar fazendo muito dinheiro!
Exemplos de “Nichos pequenos”
Um exemplo de um pequeno nicho é qualquer coisa que seja muito especializada ou que não tenha um grande apelo.
Isso pode significar a criação de um site de fãs, por exemplo, que se concentre em torno um filme de época, como “O Senhor dos Anéis, Harry Potter”.
Alternativamente, pode significar olhar para uma atividade marginal ou um hobby menos conhecido. De qualquer forma, agora você tem uma pequena audiência, dedicada, para criar conteúdo, mas você pode não ter tanta opção para crescer.
Veja o artigo: Nicho de Mercado.
Benefícios dos pequenos Nichos
A grande vantagem de um pequeno nicho é que você pode rapidamente se tornar uma autoridade no nicho escolhido.
Digamos que você crie um site em criptozoologia (avistamentos de animais não provados). Este é um tema pequeno o suficiente para que aqueles que são muito apaixonados estarão buscando ativamente mais conteúdo.
Se você começar e promete entregar X quantidade de conteúdo por semana, então essas pessoas provavelmente se inscreverão para acompanhar seu conteúdo – eles vão querer saber mais a respeito.
Isso é contrário a nichos como fitness, onde as pessoas estão mais inclinadas a pensar “é outro site de fitness!”.
Além disso, nichos menores oferecem acesso direto a essa audiência, especialmente se existe uma comunidade forte em torno do assunto escolhido.
Crescendo o seu público
Há mais coisas que você pode fazer para superar as possíveis limitações de um pequeno nicho.
Uma é tentar introduzir o seu nicho para mais pessoas. Por exemplo, você pode perceber que seus artigos sobre criptozoologia às vezes são interessantes para aqueles que são fãs da zoologia regular.
Da mesma forma, pode ser interessante para pessoas que gostam de fantasmas, forteana e o sobrenatural em geral.
Você pode até tentar aumentar o interesse em seu nicho e encabeçar uma moda ou tendência. Desta forma, seu site se torna não apenas mais um recurso, mas também um embaixador para sua paixão e movimento!
E se você é realmente experiente, você pode escolher um pequeno nicho que já está em crescimento. Como sobre a realidade virtual, por exemplo?