Crescimento espiritual é um crescimento constante. Crescer espiritualmente em um mundo definido pelo poder, dinheiro e influência é uma tarefa hercúlea. As conveniências modernas, tais como equipamentos eletrônicos, gadgets, e tantas outras ferramentas disponíveis, bem como entretenimento através da televisão, revistas e internet nos predispostos a limitar a nossa atenção principalmente para as necessidades físicas e desejos.
Como resultado, nossos conceitos de autoestima e auto-significado estão confusos. Como podemos encontrar um equilíbrio entre os aspectos materiais e espirituais de nossas vidas?
Não me entenda mal. Eu não falo que não precisamos dessas coisas. Eu seria hipócrita se falasse isso. Eu próprio as busco.
Crescer espiritualmente é olhar para dentro
Introspecção vai além de recordar as coisas que aconteceram em um dia, semana ou mês. Você precisa olhar de perto e refletir sobre seus pensamentos, sentimentos, crenças e motivações.
Além disso, mostra pistas sobre como agir, reagir, e realizar-se no meio de qualquer situação.
Como qualquer habilidade, a introspecção pode ser aprendida, tudo o que precisamos é da coragem e da vontade de buscar as verdades que se encontram dentro de nós mesmos.
Aqui estão algumas dicas de introspecção: ser objetivo, ser indulgente de si mesmo, e se concentrar em suas áreas de melhoria.
Crescer espiritualmente é desenvolver seus potenciais
Religião e ciência têm diferentes pontos de vista sobre o assunto do espírito humano. A religião vê as pessoas como seres espirituais vivendo temporariamente na Terra, enquanto a ciência vê o espírito como apenas uma dimensão de um indivíduo.
O domínio do auto é um tema recorrente dos cristãos.
As necessidades do corpo são reconhecidas, mas colocada sob as necessidades do espírito.
Crenças, valores, moralidade, regras, experiências e boas obras fornece o projeto para garantir o crescimento do ser espiritual.
Em Psicologia, perceber o seu potencial completo é se autorrealizar.
Maslow identificou várias necessidades humanas: fisiológicas, de segurança, estima, cognitivos, estéticos, autorrealização e auto-transcendência.
James anteriormente categorizou estas necessidades em três: material, emocional e espiritual.
Quando você tiver satisfeito as necessidades fisiológicas e emocionais básicas, necessidades espirituais ou existenciais vêm em seguida.
Alcançar cada necessidade leva ao desenvolvimento total do indivíduo.
Talvez a diferença entre essas duas, religião e psicologia é o fim do auto-desenvolvimento: o cristianismo e o islamismo ver que o auto-desenvolvimento é um meio para servir a Deus, enquanto que na vista da psicologia o autodesenvolvimento é um fim por si só.
Crescer espiritualmente é a busca de significado
As religiões que acreditam na existência de Deus, como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo supõem que o propósito da vida humana é a de servir ao Criador de todas as coisas.
Várias teorias da psicologia propõe, dar sentido às nossas vidas. Se acreditamos que o sentido da vida é pré-determinado ou autodirigida, crescer em espírito é perceber que nós não apenas existimos.
Nós não sabemos o significado de nossas vidas no momento do nascimento, mas nós ganhamos o conhecimento e a sabedoria de nossas interações com as pessoas e de nossas ações e reações às situações que estão dentro.
Como descobrimos este significado, há certas crenças e valores que rejeitamos e afirmamos.
Nossas vidas têm um propósito. Este propósito coloca todas as nossas potencialidades físicas, emocionais e intelectuais em uso; nos sustenta durante tempos difíceis, e nos dá algo para olhar para frente – uma meta a atingir, um destino para chegar.
Uma pessoa sem propósito ou significado é como um navio à deriva no mar.
Crescer espiritualmente é reconhecer interconexões
Religiões salientam o conceito de nosso parentesco com toda a criação, ao vivo e inanimado. Assim, chamamos outras pessoas “irmãos e irmãs”, mesmo não havendo relações de sangue direta.
Além disso, as religiões centradas na divindade, como o cristianismo e o islamismo fala da relação entre os seres humanos e um ser superior.
Por outro lado, a ciência expõe a nossa ligação para outros seres vivos por meio da teoria da evolução. Este relacionamento é visto claramente no conceito de ecologia, a interação entre a vida e as coisas não vivas.
Na psicologia, a conexão é uma característica de autotranscendência, a necessidade humana mais elevada de acordo com Maslow. Reconhecendo a sua conexão com todas as coisas que te faz mais humilde e respeitoso com as pessoas, animais, plantas, e as coisas da natureza. Isso faz você apreciar tudo ao seu redor.
Ela move você a ir além de sua zona de conforto e chegar a outras pessoas, e tornar-se administradores de todas as outras coisas em torno de você.
O crescimento é um processo, assim, o crescimento em espírito é um encontro do dia-a-dia. Nós ganhamos, perdemos, mas o importante é que nós aprendemos, e a partir deste conhecimento, o crescimento espiritual é possível.