Valderlei de Jesus

Foco! 7 estratégias para aumentar o foco!

Foco, essa palavra pequena é capaz de provocar grandes transformações. O alvorecer da era da informação trouxe seus próprios problemas com ele e um dos principais problemas é a incapacidade de se concentrar.

Hoje, facilmente as pessoas perdem o foco.

As mensagens dos nossos aplicativos, cada vez mais eficientes, a necessidade de verificar constantemente o número de gostos que temos para nossos posts no Facebook, tanto que mesmo quando estamos dirigindo 70 km/h em uma estrada, não podemos resistir à tentação, em vez de concentrar na condução e acabamos jogando com as nossas próprias vidas, bem como a vida dos outros na estrada.

Foco

Vamos dar uma olhada em 7 princípios para desenvolver mais foco em nossas vidas.

Desligue as multitarefas – Multitarefas, a palavra em si tornou-se moda nos dias de hoje. A causa raiz de perder o foco pode ser isso mesmo, em vez de fazermos algo que gostamos e ter prazer no que estamos fazendo, vamos acabar fazendo um monte de coisas diferentes, enquanto não desfrutamos de nada disso.

Pensamos que produzimos mais por está mais ocupado com várias coisas ao mesmo tempo. Quando na verdade, nos enganamos e ao longo dia perdemos produtividade. Já que não nos concentramos até, chegamos no final de cada dia cansado e com a sensação que poderíamos ter feito.

Concentre-se em um objetivo e o realize, depois pode passar para o próximo.

Mantenha-se longe das distrações – Há função do mudo no seu telefone celular. Então, pelo amor de Deus, coloque seus telefones no modo silencioso e resista à tentação de verificar constantemente as atualizações de mídias sociais quando você está trabalhando, assistindo a um filme, em um jantar, desligue seus telefones etc.

Os celulares dos amigos são apenas um exemplo. O mesmo se aplica aos tablets, computadores, a TV onipresente etc, os quais disputam nossa atenção e pode nos distrair em um instante.

Defina metas claras – Ser claro sobre o que você se propôs a fazer é metade do trabalho feito, mesmo antes de iniciá-lo.

Defina objetivos claros para garantir a produtividade e foco.

Ser sinuoso sobre o trabalho e não ser capaz de definir claramente o que você vai fazer, você perde o foco no meio do caminho e pode deixar o trabalho pela metade.

Por exemplo, se você quer limpar a sua casa, defina uma data, uma hora, e diga para si mesmo que você vai limpar a casa e terminar o trabalho às 12:00 horas em um domingo.

Método ranhura tempo – Pesquisas mostram que você é mais produtivo em determinado momento do dia, como de manhã cedo ou tarde da noite. Delegue as tarefas que são mais difíceis e que mais precisam de sua atenção para esses espaços de tempo.

Eu, por exemplo: gosto de trabalhar à noite, quando todos estão dormindo. Não sei! Gosto do silencio e rendo mais.

Priorizar o trabalho – Em sua lista de tarefas, defina o trabalho que é mais importante e ponha no topo das tarefas e comece trabalhar para realizar.

Se algumas tarefas podem esperar, deixe esperar, não perca o foco em seu trabalho atual por se preocupar com coisas menos importantes.

É como dizem, “Aquilo que você foca se expande!”

Então, priorize.

Faça pausas – Se você não está fazendo progresso em sua tarefa atual, afaste-se dela por um tempo. Vá fazer outra coisa.

Leve o cachorro para passear… vai ler um livro… sei lá… e volte para sua tarefa depois de algum tempo. Isto pode fazer as coisas mudarem radicalmente.

Em vez de apenas quebrar a cabeça, faça uma pausa e volte a ele com uma nova perspectiva.

Sempre deu certo pra mim. Pode funcionar pra você também.

Exercício físicos – Faça dos exercícios uma parte da sua rotina diária. Eles aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro. Um clima positivo ajuda você a manter o foco para o dia seguinte.

Confesso! Eu não gosto muito dessa ultima. Mas, a verdade é que se sente melhor e ajuda melhorar a sua produtividade. Além, do mais é muito bom para saúde.

Aprenda mais sobre produtividade neste artigo: como aumentar a produtividade.

Sair da versão mobile