Se você leu algum livro de autoajuda, livro sobre sucesso ou similar, então é provável que você tenha se deparado com a noção de que pode conseguir o que quiser da vida simplesmente mudando sua mentalidade e mudando sua maneira de pensar.
Pode realmente ser tão simples?
Como seu estado de espírito pode realmente afetar sua realidade física?
Na verdade, existem muitas maneiras.
Deixe-me explicar…
A lei da Atração
A lei da atração é o nome de uma teoria que explica por que algumas pessoas conseguem tudo o que desejam e outras apenas … não.
Essencialmente, esta lei afirma que “semelhante atrai semelhante” e que “conforme você age, você se tornará”.
Em outras palavras, se você agir como alguém que é rico, você atrairá outras pessoas ricas e itens valiosos.
Eventualmente, você ficará rico.
E se você agir como a pessoa mais capaz e incrível em seu local de trabalho, outras pessoas começarão a levá-lo mais a sério, dar-lhe mais trabalho e ajudá-lo a se tornar a pessoa mais capaz e incrível.
Esta é a lei da atração e embora possa soar como mágica, na verdade há uma explicação muito boa para como tudo funciona.
Veja, quando você começa a agir com mais confiança em seu local de trabalho ficando um pouco mais ereto, estufando o peito e falando com mais firmeza com as pessoas, você descobrirá que outras pessoas perceberão isso e começarão a ver você como uma mais pessoa confiante.
Quando alguém o vê como mais confiante no local de trabalho, imediatamente começa a ver você como sendo mais capaz.
E quando eles o virem como sendo mais capaz, com certeza ficarão mais interessados em trabalhar com você e em lhe oferecer tarefas importantes pelas quais seja responsável.
O mesmo vale para usar um terno bonito.
Se você se parece com alguém que cuida de si mesmo, como um profissional, como alguém que uma empresa ficaria feliz em falar com os clientes em seu nome … então você terá mais trabalho como resultado.
Que tal agir como rico?
Bem, um exemplo de como isso funciona é que as pessoas notarão seu novo sabor mais ‘premium’ e responderão dando-lhe presentes mais valiosos e caros – realmente é tão simples!
Agir como mais rico e acreditar que é também pode ajudar outras pessoas a querer trabalhar com você e investir em você, e pode lhe dar a confiança necessária para assumir riscos financeiros inteligentes.
O primeiro passo para se tornar é acreditar.
Parece piegas, mas é totalmente verdade.
Compreendendo a percepção
Outra coisa a considerar é como nossa percepção da realidade muda completamente nossa experiência subjetiva disso – e, portanto, o resultado.
O que quero dizer com isso?
Simplesmente, o que você experimenta é menos importante para o seu estado de espírito do que o que você acredita.
Por exemplo, se você ficasse cara a cara com um leão na floresta, haveria uma boa chance de ver sua freqüência cardíaca pular fortemente, sua respiração ficar mais rápida e superficial e seu sangue começar a correr para seus músculos, seus olhos e seu cérebro.
Isso é o que conhecemos como “resposta de luta ou fuga”.
Mas e se você vir o leão, mas não acreditar no leão?
E se você achar que o leão é animatrônico?
Então, nenhuma dessas mudanças ocorrerá e você permanecerá totalmente calmo.
A única coisa a lembrar é que muitas das coisas que encontramos em nossa vida diária são exatamente como aqueles leões.
Quando você se depara com um desafio no local de trabalho, um amigo ou parceiro difícil ou problemas financeiros … você pode optar por ver isso como um leão, ou pode escolher vê-lo como nada de mais.
É aqui que entram as técnicas como “CBT”, que discutiremos mais tarde.
Essas estratégias nos permitem mudar ativamente a maneira como pensamos sobre os desafios, sobre nós mesmos e sobre as nossas situações – e assim alcançar coisas incríveis e até mesmo remover completamente o medo!
Positividade e Crença
Finalmente, porém, o que também é muito importante é que tenhamos positividade e crença no que estamos fazendo.
A positividade é uma das ferramentas mais poderosas que você tem à sua disposição e pode ajudá-lo a se arriscar, desafiar o sistema e em geral causar ondas.
Se você é pessimista com baixa autoestima, acha que vai abrir seu próprio negócio?
Não.
Se você é alguém que tem medo de se arriscar, então qual é a probabilidade de que acabe largando o emprego e viajando?
Não muito!
Muitos de nós somos simplesmente abatidos por nossas circunstâncias e nossa educação e acreditamos que a melhor maneira de sobreviver é ficar quieto e tentar não balançar o barco.
A realidade, porém, é que você precisa arriscar e arriscar para viver de verdade.
Você prefere falhar em fazer algo incrível ou ter sucesso em não fazer nada?
E para dar esse salto, precisamos mudar sua mentalidade …