Negócio próprio é o sonho de muita gente. Mas poucos realizam.
Porque?
Desenvolver e executar o seu próprio negócio pode ser muito gratificante e divertido. Mas não termina por aí.
Eu estou par de todas as alegrias e as recompensas de ter seu próprio negócio bem sucedido. Mas também, estou ciente das muitas pressões que fazem um negócio próprio muito estressante.
Para muitos empresários, a fonte mais comum de estresse é a carga de trabalho que o negócio próprio exige.
Como as pessoas, normalmente, costumam dizer: “Se você quer se tornar bem-sucedido, você tem que trabalhar muito, fazer horas extras… e tal”.
Isto é particularmente, o que acontece com muitos empresários iniciantes, e até mesmo com empreendedores mais experientes. Eles trabalham mais e mais, a fim de obterem resultados satisfatórios e manter os seus negócios funcionando.
Mas isso é mais comum para os empregados. Não é necessariamente, verdade para empreendedores. Você vai passar noites acordado. Vai passar muitos sábados trabalhando igual um maluco. Você não vai para as baladas da sexta.
E, sim. Você vai perder muitas baladas no inicio do seu negócio.
Vale a pena?
Só você tem a resposta. Pra mim vale. Mas, e pra você. Vale a pena?
Uma carga estressante de trabalho
As pessoas que decidem se dedicar ao seu negócio próprio, normalmente trabalha bem mais do que 40 horas semanais. Principalmente no início.
Tem um livro ótimo, que eu indico que o leia, que se chama: “Trabalhe 4 horas por semana.” Essa é uma capa mentirosa. Mas o livro é muito bom, se você estiver decidido a se lançar nesse mundo, é uma ótima leitura.
O estresse também se estabelece por causa de várias tarefas relacionadas ao seu trabalho, adicionado pelas responsabilidades em casa.
Normalmente, as mães têm tarefas no trabalho, ao mesmo tempo, tem que fazer tarefas em casa.
Outra tarefa é uma contribuição da sua responsabilidade para com os seus filhos.
Ou seja, essas pessoas já tem toda parafernália de trabalho dos seus negócios, e ainda se soma mais a tarefa de ser mãe. Que convenhamos, não é lá, uma tarefa facinha.
Alguns fatores estressantes
Um fator, comum, que contribui para o estresse é o aspecto financeiro do negócio.
Raramente, vemos empresas sem débitos. A maioria delas tem certa quantidade de dividas, ou algum empréstimo a ser pago.
Isso faz com que aja grande estresse por parte do empreendedor; o balanceamento de fundos e converter todas as despesas em renda, não é tão fácil.
É claro, que recuperando o investimento rapidamente aumenta a autoconfiança aumenta, e consequentemente, diminui o estresse. O que possibilita o empresário ser bem sucedido.
Um empreendedor tem que tomar decisões corretamente, e rapidamente. E para aqueles que estão apenas começando a introduzir-se neste ambiente, muitas vezes hostil, pode ser muito estressante.
Tudo isso contribui para o estresse de um empresário. Para reduzir o estresse, aqui estão algumas dicas que você pode fazer:
Dicas para evitar o estresse
Comece com a sua mesa – Desordem pode contribuir para o aumento do seu stress, que você está enfrentando.
Então, antes de fazer algo, hoje, certifique-se de limpar toda a bagunça e pôr de lado as coisas que não têm de estar em sua mesa.
Uma mesa limpa será bem mais agradável para trabalhar.
Aplicativos de sistema – Planejadores diários vão facilitar as coisas para você. Se você tem um monte de coisas para fazer, não se agarre a intenção de fazer todas as suas tarefas ao mesmo tempo.
Faça um cronograma, quando fazer isso, e quando fazer aquilo.
Pensar em todas as tarefas que precisam ser feitas não vai resolver o seu problema. Faça uma de cada vez.
Nos enganamos tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Mas o que tenho visto é quanto mais você tenta fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, mais você tende a falhar. Ou simplesmente não capricha em nenhuma das coisas que faz. O resultado é um trabalho mal feito. E até mesmo, medíocre.
Se concentre em uma tarefa por vez. Desta forma, você certamente, vai conseguir fazer uma após a outra.
Multiplique-se – Se você acha que você não pode fazer uma tarefa. Se estiver além de você, procure alguém que faça melhor que você.
Você pode contratar pessoas que podem ajudá-lo.
Lembre-se que uma boa característica de um empreendedor de sucesso, é que ele sabe quando procurar ajuda.
Duas cabeças pensam melhor que uma, e quatro mãos são melhores do que duas. Certo?
Faça um plano de negócio – Todos os dias, você está encarregado de várias coisas para fazer. Isso, por si só, pode ser muito estressante.
A fim de obter as coisas organizadas, seria melhor fazer um plano de negócio e seguir esse plano. Isto irá mantê-lo na pista e impedi-lo de fazer as coisas que você não precisa fazer agora. Há tempo para tudo.
Lembre-se que o tempo é crucial na gestão do seu próprio negócio.
Tempo significa dinheiro. Então, é melhor tirar o máximo proveito de cada segundo que se passa.
Certifique-se de saber onde está com o plano que você traçou.
Delegar tarefas – Você não pode fazer tudo sozinho. Mas mesmo se você fizer isso, você não pode fazê-lo de forma eficiente. E falhará.
Por quê?
Porque você está muito ocupado com o pensamento de que você, tem tantas coisas para fazer, que tentará fazer as coisas na correria, comprometendo a qualidade do seu trabalho. ]
Certifique-se de designar tarefas para a pessoa certa. Desta forma, as coisas não seriam tão duras, e serão feitas rapidamente.
Esteja atento ao seu negócio todos os dias – Enquanto os dias progridem, você certamente terá algumas subidas e descidas. Elas fazem parte do pacote. Estes entraves são chamados de experiências.
Aprenda alguma coisa com essas experiências para que da próxima vez que você encontrar a mesma dificuldade, você saiba exatamente, o que fazer.
Desta forma, você vai evitar o mesmo erro que cometeu antes.
E finalmente… relaxe – Afundar-se demais no estresse provocado por um negócio não vai fazer bem para você.
O que você deve fazer é relaxar. Isso permitirá a você, pensar corretamente.
Lembre-se que você está tomando decisões cruciais de vez em quando, ou todos os dias, e você não pode tomar uma decisão correta, se você estiver sempre tenso.
Tire um tempo para respirar. Tire um tempo para limpar sua mente de todas as preocupações. Pouco tempo é suficiente. Você estará de volta aos trilhos, melhor e mais animado.
Ufa!!! Bom, este artigo não tem o objetivo de desanimá-lo de seguir a sua empreitada. Na verdade, é justamente, o oposto.
O que eu quero com este artigo, é orientá-lo para que você dê o primeiro passo, não no escuro, ou acreditando em contos de fada, ou se deixando iludir pela a capa da revista exame.
Eu quero que você decida sim, ter o seu negócio próprio. Que esteja ciente das dificuldades. Elas vão pegar você, também. Mas, sim. É muito… muito gratificante. E sim! Vale muito a pena.
Eu, particularmente, sou apaixonado por isso. Inclusive um artigo sobre ideias de bons negócios.
Apaixone-se por seu negócio, e venha fazer parte da comunidade das pessoas que realizam.