Existem inúmeros sites, blogs e marcas na web, mas apenas um seleto grupo realmente faz um grande resultado e cumpre seu potencial.
Por que é isso?
Simplificando, isso acontece porque um monte de marcas e blogs estão agindo realmente um pouco seco e molhado.
Quantas vezes você já viu artigos sobre “Como perder peso” ou “Como ganhar dinheiro online” que não têm nada de emocionante ou de novo para oferecer ao público?
A pergunta que estes profissionais de internet marketing devem fazer é: Porque qualquer pessoa estaria interessada em se inscreverem em seus sites para continuar acompanhando seus conteúdos, quando tudo que eles estão publicando é mais do mesmo?
Os posts que funcionam bem nas mídias sociais, entretanto, são posts originais ou que são direcionados para um nicho bem especifico, ou que são até mesmo bastante controversos.
Os posts que tentam agradar a todos acabarão por não fazer muito impacto para ninguém.
Enquanto, aqueles que têm algo muito claro para dizer a um tipo muito específico de pessoa vai funcionar muito melhor. E há uma ótima razão para isso.
A Psicologia do Compartilhamento
Um post vai fazer bem seu trabalho nas mídias sociais quando ele é compartilhado.
Se você pode criar um artigo ou uma postagem no blog que é compartilhada por todos os seus seguidores, então você terá uma chance de vir a criar algo viral – o que significa, essencialmente, alcançar um milhão de leitores e potencialmente explodir seus resultados.
Então, por que compartilhamos?
Aqui, é útil lembrar o que realmente é a mídia social em um nível fundamental.
A mídia social é uma ferramenta de comunicação e isso significa que as pessoas a usam para se expressar ou para comunicar algo com outra pessoa.
Isso é verdade para compartilhar também. As pessoas tendem a compartilhar conteúdo por uma das duas razões:
- A) Diz algo sobre eles. Eles gostam que outras pessoas vão ver o que está em seu mural e saber o que está em sua mente.
- B) Diz algo sobre um amigo. Eles compartilham com um amigo para mostrar que eles estão pensando neles – se importam com eles, ou talvez como uma piada.
Um exemplo
Vamos dar um exemplo. Se você escrever um post sobre “Como trabalhar em casa transforma o seu cérebro numa desordem“, então isso vai apelar instantaneamente para as pessoas que trabalham em casa e que querem saber mais sobre o impacto que isso pode ter sobre eles.
Se eles concordam com o seu post, se eles acham interessante, ou se acharem seu post engraçado, então eles podem compartilhá-lo em suas redes sociais.
Ao fazê-lo, eles estão lembrando aos seus amigos que eles trabalham em casa e talvez tentando ajudá-los a entender um pouco mais sobre quem eles são e talvez, dependendo do post, como melhorar.
Enquanto isso, sua postagem também pode ser compartilhada por pessoas que têm amigos que trabalham em casa.
Essas pessoas vão compartilhar seu conteúdo porque eles vão querer demonstrar que eles entendem as dificuldades de seus amigos, como uma maneira de cutucar o divertimento, ou apenas como uma maneira de mostrar que eles estão pensando neles.
Mas isso só funciona porque o seu conteúdo apela para um tipo específico de pessoa.
Não tenha medo de diminuir e potencialmente excluir outros, como resultado. É assim que você se torna uma marca com algo útil a oferecer ao seu público.
Então, se você deseja sucesso no mercado online, a primeira coisa a fazer definir seu público alvo perfeito.