Parabéns por dar um passo proativo para superar um hábito que pode prejudicar seu bem-estar, seu sucesso e sua felicidade – o hábito de procrastinar.
Há momentos em que achamos que algo não está funcionando, mas continuamos a aplicar a mesma estratégia esperando que um dia teremos sorte e produza um resultado diferente.
Fazemos isso ou culpamos alguma pessoa ou circunstância externa e, assim, continuamos a sustentar as crenças que realmente estão nos fazendo tomar ações que não nos estão fazendo ou trazendo o que queremos.
Também é típico dos seres humanos sustentar hábitos e crenças muito depois de terem superado sua utilidade.
Muitas pessoas crescem em circunstâncias que os levam a desenvolver crenças irracionais ou mecanismos de defesa. No entanto, uma vez que essas circunstâncias se passaram, elas ficam dependentes das crenças e comportamentos que as conseguiram por um tempo, apesar de não serem mais úteis em seu novo ambiente.
Então acredite ou não, apesar do fato de que este guia é gratuito, a maioria das pessoas nunca se beneficiará das informações nele contidas por uma única razão. Eles não vão colocar em prática o que lêem devido à crença subconsciente de que o que eles já sabem é suficiente.
Você pode querer obter mais informações e usar os recursos disponíveis em: Procrastinação Killer!
5 passos fáceis para você parar de procrastinar.
“A procrastinação é o assassino natural da oportunidade”. ~ Victor Kiam
A procrastinação é a penúria do sucesso. Rouba seus sonhos e os descarta bem diante dos seus olhos – ainda assim você não tem forças para fazer nada sobre isso.
Olhe para o seu ombro e você vai vê-los, todas as ideias que vieram a nada, os projetos que poderiam melhorar vidas, as oportunidades de trabalho perdidas e aqueles garfos na estrada que você ignorou porque o ímpeto não estava lá.
A procrastinação é tão séria que 1 em cada 5 pessoas assistem impotente à medida que suas carreiras, relacionamentos e saúde sofrem o ponto de ruptura.
O que é esse irritante gremlin espreitando nas nossas cabeças?
Por que isso nos faz dizer: “Eu vou fazer isso amanhã”, ou “Há muito tempo para fazer isso”?
As sementes da procrastinação foram semeadas na sua infância.
A procrastinação é um programa, nada mais, nada menos. Para remover esse comportamento indesejável e oneroso, você precisa começar a pensar como um programador.
Nossa mente é composta de duas partes, a mente consciente que se pensa ser constituída por 5% da função cerebral e a mente subconsciente, os outros 95%.
Quando crianças, somos semelhantes a um computador – novinho – de fábrica, para funcionar em nosso pico, precisamos de habilidades e hábitos, ou seja, programas.
O Programa da Procrastinação.
Para vencer a procrastinação de uma vez por todas – para acabar com o hábito de procrastinar, você precisa saber como sua mente funciona. Vamos estudar o processo de como os hábitos são formados antes de avançarmos para as 5 estratégias de combate para vencer a procrastinação.
Esta é a fórmula que leva ao hábito da procrastinação:
- Mente consciente (você – o programador) aprende uma nova habilidade;
- A mente subconsciente (o computador) assume a nova habilidade como um programa;
- A mente consciente agora está livre para aprender outra habilidade;
- A mente subconsciente executa a habilidade recém-aprendida em segundo plano;
- A mente consciente destrói o controle da habilidade.
Isso é importante porque, assim como aprendemos habilidades, também aprendemos hábitos e assumimos crenças internas, tudo isso programado na mente subconsciente, como um software em um computador que é executado em segundo plano, monitoramento e processamento, invisível para nós.
“O que quer que plantemos em nossa mente subconsciente e nutrimos com repetição e emoção, um dia se tornará uma realidade”. ~ Earl Nightingale
À medida que as crianças crescem, o processo de procrastinação começa exatamente como mencionei anteriormente e por meio da repetição, torna-se um mau hábito que afeta tudo o que fazemos.
Sem saber disso, você, de boa vontade, se programou para procrastinar sempre que enfrentou um novo projeto ou empreendimento.
Isso foi algo como:
Você não fez sua lição de casa uma certa noite. (Acontece a todos!).
Você reforçou isso ao não fazê-la novamente mais tarde.
Sua mente subconsciente assumiu o comportamento como um programa.
Sempre que você se deparava com a lição de casa a partir de então, você ignorava, você se sentia sem inspiração e muitas vezes esperava até o último minuto para fazê-la.
A qualidade da sua lição de casa sofria.
Você deixou a escola e a lição de casa para trás, mas o hábito de procrastinar permaneceu.
O resultado é que, sempre que você começa uma nova tarefa, um novo projeto ou suas resoluções de Ano Novo, por exemplo, o programa entra em ação e dentro de um dia ou dois, possivelmente uma semana, sua motivação diminui e você começa a dar desculpas até que finalmente você pare de fazer, completamente, o que estava tentando realizar.
Parece ruim, você perde a confiança e volta para o que você conhece melhor – a zona de conforto – Zona da Morte.
A boa notícia é que você pode parar de procrastinar através do mesmo processo que começou em primeiro lugar.
A força de vontade é boa, mas não supera o programa da procrastinação.
O que você precisa fazer é reprogramar sua mente subconsciente ao fazer exatamente o que fez pela primeira vez ao programar o hábito de procrastinar.
Truque da mente subconsciente.
“Nossas mentes subconscientes não têm senso de humor, não contam piadas e não podem dizer a diferença entre a realidade e um pensamento ou a imagem imaginada. O que pensamos continuamente, eventualmente, se manifestará em nossas vidas“. ~ Robert Collier
A maneira mais rápida e simples de parar de procrastinar – de impedir a procrastinação de sabotar sua vida é fazer a mente subconsciente acreditar que não procrastinaremos e, portanto, não precisamos mais do programa de procrastinação.
Vamos dar uma olhada nas 5 estratégias de combate fáceis que você pode empregar para superar a procrastinação de uma vez por todas.
Estratégia #1: Visualize o sucesso.
Sua mente subconsciente não conhece a diferença entre imaginação e realidade. Esta é a chave para o seu sucesso. A visualização é a prática de ver e sentir em sua mente o que quiser.
Manhã, meio-dia e noite, leve vários minutos para visualizar-se completando a tarefa diante de você. Veja-se entregando seu projeto com um sorriso no rosto, sinta o aperto de mão que se segue e aproveite o sentimento de triunfo.
Isso parecerá estranho no começo e você pode se sentir um pouco pateta, mas funciona.
Lembre-se de como você programou sua mente para procrastinar em seu comportamento? Isso é o mesmo, apenas você está fazendo isso três vezes ao dia, em alta velocidade, não durante o período de sua infância. Agora, você o faz conscientemente, para parar de procrastinar.
Estratégia #2: Entusiasmo.
Como você se sente ao abordar suas tarefas?
Sua mente subconsciente sabe exatamente como você se sente sobre abordar novas tarefas.
Você disse isso repetidamente na sua juventude e tudo era ouvido.
Quando você aborda novos projetos, o entusiasmo está lá no início, mas logo desaparece – o programa está dando início e seu subconsciente está fazendo seu trabalho, lembrando que novas tarefas são difíceis, você não é bom o suficiente e você pode falhar.
Seu trabalho agora é afastar esses sentimentos. Eles já não o servem. Substitua-os com entusiasmo por:
- Lembrar-se no momento do que você ganha;
- Faça pequenas pausas para se exercitar e fazer as endorfinas felizes trabalharem para impulsionar você;
- Pense sobre o projeto em questão com frequência;
- Nunca se esgueire ou sente-se com os ombros caídos enquanto trabalha;
- Sempre aborde qualquer coisa em posição vertical e com confiança e esse comportamento em breve se tornará um hábito e se manifestará sempre que houver trabalho a ser feito.
Estratégia #3: Declarações de sucesso.
Há outro método eficaz de reprogramar a mente subconsciente. É chamada de “técnica do espelho” e é uma maneira poderosa de enganar a mente subconsciente para acreditar que você é o que você diz que é.
Fique na frente do espelho quando sentir o seu entusiasmo diminuindo e diga a si mesmo que irá terminar seus projetos e “sempre” termine o que você começar, não importa o que seja.
Faça isso pela manhã, meio-dia e noite, você verá os resultados em dias e você pode fazer sempre que sentir a procrastinação se aproximando mais uma vez.
Você também pode escrever declarações de sucesso em cartões pequenos, do tipo cartão comercial e lê-los três vezes por dia com paixão e crença inabalável.
Algo como:
“Eu sou um empreendedor de sucesso. Sempre acabo o que começo e sempre aponto para o alto”.
“A procrastinação é o mau hábito de colocar até o dia de amanhã o que deveria ter sido feito antes de ontem.” Napoleon Hill
Estratégia #4: Ritual.
Crie rituais para si mesmo. Esses rituais podem ser qualquer coisa, mas o objetivo deles é construir um novo hábito, o hábito de “fazer” ao invés de procrastinar.
Acorde meia hora mais cedo do que o habitual e faça um treino de 30 minutos todas as manhãs, comece a ver o que você come, mudando sua dieta gradualmente e aderindo a ela.
Qualquer coisa que crie a arte de “fazer” dentro de você é suficiente para vencer a procrastinação porque a pequena procrastinação não quer que você “faça” qualquer coisa.
Encontre alguns rituais de ação e implemente-os, adicionando-os à sua rotina diária.
Em breve, você se sentirá impressionante com você e sua mente subconsciente sempre está ouvindo e assistindo, pronta para instalar os novos programas que agora você alimenta.
Estratégia #5: Meditação.
A meditação tomará um pequeno esforço. Mas é o mais importante, que o levará a alcançar seu objetivo.
A meditação é exatamente o tipo de coisa que a maioria dos procrastinadores em série adiaria até amanhã. Eles vão dizer “É chato”, ou “É muito difícil”.
Lembre-se, estamos revertendo um programa da procrastinação aqui, e para fazer isso, devemos dar a mente subconsciente os dados de que ela precisa. Isto significa em vez de dizer: “Eu nunca termino o que eu começo”, dizemos e mostramos: “Eu sempre termino o que eu começo e eu gosto de desafios”.
A meditação melhora a concentração, foco, felicidade geral e diminui os níveis de estresse.
Mais importante ainda, ela permite que você clareie sua mente, acalmando-o para que você possa continuar o processo de remoção do programa de procrastinação.
Para começar sua prática de meditação é recomendável que você use o E-Book Procrastinação Killer.
5 etapas para parar de procrastinar: CONCLUSÃO.
Siga este plano todos os dias, atacando o programa da procrastinação em 5 frentes, e você acabará se tornando o tipo de pessoa que sempre termina o que começa, que sempre consegue irromper a linha de chegada com um sorriso triunfante.
Essas etapas são tão simples que segui-las não deve ser um problema. Você pode integrá-las facilmente em sua vida sem interromper o seu dia de trabalho ou o tempo da sua família e, dentro de alguns dias, você começará a ver algumas mudanças incríveis em sua vida.
Você se sentirá melhor com você mesmo, porque você estará conseguindo mais e a nova confiança que você ganhará irá encaminhá-lo para coisas novas e melhores, metas maiores e melhores.
Você deu o primeiro passo lendo este guia até o fim, mas não pare aqui. Continue a usar e a aplicar as informações que você aprendeu. Leia o artigo repetidas vezes enquanto você continua a colocar essas coisas em prática.
Encontre mais recursos para aprender também. Eu recomendo fortemente que você adquira o E-Book Procrastinação Killer.
Quanto mais persistente você for, maiores serão as suas recompensas.