Quando as pessoas querem perder peso, geralmente se concentram em algumas coisas “grandes”. Isso significa a dieta deles, por exemplo, e a quantidade que exercem. Muitos de nós concluirão que precisamos exercitar um pouco mais e comer um pouco menos.
Assim, acabamos levantando pesos ou correndo algumas vezes por semana e comendo refeições leves e sem gordura à noite.
Mas muitas vezes isso não resulta no tipo de resultado que você deseja ver.
E por que isto?
Tudo se resume ao fato de você muitas vezes perder o que realmente importa mais: os detalhes. Essa é a abordagem ‘kaizen’ – fazendo pequenas alterações para obter grandes resultados.
Por que os exercícios geralmente não funcionam
Aqui está o problema de correr ou levantar pesos: 40 minutos, três ou quatro vezes por semana. Isso é talvez 160 minutos por semana.
Existem 10.080 minutos em uma semana. Isso é um pequeno mergulho no oceano!
E se você não está vendo a perda de peso que deseja, há uma boa chance de que os outros aspectos da sua vida não sejam particularmente ativos.
Talvez você se sente em um escritório no trabalho.
Talvez você vá de e para esse escritório.
E talvez suas noites sejam gastas sentadas no sofá assistindo TV.
De qualquer maneira, você não está realmente se movendo muito. Isso significa que você não está queimando muitas calorias e seu metabolismo é lento.
Simplesmente adicionar um pouco de exercício e comer menos calorias não resultará em uma transformação corporal quando a sua letargia for endêmica!
É aqui que o Kaizen entra: o processo de focar nos pequenos detalhes que resultam em MUITO.
Por exemplo, talvez você possa começar a andar de e para o ônibus mais uma parada?
Isso pode ser apenas uma caminhada de 6 minutos, mas quando você faz as duas coisas, cinco vezes por semana, torna-se 60 minutos de atividade extra!
Da mesma forma, você pode optar por subir as escadas em vez do elevador, queimando 5 calorias extras a cada vez que fizer isso. Isso pode chegar a 40 por dia e 200 por semana (supondo que seu elevador esteja em seu escritório e você o use no almoço).
Talvez você decida fazer uma atividade física na semana – como um jogo de bola com o cachorro. Talvez você decida acordar 5 minutos mais cedo e se alongar.
E são essas pequenas mudanças ao longo do dia e da semana que se somam. E é assim que você vê uma transformação corporal.