“Disciplinar-se a fazer o que você sabe que é certo e importante, embora difícil, é o caminho para o orgulho, a auto-estima e a satisfação pessoal.” – Margaret Thatcher
O caminho para o sucesso é cheio de tentações e distrações.
Sem autodisciplina, você pode facilmente sair do alvo. Em vez de agir de acordo com suas metas, você estará em algum lugar galanteador.
Se você seguir esse comportamento, nunca chegará aonde quer ir. Sucesso exige compromisso. Para permanecer comprometido, você precisa de autodisciplina.
Aprendendo a dizer “não”
Em muitos casos, dizer “não” não é tão difícil assim. É apenas uma palavra com dois termos, afinal. No entanto, a realidade é dizer “não” é mais fácil dizer do que fazer.
É por isso que ter limites no local é importante. Esta é a linha que você não deve cruzar. Você quer se concentrar em seus objetivos.
Os limites que você definir ajudarão a classificar as coisas como (1) útil e útil e (2) como uma completa perda de tempo.
Se alguém ou alguma coisa tenta convencê-lo a cruzar essa linha e você sabe que isso fará mais mal do que bem, então você precisa dizer “não”.
Na primeira vez em que você diz “não” a alguma coisa, pode se sentir desconfortável. Mas com o tempo, quanto mais você diz “não” às tentações, mais forte sua resolução se torna e mais fácil fica para você rejeitar as distrações!
Você não pode continuar dizendo “sim” apenas para fazer um amigo feliz.
Se eles não souberem por que você estabeleceu esses limites, informe-os sobre seus objetivos.
Diga a eles como ceder aos pedidos deles será ruim ou contraproducente para você.
Amigos de verdade entenderão.
Amigos de verdade o apoiarão de todo o coração.
Bons hábitos são importantes
Seus hábitos ajudam a definir quem você é. Se você tem muitos maus hábitos, as pessoas provavelmente terão uma percepção negativa de quem você é. Não é isso que você quer.
Então, o que você pode fazer é substituir seus maus hábitos pelos bons.
O fato de deixar de lado os maus hábitos não é tão fácil. Os hábitos estão tão profundamente arraigados em nós que literalmente os fazemos automaticamente sem pensar muito no que estamos fazendo.
Mas como você sabe quais hábitos são ruins?
Bem, para começar, maus hábitos são aqueles que não contribuem com nada para o seu crescimento. Eles não fazem nada para ajudá-lo a alcançar seus objetivos, mas são uma distração.
Alguns maus hábitos como fumar e beber podem até ser destrutivos.
Quando você identifica seus maus hábitos, precisa tomar uma decisão consciente para parar de praticá-los. O que você pode fazer é usá-lo como um ‘gancho’.
No momento em que você se pega fazendo seus maus hábitos, para, respira fundo e, em vez disso, faz algo positivo. É assim que você cria seus hábitos positivos – substituindo seus velhos e maus hábitos por novos e positivos.
É importante mencionar aqui que os hábitos não se formam da noite para o dia, leva de algumas semanas a alguns meses para que um novo hábito se mantenha.
Ao se concentrar na construção de seus novos hábitos, você perceberá que também está desenvolvendo sua autodisciplina!
Você precisa de responsabilidade
Existem dois tipos de prestação de contas: prestação de contas para os outros e prestação de contas para si mesmo.
Ser responsável perante os outros é realmente mais fácil, especialmente se você optar por prestar contas a alguém que sinceramente deseja que você seja bem-sucedido.
Eles não medem palavras se descobrem que você não está realizando ações em relação às suas metas. Eles não hesitam em denunciá-lo se você está gastando muito tempo jogando em vez de trabalhar.
Ser responsável consigo mesmo é muito mais difícil. Para obtê-lo com sucesso, você precisa de muita autodisciplina e autocontrole. É tão fácil mentir para si mesmo. É tão fácil negar responsabilidade.
No entanto, se você vive sua vida com integridade, a auto-responsabilidade será um trabalho fácil para você.
Os periódicos são bons para a auto-responsabilidade, especialmente se você é uma alma antiquada.
No entanto, se você gosta da conveniência da tecnologia moderna, há muitos softwares e aplicativos de computador que podem ajudá-lo.
Para ajudar a melhorar sua autodisciplina e ajudá-lo a alcançar seus objetivos mais rapidamente, pratique a auto-responsabilidade e a responsabilidade perante os outros.
Premiar a autodisciplina
Dominar a autodisciplina é um trabalho árduo, mas você será capaz de realizar muito mais quando entender.
Dizer “não” e criar novos hábitos não é fácil, mas ambas são realizações impressionantes que precisam ser recompensadas.
Ter um sistema de recompensa em vigor é importante. Mantém você motivado. Dá a você algo pelo que esperar. Isso faz você pensar: “Preciso terminar esta tarefa amanhã, para poder me tratar de uma massagem”.
Embora as recompensas sejam úteis, você precisa garantir que não está se recompensando com algo que será prejudicial ao seu sucesso.
Por exemplo, se você está tentando perder peso, não gostaria exatamente de se recompensar com um buffet à vontade, certo?
Você pode potencialmente desfazer todo o trabalho árduo que fez, tudo porque escolheu o tipo errado de recompensa.
As recompensas certas ajudarão a reforçar seus objetivos e seus sonhos na vida. Portanto, pense com cuidado e certifique-se de não dar um passo atrás acidentalmente em vez de se aproximar de seus objetivos.