Zona de conforto, ou zona de perigo, como muitos preferem chamar, e com certa razão, é onde se encontra a grande maioria das pessoas. Muitos desejam o sucesso. Poucos são aqueles que se atrevem a buscá-lo.
Neste exato momento, você mesmo pode está estacionado na sua zona de conforto, embora não admita.
Eu sei, por experiência própria, que não gostamos de admitir.
Bom, mas este artigo, não tem como objetivo acusar ou apontar pessoas. Eu quero mesmo, é poder ajudar você a identificar e sair da sua zona de conforto, caso seja o seu caso.
Mas o que, de fato, é essa tal zona de conforto?
Como saber se estou na minha zona de conforto?
Como sair dessa zona perigosa?
Bom, é o que vamos ver nesse breve artigo.
Como identificar a zona de conforto
Na verdade, não é tão difícil saber quando estamos vivendo na zona de conforto. Se você está totalmente à vontade onde está, com o que está fazendo, provavelmente, você está vivendo na área perigosa.
O termo zona de conforto, sugere, mesmo, o que o próprio nome diz. Quando você está vivendo a sua vida sem nenhum desafio, sem frios na barriga, sem nenhum medo, você está vivendo na sua zona de conforto.
Muitas pessoas a chama de zona de perigo, justamente por isso. Quando você fica confortavelmente, onde está, não se arrisca a nada, não aprende nada. Fica estagnado, sem perspectiva de crescimento.
Mas você pode sair dessa zona de forma muito simples. Talvez, não muito fácil, mas muito simples.
Como sair da zona de conforto
Você sai da sua zona de conforto quando se dispõe a aprender novas coisas, quando começa a correr riscos. Quando se dar novas oportunidades de crescimento e aprendizado.
Não é a toa que muitos a consideram zona de perigo.
Em curto prazo, pode até parecer uma boa, pois você não se expõe. Nessa zona, você não corre riscos, não lida com o estresse e não enfrenta desafios. Mas à medida que o tempo passa, ela se torna sua prisão autoimposta.
Existem muitas pessoas vivendo assim. Mas acredite quando eu digo: com o tempo, estas pessoas se sentem frustradas e até mesmo deprimidas. Essas pessoas ficam à mercê da vida, sem conquistas, sem realizações.
Essas pessoas passam pela a vida, mas não vivem. Elas olham a vida passar diante dos seus olhos.
Você não que isso aconteça com você.
Então comece a se desafiar. Inicie aquele projeto engavetado. Comece a faculdade. Faça um curso de outro idioma.
Haa… convide aquela pessoa especial pra sair. Permita-se sentir o frio na barriga. Arrisque-se. Vença o medo e viva.
Solte os freios
Você alguma vez já saiu por aí de bicicleta? Bem, imagine que você pegue a sua bicicleta para pedalar por aí. Então, você percebe que está muito pesada, por mais que você pedala a bicicleta não sai do lugar.
Então, você para e percebe que os freios estavam travados, você os regula, volta a pedalar e agora a bicicleta está muito mais leve. Com bem menos esforço você percorre muito mais distância e em menos tempo.
Bom, isso é o que acontece com muitas pessoas quando elas não conseguem sair da zona de conforto.
Elas vivem com os freios travados.
Elas ficam presas ao chão, sem conseguir se mover para lado nenhum.
A boa noticia, é que nós podemos sair da zona de conforto com três passos muito simples.
Vejamos:
1 – Mude o seu diálogo interno. Nós nos colocamos para baixo, muitas vezes, sem nem mesmo nos darmos conta. Fazemos isso quando falamos coisas do tipo: “Eu não posso, Eu não sou bom o bastante, Eu não mereço… e segue, e a lista de afirmações negativas é bastante vasta.”
Todas essas afirmações são crenças limitantes. São suas limitações autoimpostas. E este diálogo que você tem consigo mesmo o coloca para baixo, e enquanto você não mudar esse diálogo, você viverá com o freio travado.
Você pode reprogramar esse padrão com afirmações positivas do tipo: “Eu posso, Eu sou merecedor, Eu sou capaz.”
Esse é um modo poderoso de reprogramação mental.
2 – Visualize a sua vida como você quer que seja. É sabido que a nossa mente trabalha com imagens. Ou seja, nós pensamos através de imagens.
Crie imagens claras da vida que você deseja. Quanto mais claras forem as imagens que você for capaz de criar em sua mente, mais poderosas elas serão.
3 – Mude a maneira como tem se comportado. Tenha um compromisso verdadeiro com os seus objetivos.
Não fique só no planejamento. Aja! Você precisa dar o primeiro passo para poder sair da sua zona de conforto.
Bom, com estes simples passos você consegue dar o pontapé inicial na realização dos seus projetos e sair da sua zona de conforto.
Estes simples passos vão ajudar você a reprogramar a sua mente para ser um campeão.
Você tem as bases para desenvolver uma mentalidade campeã.
Se você estiver comprometido com suas realizações e quer, realmente, desenvolver a sua mentalidade de campeão, de maneira acelerada, acesse este curso do Pablo Paucar, é simplesmente maravilhoso.
Eu tenho certeza que você vai adorar.