As 7 características dos líderes influentes
Liderança é uma habilidade que todos devem desenvolver e cultivar.
Ser um líder não significa necessariamente ser um gerente ou um político – também pode significar ser um líder inovador, ou até mesmo ser um ótimo pai.
A capacidade de inspirar, comandar e guiar os outros é algo extremamente valioso e que pode ajudá-lo a realizar mais e até mesmo aumentar sua confiança e autoestima.
Neste guia, vamos examinar o que é necessário para ser um líder, observando algumas das características mais importantes da maior exibição da história.
Cada líder é diferente e parte de sua jornada para se tornar um será descobrir seu próprio ‘estilo de liderança’.
Com isso dito, ainda existem definitivamente alguns traços comuns que você pode desenvolver e algumas lições que podemos aprender com figuras influentes de história.
E o que você descobrirá é que, de certa forma, os aspectos mais importantes de ser um grande líder não são o que você esperaria.
Espero que este guia mude a maneira como você aborda a liderança e, assim, o ajude a melhorar drasticamente seus próprios resultados.
1# Um grande líder não precisa ser apreciado
Um grande líder deve ser temido ou apreciado?
A resposta é que isso realmente não importa.
O mais importante é que você se concentre menos em tentar ser amigo de todos e mais em obter resultados.
Em última análise, um líder é alguém que tenta cumprir uma meta alavancando o poder de sua equipe.
Se o seu objetivo é aumentar a rotatividade, então você é um bom líder se aumentar a rotatividade.
Não importa se você gosta ao longo do caminho.
E às vezes você terá que tomar decisões difíceis ou dar más notícias.
Você precisa estar disposto a fazer isso e não se preocupar em como isso faz você “parecer”.
Por exemplo, se seus superiores disserem que você e sua equipe vão precisar trabalhar até tarde, você precisa passar adiante essa informação e não dar desculpas.
A tentação aqui é reclamar junto com sua equipe, reclamar de como isso é injusto e fazer comentários rudes sobre as capacidades de seus superiores.
Tudo isso faz com que você pareça pouco profissional, prejudique o entusiasmo de sua equipe e faça com que todos questionem as regras que devem seguir.
Este é um dos maiores problemas da política também.
Para ser reeleito, um líder precisa fazer mudanças positivas em um curto espaço de tempo para que o eleitorado possa ver os resultados.
O problema é que alguns projetos só dão resultados por um longo período de tempo e podem até prejudicar a economia no curto prazo.
Tomar essas decisões seria suicídio político e, portanto, nosso país está sempre apagando incêndios, nunca crescendo! Isso é algo que alguns líderes famosos conseguiram romper.
Arnold Schwarzenegger mais recentemente discutiu isso e o valor de estar disposto a tomar decisões difíceis.
Você não precisa ser desagradável, mas esteja disposto a deixar sua reputação sofrer quando for necessário!
2# Um grande líder assume a responsabilidade
O motivo pelo qual você precisa se preocupar menos com a forma como os outros o vêem é que isso permite que você assuma a responsabilidade.
Você pode estar repassando pedidos, mas para todos os efeitos, esses ainda são seus pedidos.
Adquira-os e não se desculpe.
Da mesma forma, quando as coisas dão errado porque sua equipe estava trabalhando muito devagar, você precisa enfrentar seus superiores e assumir a responsabilidade.
Você os estava liderando, então se eles não fizeram o trabalho, a culpa é sua.
Jogar seus colegas debaixo do ônibus novamente só fará você parecer fraco e como alguém que dá desculpas!
O que é mais importante é que, ao assumir a responsabilidade pelo não cumprimento das metas e pelos erros cometidos, você está criando um “amortecedor” seguro para aqueles que estão abaixo de você.
Eles sabem que podem tomar decisões e fazer o que acham que precisa ser feito e não se preocupam com as possíveis repercussões.
Você provavelmente está recebendo mais do que eles, então é seu trabalho ocasionalmente receber gritos!
Isso se estende ainda mais a assumir a responsabilidade por suas próprias ações e decisões.
Os líderes tomam decisões rapidamente e com confiança e isso não é porque eles sempre têm as respostas, mas porque eles estão dispostos a tomar a decisão se suas decisões se provarem erradas.
A pior coisa que você pode fazer como líder é forçar sua equipe a tomar decisões difíceis.
Olhando novamente para a política como exemplo, podemos considerar a recente decisão de David Cameron (ex-primeiro-ministro da Inglaterra) de votar se o país deve ou não deixar a UE.
Essa foi uma decisão que a maioria dos analistas concorda que o país estava mal equipado para tomar.
Nesse caso, os políticos estavam deixando que o público em geral fizesse seu trabalho por eles e as consequências podem ser devastadoras.
Enquanto isso, o líder da oposição na época (Jeremy Corbyn) era famoso por não se comprometer em suas opiniões sobre o assunto, perdendo grande parte de seu partido por perder a fé nele.
Isso contrasta fortemente com Nicola Sturgeon – que muitos concordam que é um líder muito mais forte – que deixou muito clara sua opinião sobre o fato de a Escócia deixar o Reino Unido.
3# Um grande líder cuida de sua equipe
Esta é uma maneira pela qual um grande líder cuidará de sua equipe, mas você também deve fazer isso de todas as outras maneiras possíveis.
Como líder, você é responsável pela saúde e felicidade daqueles que estão sob sua responsabilidade.
Enquanto estiverem sob seus cuidados, eles são sua responsabilidade.
Isso significa que você precisa protegê-los de comandos injustos que vêm do alto e significa que você precisa se certificar de que estão confortáveis, seguros e bem cuidados como eles trabalham.
Um exemplo divertido de um líder que incorpora essa noção é o “Agente Gibbs” do NCIS.
Gibbs protege cruelmente sua equipe e fará de tudo para livrá-los dos problemas – não apenas com os bandidos, mas também com a própria organização.
Como resultado, ele assume um papel patriarcal e sua equipe o ama por isso.
Claro, ele é um personagem fictício, mas isso funciona na vida real também! Sua equipe é o seu recurso mais valioso, cuide deles.
4# Um grande líder tem controle sobre suas emoções
Outra característica compartilhada por grandes líderes é a capacidade de manter o controle sobre suas emoções.
Isso é importante por vários motivos.
Em primeiro lugar, como líder, você precisa ser capaz de manter a calma quando tudo está dando errado ao seu redor.
Como líder, você atuará como um barômetro para sua equipe: eles decidirão se precisam entrar em pânico com base no fato de você estar ou não em pânico – as emoções são contagiosas, então você precisa manter a calma.
Ter o controle de suas emoções também é o que permite que você assuma a responsabilidade e se preocupe menos com sua aparência e sentimentos.
Da mesma forma, ser capaz de controlar suas emoções permitirá que você evite ficar com raiva dos funcionários quando eles precisam de repreensão.
Isso também é importante, porque só porque você está no comando, isso não lhe dá permissão para entrar na cara de alguém.
Fique calmo e você criará a sensação de que está no controle.
Por sua vez, isso aumentará a confiança no que você diz e faz e sua equipe o respeitará mais. Isso é outra coisa que podemos ver no caso de Gibbs.
O que ele faz quando um bandido aponta uma arma para ele?
Ele sorri ou simplesmente continua falando.
Isso o torna formidável.
Não confunda a importância de controlar suas emoções com não tê-las.
Como veremos mais tarde, a paixão é muito importante.
Você precisa saber quando esquentar, é apenas uma questão de ser capaz de usar isso estrategicamente, em vez de deixar que isso governe sua cabeça.
5# Um grande líder lidera pelo exemplo
Outra característica importante como líder é liderar pelo exemplo.
Isso significa que você não pode ser visto como um hipócrita e que fornecerá o plano perfeito para sua equipe seguir.
Uma maneira de fazer isso é vestindo o papel.
Se você se apresentar bem, isso vai mostrar que você se importa e isso vai passar para a sua equipe.
Da mesma forma, se você está pedindo a sua equipe para ficar até tarde, então você precisa fazer o mesmo: não peça a alguém abaixo de você para fazer nada que você não estaria disposto a fazer sozinho.
Um grande exemplo disso é Winston Churchill.
Churchill recusou-se a deixar a Inglaterra, mesmo quando ela estava sendo bombardeada, e ele até passou seu tempo observando o incêndio nos telhados.
Isso deu a ele muito mais integridade e ganhou o respeito de toda a nação.
Se ele tivesse fugido para a Suíça, que tipo de impressão isso causaria?
Isso teria comunicado que ele não se sentia seguro no Reino Unido e que as pessoas que viviam lá na época também não deveriam!
6# Um grande líder tem uma visão mais ampla
Ao permanecer no comando e estar disposto a assumir o controle enquanto mantém sua equipe no caminho certo, você descobrirá que começa a se tornar cada vez mais hábil em evitar erros e cumprir prazos e metas.
Você será capaz de manter o navio flutuando em breve, mas isso não é suficiente se você quiser ser considerado um “grande líder”.
Líderes verdadeiramente grandes são visionários.
São pessoas que podem ver o panorama geral e que têm objetivos e sonhos para a sua equipa.
Da mesma forma, eles não ficam tão presos aos pequenos detalhes que acabam microgerenciando – é para isso que existem os especialistas.
O melhor exemplo de alguém assim é Steve Jobs.
Jobs não era um programador, engenheiro ou designer: ele era alguém que tinha uma visão de onde achava que a empresa deveria ir e que sabia o suficiente sobre cada área para ajudar sua equipe a chegar lá.
É por isso que ele se tornou uma lenda e é por isso que ele é tão lembrado hoje.
Dito isso, isso não significa que você deve ignorar completamente os detalhes menores.
Coisas pequenas fazem uma grande diferença e isso é outra coisa que Steve Jobs sabia – é por isso que ele estava tão ansioso para fazer coisas como a fonte perfeita em seu software.
Siga o exemplo, gastando tempo igual em todos os aspectos do seu projeto, mas também certifique-se de não perder a floresta por causa das árvores!
7# Um Grande Líder Tem Grande Paixão
A razão pela qual Steve Jobs foi capaz de ter essa visão em primeiro lugar – e a razão pela qual ele foi capaz de fazer tudo o que era necessário para tornar essa visão uma realidade – era que ele claramente era extremamente apaixonado pelo que fazia.
Ele realmente acreditava que os computadores pertenciam a uma casa, que podiam ser “pessoais” e elegantes – e ele dedicou seu vida a essa visão.
Você não precisa dedicar sua vida, mas precisa acreditar fortemente no que está fazendo.
Isso o ajudará a transmitir mais carisma e a fazer melhores discursos e afetará aqueles que você instrui e comanda.
Basta olhar para os grandes discursos de pessoas como Nelson Mandela, J.F. Kennedy, Winston Churchill, Martin Luther King … esses discursos teriam sido tão impactantes se as pessoas que os proferissem fossem apaixonadas?
Se você não ama o que está fazendo, então você realmente não tem lugar para levar os outros a fazerem o mesmo.
Você precisa encontrar uma maneira de amá-lo e acreditar nele, ou precisa mudar o que você faz!
Essas são apenas algumas das características mais importantes que os grandes líderes compartilham, mas existem muitas outras.
Se você deseja aprender mais e se tornar o melhor líder possível, certifique-se de verificar o e-book completo e comece a comandar seus seguidores com carisma, confiança e paixão!
Seja o primeiro a comentar!