Como priorizar suas tarefas para mais resultados
A produtividade pode ser um desafio para qualquer pessoa, e uma das chaves para a produtividade é a preparação. Uma das formas mais simples de preparação antes de um dia agitado de trabalho é desenvolver uma lista de coisas a fazer.
Mas existem alguns passos para a criação de uma lista de tarefas.
Seu objetivo é ter uma lista que realmente funciona para você. Não é necessariamente um padrão geral.
Eu sei que muitas das coisas que funcionam para mim, não vão ser necessariamente, melhor para todos. Siga apenas o que servir para você.
Afinal, nós queremos produtividade. E isso tem tudo a ver com eficácia. Então, fique à vontade para experimentar, e descartar o que não servir para você.
Criar e analisar a sua lista de coisas a fazer
A melhor abordagem para a formação de sua lista de coisas a fazer é prepará-la como um primeiro esboço.
Nesta abordagem, não se limite, inicialmente. É só pegar todos os seus desejos e colocar tudo na lista.
Após fazer sua lista, será tempo para a edição. Nesta etapa, você elimina os itens desnecessários, que devem incluir coisas improdutivas ou itens que devem ser concluídos por outra pessoa, ou talvez, em outro tempo.
Depois de sua lista reduzida, é hora de priorizar itens dentro de sua lista.
A melhor abordagem aqui é determinar as questões mais urgentes e importantes que você tem na sua lista e mova-os para cima. Ou seja, priorizar o que é mais importante.
Você também pode achar que tem algumas questões urgentes que não são, necessariamente, importante. Elas podem ser movidas para baixo na lista.
Itens importantes que não estão com pressa deve estar na sua lista também, mas eles podem ocupar uma posição mais baixa na sua lista. Lembre-se que agora estamos priorizando.
O que fazer primeiro?
Depois de ter identificado essas questões importantes, urgentes no topo da sua lista, é hora de se concentrar na execução desses itens.
Planeje o seu dia em torno de realizar apenas aquelas coisas mais importante, para começar.
Você pode achar que a lista está curta, e inclui apenas alguns itens. O seu próximo passo é alocar o tempo que você vai gastar com cada item listado.
Na prática, você vai achar que nunca aloca tempo suficiente, então vá em frente e dê um templo duplo qualquer momento que você permitiu a tarefa.
Se você terminar mais cedo o seu sentimento de realização vai subir, e você pode acabar com algum tempo livre no final do dia!
Começar a trabalhar!
Seu próximo passo é começar marcando os itens da sua lista. É muito importante manter o foco nesta fase, e permanecer na tarefa.
Não permita que os itens que estão mais a baixo em sua lista interrompa ou distraia você.
Se, por ventura, algum dos itens que você tirou da lista antes, vier a sua cabeça agora, você terá de ignorar. Você deve manter-se focado na lista já feita e manter a linha.
Produtividade é relativo às expectativas que colocamos sobre nós mesmos. Seja realista, mantenha o foco ao usar uma lista de tarefas que funciona para você.
Seja o primeiro a comentar!