Desenvolva a habilidade de começar

Desenvolva a habilidade de começar

Todo final de ano, na virada para um novo ano, as pessoas decidem que vão mudar suas vidas. Elas prometem que vão começar a malhar, fazer dieta, começar um novo curso, mudar de emprego, começar o próprio negócio… e segue.

É uma longa lista de falsas promessas, que as pessoas nunca começam.

A lista dessas promessas é interminável. Mas logo que começa o novo ano as pessoas continuam fazendo as mesmas coisas.

É por isso que eu chamo essas promessas de “falsas promessas de natal.” Decidir fazer algo, não é o mesmo que fazer.

Você precisa mudar a sua mentalidade para alcançar o sucesso que deseja.

Eu já falei algumas vezes aqui no blog, que devemos ter objetivos claros, traçar metas, ter um planejamento detalhado para conquistar os nossos objetivos. Mas as coisas só acontecem de verdade, quando você começa a agir.

Comece agora mesmo. Se você tem uma boa ideia, tome a iniciativa e leve sua ideia adiante. Não basta ter uma boa ideia.

Dizem que o inferno está cheio de boas intenções. Mas também é verdade que a terra está cheia de boas ideias nunca postas em prática. Isso porque as pessoas que as teve, não teve coragem para começar.

A habilidade de começar é o que pode garantir o sucesso de alguém.

Você pode ter em sua mente, os seus objetivos muito claros, mas se você não tiver a atitude e a iniciativa para começar, então nada acontece.

Você precisa confiar em si mesmo. E mesmo quando os outros não veem o que você ver, aja. Somente assim, se vai ao longe.

Para complementar a sua leitura, leia o artigo: O preço do sucesso.

Dê um salto de confiança

Se você parar um pouco para observar, vai perceber o quanto as pessoas ficam presas em suas mentes, planejando e organizando excessivamente os seus projetos nunca postos em ação.

Entenda o quanto antes, que nada acontece até você agir.

Não me entenda mal. O planejamento é sim, importante. Mas saiba que o ajustará de qualquer jeito. Ele nunca fica 100% perfeito, você vai precisar adaptá-lo.

Mas você só vai saber quando, onde e como ajustar o seu planejamento quando começar a dar os passos necessários.

Quando você finalmente, começa, você desencadeia uma infinidade de possibilidades que podem ajudar você a atingir o objetivo desejado.

O que antes de você dar o pontapé inicial, era confuso, agora começa a esclarecer e você tem a oportunidade de melhorar.

Você começa a encontrar pessoas que vão apoiar você. Pessoas vão ajudar você a realizar os seus sonhos. E isso não aconteceria se você não tivesse se atrevido.

A habilidade de começar é imprescindível para o sucesso. Não espere o plano ideal, aja. Comece agora mesmo.

Tudo acontece quando você se atreve. Inclusive, ter sucesso.

Leia também o artigo: Como sair da zona de conforto.

Preparar, fogo, apontar

Atirar apontar

É isso mesmo, nessa ordem. Você prepara, inicia e depois ajusta o curso. Fácil, não?

Eu sei que nesse momento você deve está pensando; “ahh… falar é fácil.” E você está muito certo. É muito mais fácil falar do que fazer.

Mas se você tiver a oportunidade de perguntar para qualquer empreendedor bem sucedido, ele vai responder que nem sempre tinha o plano perfeito.

E mesmo quando tinha o planejamento tido como perfeito, ainda assim, tinha que reajustar o plano ao longo do caminho.

Isso acontece porque nenhum plano é totalmente perfeito. O planejamento é um roteiro. Mas pode e deve ser ajustado, se for necessário.

O problema é que a maioria das pessoas passa muito tempo planejando, e nunca saem do planejamento para colocar suas ideias em prática.

Nem sempre você é tão bom quanto gostaria, quando começa empreender. Mas com dedicação e comprometimento, você melhora.

Eu lembro dos meus primeiros vídeos no meu canal do YouTube. Eles eram muito ruins. Eu não tinha câmera, e na época não sabia que poderia gravar meus vídeos com o meu celular.

Então eu gravava meus vídeos com um programa de captura de tela. Basicamente, era uma apresentação em PowerPoint que eu passava os slides e comentava. Muitas vezes com um áudio muito ruim.

Fui criticado. Mas não desisti.

Hoje os meus vídeos já são gravados com uma câmera, e eu posso conversar o mais próximo do cara a cara com a minha audiência.

É claro que eu recebi críticas. Mas recebi muito mais elogios do que críticas. E hoje os meus vídeos estão melhorando cada vez mais.

Eu não estava pronto. Mas eu que queria fazer os vídeos, então usei o que eu tinha. Não fiquei esperando a câmera de ultima geração, ultra mega HD.

Advertência: Quando eu digo que você deve começar, dar o pontapé inicial, sair da cadeira e ir a luta. Eu não estou dizendo para você fazer qualquer porcaria e pensar que as pessoas devem aceitar. Porque não vão.

Eu digo que você deve fazer algo útil com os recursos que tem agora. Algo que realmente, ajude as pessoas. E com o tempo você melhora.

Exercício:

1 – Entender que nem mesmo os melhores planos são suficientes. Você precisa agir;

2 – Compreender que decidir fazer alguma coisa e realmente, fazer essa coisa, é duas coisas bem diferentes;

3 – Entender que quando você dar o primeiro passo você se coloca em movimento e atrai pessoas que possam ajudar;

4 – Esteja sempre preparado para agir e aja.

PS: Descubra mudar as suas crenças limitadoras para evitar a auto sabotagem e sair da sua zona de conforto.

Sobre o autor | Website

Olá, meu nome é Valderlei de Jesus, proprietário e administrador do blog. Sou autor do livro digital VOCÊ PODE SER RICO e também do livro A Filosofia do Sucesso, também digital. Sou o criador do blog Viver Com Prosperidade, o melhor blog de desenvolvimento pessoal do Brasil, com mais de 20.000 assinantes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!