Enfrentando Seus Medos
“Enfrente seus medos e dúvidas, e novos mundos se abrirão para você.” – Robert Kiyosaki
Todos temos medos, assim como todos temos nossas zonas de conforto. E no seu caminho para o sucesso, seus medos aparecerão da madeira, um por um. Eles tentarão distraí-lo de seus objetivos.
Eles farão o possível para assustar você, para que você volte para a sua zona de conforto com o rabo entre as pernas.
Mas você sabe o que?
Os medos são apenas assustadores porque você os torna assustadores.
Pense desta maneira: por que ninguém mais tem medo dos seus medos?
Por que você é o único com medo de seus medos?
A resposta é: eles são seus! Seus medos existem apenas dentro de você. Você está consciente e subconscientemente se assustando. Você está deixando sua imaginação circular em torno de você.
Se você deseja alcançar seus objetivos, terá que enfrentar seus medos de frente. Existem algumas maneiras de superar seus medos.
Aqui estão alguns deles:
Entenda seu medo
Os bebês humanos supostamente nascem apenas com dois medos – o medo de cair e o medo de barulhos altos. É por isso que os recém-nascidos choram quando são expostos a ruídos altos ou quando são colocados muito rápido.
Todas as outras coisas que temos medo são adquiridas. Então, tem que haver uma razão para seus medos. Tente olhar além dos seus medos e traçar seus começos.
Quando você começou a sentir medo?
E porque?
Aconteceu algo terrível que deixou uma marca tão negativa em você?
E agora você não consegue pensar nisso sem se encolher de medo?
Quando você racionalizar seu medo, verá que será muito mais fácil lidar com isso. Quando você olha logicamente para seus medos, geralmente encontra um antídoto para isso.
Para facilitar a localização de um “antídoto”, anote seus medos em um pedaço de papel. E então, ao lado de cada medo, escreva qual é o seu ‘antídoto’ ou como você propõe que vai superar esse medo em particular.
Esta é uma técnica simples, mas funciona.
Experimente, você pode se surpreender com o que descobre!
Mantenha-se ocupado
Quando você está ocupado, não se preocupa com seus medos. Quando sua mente estiver em outro lugar, você não estará pensando em suas inseguranças e medos. Você tem algo mais importante a fazer.
A melhor maneira de manter-se ocupado é realmente ir e fazer o que te assusta!
Dê passos de bebê.
O simples ato de fazer algo para vencer seus medos pode ser suficiente para manter seu medo sob controle.
A cada passo que você dá, sua coragem cresce.
Sua coragem será inversamente proporcional aos seus medos. Quanto mais coragem você tiver, mais seus medos desaparecem. Quando sua coragem está em cem por cento, seus medos serão totalmente eliminados.
Pare de se assustar
O medo gera medo. Quando você diz a si mesmo que está com medo, é claro que ficará com medo. Mas se você diz a si mesmo que não está assustado e diz com convicção, confie em mim, não ficará assustado.
Em vez de insistir na narrativa negativa, concentre-se no positivo. Se você foi rejeitado em um trabalho que realmente queria, tudo bem se sentir triste no início.
Mas encontre uma maneira de se recuperar imediatamente. Não mencione os aspectos negativos de não ser contratado.
Por exemplo, você pode pensar que, só porque você ficará sem emprego por mais algum tempo, você passará fome ou ficará desabrigado.
Quando você se assusta assim, não está fazendo nenhum favor a si mesmo. O que você pode fazer é olhar para o lado positivo.
Por exemplo, você pode dizer que, como não conseguiu esse emprego, talvez isso signifique que você foi criado para algo maior. Esse trabalho teria impedido você e não teria contribuído para o seu crescimento.
Então, você precisa procurar uma opção melhor.
Colocar as coisas em perspectiva assim permitirá que você às vezes nossos medos possam ser irracionais. E quando você pensa irracionalmente, deixa suas emoções e sua negatividade obscurecerem seu julgamento. Isso tira o melhor de você.
Então, realmente, apenas iluminando seus medos, você será capaz de vê-lo como realmente é.
Talvez haja uma oportunidade à espera, apenas esperando que você reconheça e tire vantagem disso!
Nesse ponto, você deve reconhecer que ter medo de sair de sua zona de conforto é irracional.
Claro, o que está além disso pode ser o grande desconhecido, mas não é tudo sobre os ‘monstros’ à espreita lá.
É tudo sobre a riqueza de oportunidades que estão além do seu muro, oportunidades que nunca se apresentarão dentro dos limites da sua zona de conforto.
Seja o primeiro a comentar!