Por que você não deve pagar para tentar enganar o Google.
As melhores práticas de SEO como as conhecemos hoje são muito diferentes do que têm sido tradicionalmente.
Era uma vez, quando era assumido que a melhor maneira de chegar à frente nos motores de pesquisa era postar tanto conteúdo quanto humanamente possível, repetir palavras-chave dentro do conteúdo e obter o maior número de links possível.
Era tudo sobre o volume, tudo sobre a quantidade em detrimento da qualidade.
Hoje tudo mudou, a abordagem oposta é a única opção viável. Neste post, vamos dar uma olhada nas melhores estratégias de SEO e por que elas são o que são.
SEO: antes e agora
Quando o Google se tornou o motor de busca número um da internet, todos os profissionais de internet marketing trabalharam para tentar descobrir qual era a melhor maneira de chegar ao topo.
O Google foi relativamente simplista na época, felizmente, e isso significa que não demorou muito para se decifrar precisamente o algoritmo do Google envolvido no rankeamento.
Naquela época, o Google usava dois métodos básicos para tentar indexar conteúdo.
O primeiro foi procurar links de entrada. As aranhas do Google iriam seguir links para encontrar novas páginas na web e também vê-los como depoimentos.
Quanto mais links um site tinha direcionando para si, mais popular era considerado e a suposição era que este seria um reflexo da qualidade.
A fim de discernir o assunto do site, o Google procurava palavras-chave de exata correspondência.
Se uma certa frase fosse repetida com frequência suficiente no texto, então seria razoável pensar que essa frase deveria ser altamente relevante e faria sentido mostrar o site quando as pessoas procurassem por esse termo.
Mas o problema com este sistema era que era muito simplista e muito fácil de manipular.
Era apenas uma questão de tempo antes que as pessoas começassem a inundar sites com usos repetitivos das mesmas palavras-chave e com muitos back links de baixa qualidade (frequentemente pagos).
Em resumo, as páginas de resultados de pesquisa do Google começaram a se encher de spam, prejudicando a experiência dos usuários. Isso forçou o Google a mudar.
A Nova Ordem
Assim, o Google teve de atualizar seus algoritmos e hoje vemos algo muito mais sofisticado.
Hoje, o Google usa algoritmos avançados que levam em conta o tempo que os visitantes gastam em cada página do seu site ou blog, a qualidade dos links recebidos e o uso de sinônimos e termos relacionados, além, do tempo de carregamento do site, entre outros fatores.
Qualquer tentativa de tentar burlar o sistema corre o risco de ter seu site penalizado ou mesmo desindexado e o resultado é que o Google agora é muito mais relevante em termos dos resultados que mostra aos seus usuários.
Então, o que fazer para otimizar seu site para os motores de busca agora?
Devemos tentar descobrir o novo algoritmo?
Claro que isso é o que todo mundo está tentando fazer, mas erra no ponto. O ponto principal é que o Google não quer que trabalhemos para manipular seus resultados.
Se alguma vez encontrarmos um sistema confiável que possamos explorar para chegar ao topo das SERPs, o Google apenas mudará seu funcionamento novamente.
A única estratégia realmente confiável em SEO, é fazer um site de alta qualidade, que seja particularmente relevante para o seu público alvo perfeito.
Se você fizer isso, seus objetivos serão alinhados com os objetivos do Google e as futuras atualizações só ajudarão o seu site a se tornar ainda melhor!
Seja o primeiro a comentar!