5 técnicas fáceis para sair da sua zona de conforto

5 técnicas fáceis para sair da sua zona de conforto

Sua zona de conforto não é o inimigo, desde que você não se deixe estagnar nela. No momento em que você faz, sua zona de conforto vai prendê-lo por dentro.

Você começará a colocar mais valor em seu conforto do que correr riscos e conquistar objetivos.

Onde isso te deixaria a longo prazo?

Está certo. Você ainda ficará preso na sua zona de conforto. Você seria como era anos atrás. Ainda fazendo as mesmas coisas mundanas, dia após dia.

Você pode dizer a si mesmo que está feliz e confortável com o que tem em sua vida. Mas no fundo, você sabe que isso não é verdade. Os sonhos que o consumiram no passado se foram, sufocados pela sua zona de conforto.

Se você não quiser terminar assim, precisará começar a tomar medidas agora. Aqui estão 5 técnicas fáceis que você pode usar para sair da sua zona de conforto:

Diga “Sim” com mais frequência

Nesse contexto, dizer “sim” significa estar aberto a novas oportunidades, novas idéias, novas perspectivas e novos desafios. Significa dizer “sim” a coisas que acabarão tirando você da sua zona de conforto e ajudando você a alcançar seus sonhos.

Quando você diz “sim” a novas experiências, pode se sentir intimidado a princípio.

Mas, mais cedo ou mais tarde, isso aumentará sua adrenalina.

Quando você conseguir e vencer esses novos desafios, sentirá um alto como nenhum outro. É algo que você nunca experimentará enquanto estiver preso dentro da sua zona de conforto.

Quando você pega os touros pela buzina e consegue, ganha muito respeito e autoconfiança. Você começa a se ver sob uma luz diferente.

Você não é um fracasso, afinal. E você começa a ver o futuro sob uma luz mais positiva e mais esperançosa.

Agora, aprender a dizer “sim” não significa concordar com tudo e com todos que aparecerem no seu caminho.

A palavra “não” é igualmente importante como “sim” e você deve saber quando usar as duas palavras corretamente.

Quando você diz “sim” a pessoas e coisas que não o ajudarão a crescer, não estará ajudando a si mesmo. Dizer “sim” às pessoas que querem tirar vantagem de você é uma receita para o desastre.

Concordar em fazer coisas que vão além de seus limites morais e seus valores só o farão se odiar. Você perderá o respeito próprio e a autoestima.

Antes de dizer “sim” a qualquer coisa, verifique primeiro se está dentro dos seus limites. Se isso acontecer, pergunte a si mesmo como você se beneficiará com a experiência.

Você será mais produtivo?

Você vai ganhar novas habilidades?

O que você vai ganhar?

Você pode se sentir desconfortável ao experimentar coisas novas, mas desde que você não viola nenhuma regra e não machuca outras pessoas, deve seguir em frente.

Não tenha medo de dizer “sim” a tentar coisas novas. Não tenha medo de dizer “sim”, mesmo que você tenha falhado antes (talvez você possa fazer as coisas de maneira um pouco diferente dessa vez e tente evitar as coisas que o levaram às falhas anteriores).

Não tenha medo de dizer “sim” para resgatar suas falhas do passado e salvar seus sonhos.

Dê passos de bebê

Sair da sua zona de conforto pode ser uma tarefa assustadora, especialmente se você não tentar sair daqui a muitos e muitos anos. No entanto, não é tarde demais.

Contanto que você tenha vida em você e força e energia para perseguir seus sonhos, você ainda pode tentar.

Dar passos de bebê significa não correr para tentar coisas novas. Você não quer fazer tudo de uma vez. Para a maioria das pessoas, apressar-se nas coisas é um conceito assustador.

Algumas pessoas podem aguentar o pensamento de fazer isso, mas a maioria ficará assustada.

Portanto, para facilitar, você pode dar pequenos passos fora da sua zona de conforto. É como dar um pé pela porta primeiro e olhar em volta.

Quando tudo parece claro e você se sente seguro, você dá outro passo à frente.

Você pode fazer todo o processo de olhar furtivamente ao redor, certificando-se de que ninguém vá atrás de você para atacá-lo no chão, pelo tempo que for necessário.

Todos fazemos as coisas de maneira diferente – alguns gostam de correr, outros gostam de ir devagar.

O que quer que flutue no seu barco, desde que ele saia da sua zona de conforto.

Pequenas vitórias contam. Não importa o quão pequeno você pensa que é, mas, desde que você esteja progredindo, estará se saindo bem.

É o que todos nós fizemos quando éramos bebês – aprendemos a engatinhar pela barriga, depois pelas mãos e joelhos, antes de finalmente tentarmos ficar de pé e aprender a andar com os pés pequenos.

Você pode não se lembrar do número de vezes que caiu. Mas tenho certeza de que você pode imaginar seus pais torcendo por você do lado de fora, feliz com cada pequeno progresso que você fez.

E você se imagina sorrindo para eles e batendo palmas gordinhas, parecendo orgulhoso de si mesmo.

Você percorreu um longo, longo caminho desde então. Mas aqui você está novamente dando passos de bebê.

Desta vez, você está fazendo isso pelos seus objetivos e pelos seus sonhos na vida.

Você pode não ter mais o luxo de ter seus pais do seu lado, mas ainda pode fazê-lo.

Torça por si mesmo e comemore cada marco que você marcar na sua lista.

Conheça novas pessoas

De muitas maneiras, sua zona de conforto é sua prisão. Você faz as mesmas coisas com a mesma multidão, com as mesmas pessoas. Você se sente tão à vontade com o status quo que o pensamento de conhecer e conhecer novas pessoas o assusta.

E se eles não gostarem de você?

E se eles te odeiam?

E se eles falarem de você pelas suas costas?

Pensamentos negativos sobre como as outras pessoas vão reagir a você estão sempre em sua mente. Você não quer parecer um tolo na frente de estranhos, então fique quieto.

Embora seja verdade que você não pode prever como as pessoas o perceberão, você não precisa ser refém da opinião de outros sobre você. Você não pode controlar os pensamentos ou emoções deles.

Todos somos livres para escolher quem gostaremos.

No entanto, quando você se prende dentro da sua zona de conforto, também não cresce. Você conhece as pessoas com quem anda sempre: conhece os gostos, aversões, atitudes, etc.

Quando você conhece novas pessoas, você se envolve em um ciclo divertido e emocionante.

Você aprende novas idéias, novas perspectivas, quem sabe talvez você aprenda um ou dois idiomas!

Todos temos muito a oferecer, até você. Quando você conhece novas pessoas, elas podem potencialmente influenciá-lo, e você também pode influenciá-las.

Vocês trocam idéias, trocam conhecimentos que nenhum de vocês conhecia antes.

Se você estiver com alguns problemas e sua camarilha atual não puder ajudá-lo, talvez alguém possa ajudá-lo. Não tenha medo de entrar em contato – é assim que novos relacionamentos são construídos.

Existem muitos benefícios em expandir sua rede de amigos e conhecidos. Você pode até se beneficiar profissionalmente, pois conhecer novas pessoas pode abrir novas portas para você.

Se você for genuíno, as pessoas gravitarão para você e não hesitarão em alcançá-lo também.

Por fim, as novas pessoas têm o benefício adicional de não conhecerem seu passado. Isso significa que eles não o prejudicarão com base em algo estúpido que você fez no passado.

Você começará com uma lousa limpa. Obviamente, você poderá compartilhar os detalhes mais íntimos do seu passado com seus novos amigos.

Sair limpo é uma boa idéia, especialmente se seus novos relacionamentos estão decolando para alturas maiores.

Consiga alguém para ajudá-lo

Algumas pessoas podem pensar que pedir ajuda é um sinal de fraqueza. Mas isso simplesmente não é verdade.

Há um ditado que diz: ‘nenhum homem é uma ilha’. Os seres humanos são criaturas sociais, que devemos viver em comunidades.

O verdadeiro isolamento pode nos deixar loucos e geralmente não é bom para a nossa psique.

Pedir ajuda é um sinal de força – não é fácil pedir ajuda, especialmente se você tem muito orgulho.

Mas, quando você tem medo de pedir ajuda, não encontrará uma solução para o seu problema.

Se você não tem as respostas, quem tem?

Provavelmente alguém poderá ajudá-lo.

Agora, se você achar difícil sair sozinho da sua zona de conforto, poderá pedir a alguém para ajudá-lo. Peça a um parceiro que o motive a fazer coisas que não se enquadram no seu conjunto de habilidades.

Alguém que irá guiá-lo através dos pontos difíceis.

Para aproveitar ao máximo alguém ao seu lado, é melhor ser honesto com eles. Não faz sentido brincar de tímido. Se você jogar tímido, não receberá o tipo de ajuda que precisa.

O que meio que deixaria de entender por que você está pedindo ajuda em primeiro lugar.

Você pode pedir ajuda ao seu cônjuge, filhos, pais, amigos, mentores, até conhecidos e completos estranhos.

Mais uma vez, todos temos coisas únicas a oferecer. Se um estranho tiver a gentileza de ajudá-lo, então pegue a oferta deles. Eles não vão esperar você aceitar a oferta deles para sempre.

Uma coisa a ter em mente ao pedir ajuda é que você nunca deve ser rude ou arrogante. O orgulho às vezes faz isso com as pessoas.

Como eles não querem parecer fracos, eles tentam ao máximo parecer e agir com firmeza. Isso, por sua vez, leva as pessoas a não quererem ajudá-lo.

Portanto, faça um favor a si mesmo e seja gentil com as pessoas que podem ajudá-lo a chegar aonde deseja ir. Sua bondade vai te pagar de volta algum dia.

Apenas faça

Não tenha medo de jogar a precaução ao vento quando você realmente, realmente precisa.

Às vezes, basta dar o salto, esteja você pronto ou não, e apenas enfrente as consequências mais tarde. Pode não ser o que você espera, mas pelo menos você não vai se chutar mais tarde por nem tentar.

Muitas oportunidades aparecerão apenas uma vez na sua vida.

Quantas delas você perdeu?

Em quantos deles você se arrepende de não ter tomado uma atitude?

O sentimento de arrependimento pode realmente te atormentar, especialmente se você sabe que nunca terá outra chance.

Muitas pessoas em seus leitos de morte se arrependem de ter perdido tantas oportunidades que a vida lhes apresentou.

Lamentam não ter vivido a vida que esperavam viver. Você odiaria acabar assim.

Se algo maravilhoso aparecer no seu caminho e for algo que agrada a você, você deve fazê-lo. Especialmente se você souber que vai se decepcionar se deixar passar a oportunidade sem fazer nada a respeito.

Às vezes, você não tem o luxo de ter tempo para avaliar os prós e os contras. Para oportunidades sensíveis ao tempo, você realmente não tem outra escolha a não ser desviar-se, se quiser ter sucesso.

O bom é que, quando você faz isso, não acaba pensando demais e procrastinando e acabando se convencendo disso.

Em vez disso, você realmente age. E quando você faz isso, sai da sua zona de conforto sem colocar muita pressão em si mesmo!

Palavras Finais

Faça as coisas que você quer fazer. Não deixe sua zona de conforto segurá-lo.

Assumir riscos é uma ótima maneira de viver a vida.

Você terá sucesso e colherá sua recompensa, ou falhará e aprenderá lições valiosas.

De qualquer maneira, você aprenderá muito e vencerá na vida ao mesmo tempo!

Sobre o autor | Website

Olá, meu nome é Valderlei de Jesus, proprietário e administrador do blog. Sou autor do livro digital VOCÊ PODE SER RICO e também do livro A Filosofia do Sucesso, também digital. Sou o criador do blog Viver Com Prosperidade, o melhor blog de desenvolvimento pessoal do Brasil, com mais de 20.000 assinantes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!