Como criar um canal no YouTube: Descubra como se tornar uma grande celebridade do YouTube e ganhar dinheiro.
Entenda como criar um canal no YouTube pode ser a maneira perfeita para você alavancar seu negócio na internet e virá uma celebridade da web.
Há uma abundância de maneiras de ganhar dinheiro online. Mas nenhuma como se transformar em uma autoridade online como no YouTube.
Ganhar dinheiro através do YouTube significa não só que você tem uma fonte muito estável de renda. Mas também significa adquirir autoridade no seu mercado.
Se você sabe como criar um canal no YouTube, e se você fizer bem o seu trabalho na plataforma, então as pessoas vão reconhecê-lo como autoridade no seu nicho de mercado. As pessoas vão reconhecê-lo na rua e pode até mesmo acabar levando a outras oportunidades para o seu negócio.
É assim que as celebridades são feitas na era digital, então por que não se envolver?
Claro que isso não é o que uma celebridade do YouTube vai realmente dizer. Eles vão dizer que eles têm dificuldade – que fazer conteúdo para o YouTube é mais difícil do que parece e que o Google leva a maior parte de sua comissão.
Isso pode ser verdade, mas no final do dia, eles ainda estão fazendo um vídeo, postando um vídeo por dia, no máximo (muitas vezes apenas um vídeo por semana!) E eles ainda estão fazendo grandes quantias de dinheiro falando para a câmera sobre algo que eles amam.
Mas não me interpretem mal, nada disso quer dizer que se tornar uma celebridade do YouTube é “ficar rico rápido”.
Na verdade, ganhar dinheiro com o YouTube não é fácil de todo e há uma habilidade definida para isso e um pouco de sorte envolvido também. Muitas pessoas trabalhando incrivelmente duro em seu conteúdo do YouTube por anos, para nunca ver nenhum retorno real sobre ele.
Portanto, a questão é: como você explora seu conteúdo e cria um modelo de negócio lucrativo no YouTube?
Como criar um canal no YouTube.
Como você pode se tornar a próxima grande sensação do YouTube? E se você não tem tanta presença de câmera?
Este guia traz a resposta. Aqui, você vai aprender absolutamente tudo o que você precisa saber para praticamente garantir seu sucesso no YouTube. Você vai aprender como criar um canal no YouTube e monetizar seu trabalho de forma inteligente.
Você vai aprender não só como construir uma audiência maciça, mas também como aproveitar ao máximo essa audiência. Você verá como você pode ganhar dinheiro no YouTube com propagandas, com seus próprios produtos, como ganhar dinheiro como afiliado no YouTube e também como ganhar dinheiro de patrocinadores.
Você vai descobrir truques para acelerar o seu progresso e você verá como criar um canal no YouTube sem sequer colocar o pé na frente da câmera.
Este guia é o seu modelo para o sucesso no YouTube e se você segui-lo exatamente, você estará dando a si mesmo a melhor chance de sucesso na plataforma. Leia e vamos fazer isso!
Sobre o que será o seu canal?
O primeiro passo, antes da pergunta: “como criar um canal no YouTube” é descobrir sobre o que será seu canal , seu nicho de atuação.
Ao criar praticamente qualquer negócio online – seja é uma empresa de marketing de afiliados, um blog ou qualquer outra coisa – a primeira pergunta que você vai precisar perguntar a si mesmo é sobre o que vai ser. Ou usando a linguagem correta dos negócios na internet: qual é o seu nicho?
Um nicho é um assunto que vai apelar para um público específico. Um exemplo de um nicho seria “costura”.
Costura é algo que apela em grande parte para as mulheres mais velhas, mas também para um monte de mulheres mais jovens estes dias que estão interessados em artes e ofícios. E, claro, alguns homens gostam de costura também – não vamos estereotipar aqui!
De qualquer maneira, a maioria das pessoas que estão interessadas em costura são mulheres. Por isso, tem um apelo de nicho e dá-lhe um público-alvo específico.
Você pode ir ainda mais fundo no nicho se você gosta e escolher “crochê” ou “padrões de costura”. Quanto mais fundo você cavar no nicho, mais você estreita seu público. É o que os grandes “gurus” do internet marketing chamam de; micro nichos.
Outro exemplo de um nicho é fitness. Agora a aptidão física é um nicho muito maior porque apelará a uma proporção enorme da população. Quase todo mundo vai querer ficar mais apto, mais saudável, mais forte ou mais magro em algum momento de suas vidas.
Ainda é um assunto específico que vai falar com um tipo específico de pessoa, mas é um nicho muito mais amplo.
Claro que você pode adentrar ainda mais nesse nicho e estreitar ainda mais seu nicho. Você pode falar para pessoas que desejam ganhar massa muscular, por exemplo. Você pode também, falar para mães acima dos trinta e ajudá-las a perder peso depois da gravidez.
Quando se trata de negócios na internet, a chave muitas vezes se resume a encontrar o nicho certo. E isso muitas vezes significa encontrar um nicho que tem um amplo apelo emocional, que tenha grande demanda, sem ser excessivamente competitivo.
O problema com o nicho de saúde e fitness é que você já vai começar atrás de um grande número de outros canais. Alguns grandes nomes neste espaço incluem os gêmeos Hodge, Athlean-X, Bodybuilding.com, Rob Riches e Eliot Hulse para citar apenas alguns. Muitos destes canais têm sido criados ao longo de muitos anos e agora eles têm milhões de assinantes e enormes quantidades de dinheiro para investir em marketing.
Isso significa que se você quiser lutar contra eles com um vídeo sobre como obter abs, você pode muito bem lutar muito para ter o seu vídeo em uma posição onde ele realmente será visto e clicado.
Mas, por outro lado, um canal YouTube sobre crochê provavelmente não será procurado muito frequentemente e vai rapidamente chegar ao seu pico, deixando-o no topo das pesquisas. Mas quanto dinheiro você pode ganhar aqui? Há pessoas suficiente buscando por crochê? Há anunciantes para costura?
Então você precisa escolher o tópico certo e encontrar esse ‘ponto certo’.
Como encontrar o seu nicho perfeito
Então, como você encontra o seu nicho? Uma boa opção é começar com os nichos maiores e, em seguida, concentrar-se e encontrar um sub-nicho dentro do nicho.
Então, para começar, vamos olhar para os nichos muito maiores e os mais lucrativos.
Em geral, no internet marketing, os maiores nichos são:
Fitness;
Namoro;
Autoajuda;
Ganhar Dinheiro;
Isso ocorre porque todos esses assuntos são coisas que têm um apelo emocional enorme e são atraentes para praticamente todas as pessoas. Ao mesmo tempo, porém, esses nichos são enormes, porque eles têm algo a mais. Eles têm uma “proposição de valor”. Ou seja, cada um deles tem algo muito importante para oferecer às pessoas – um gancho emocional que faz as pessoas se apaixonarem por um canal em qualquer um desses nichos.
Por exemplo, fitness não é realmente apenas sobre como entrar em forma: é sobre ser mais confiante, ser mais sexy, saudável e feliz, graças ao seu treinamento e sua dieta.
As pessoas esperam que, assistindo a esses canais, elas possam mudar suas vidas. E você com seu canal deve ajudá-las a alcançar tal objetivo.
O mesmo vale para o nicho de ganhar dinheiro e namoro. Estes oferecem mudanças de estilo de vida completa. Eles permitem as pessoas a encontrar o amor de suas vidas ou ter mais sexo. Da mesma forma, o nicho de ganhar mais dinheiro, vai ajudar as pessoas a dobrar o triplicar suas rendas, o que lhes permitem viajar ao redor do mundo, passar mais tempo de qualidade com suas famílias ou comprar brinquedinhos mais caros.
Eles têm um gancho emocional real e isso significa que os produtos vendidos através da publicidade nesses canais podem cobrar muito mais.
As pessoas estão muito mais dispostas a pagar por um livro que vai lhes dizer como ganhar um bilhão de dólares do que estão dispostas a pagar por um livro que vai lhes ensinar a costurar, por exemplo.
Mas o YouTube é um lugar estranho. E quando você der uma olhada em torno do YouTube, verá que essas regras só são parcialmente verdadeiras. Há também um monte de outros conteúdos muito bem-sucedidos aqui, que são apenas, simplesmente inúteis para ser bastante franco.
Alguns dos maiores tópicos no YouTube fora desses grandes nichos favoritos de marketing na internet são:
Jogos;
Tutoriais de maquiagem;
Estilo;
Viagens;
Tecnologia;
Falhas;
Gatos;
Bricolagem;
Comédia;
Vlogs de estilo de vida;
Essa é uma seleção muito mais fora do comum dos nichos tidos como mais populares e se você olhar ao redor você encontrará prósperas subculturas comemorando todos os tipos de outras coisas incomuns nos feeds do YouTube.
Uma coisa a compreender sobre YouTube é que ele é muito mais visual do que um blog. E isso significa que qualquer assunto que seja mais visual na sua natureza e mais dinâmico é quase certo de se tornar um sucesso.
Os vídeos de gatinhos provocam risadas imediatas, enquanto os tutoriais de maquiagem mostram às mulheres como parecer mais bonitas e têm a prova de que funciona bem na tela.
E as pessoas gostam de assistir a coisas absurdas como vlogs sobre a vida cotidiana das estrelas do YouTube porque – acredite ou não – elas quase se sentem como companhia.
As pessoas gostam de assistir canais de pessoas que são como o amigo mais legal com quem eles adorariam conviver.
O YouTube é um formato tão direto e pessoal que é uma ótima maneira de criar quase um relacionamento pessoal com seu público e, desse modo, causar um grande impacto na vida neles.
Isso funciona ainda melhor se você pode vender um tipo de estilo de vida que eles acham desejável e, assim, permitir-lhes a viver vicariamente.
Muitas pessoas assistem ao estilo de vida de vlogs de pessoas ricas e atraentes, porque eles querem viver esse estilo de vida também – é claro que muitos deles são fabricados!
Enquanto isso, assistir alguém jogar um jogo de vídeo e fazer um “comentário” pode ser uma maneira de recriar a sensação de sair com companheiros enquanto joga Goldeneye sobre o N64 em sua juventude – e ao mesmo tempo você está recebendo notícias e filmagens de novos jogos em que possa estar interessado.
Então, como você pode reunir todos esses elementos diferentes em algo que vai realmente funcionar para você?
Essa é uma pergunta que só você pode responder, mas uma boa maneira de começar é ter um nicho amplo que tem um grande apelo e, em seguida, concentrar-se.
Por exemplo, você pode começar com fitness, mas encontrar o seu próprio caminho, fazendo o seu canal sobre fitness para as pessoas com mais de 50 anos. Esta é uma maneira brilhante de oferecer algo um pouco diferente e um pouco original e, assim, se destacar da multidão, enquanto ainda tem essa proposição de valor e apelo universal.
Outra coisa a lembrar sempre é ser verdadeiro consigo mesmo. Escolha o nicho com o qual você se sinta mais confortável. Você terá muito mais a dizer sobre o assunto.
Você vai se deparar com tantos mais apaixonados e interessados por seu tópico e você será o melhor realmente capaz de inspirar o seu público. Eles vão querer ouvir você.
Não posso lhe dizer que nicho você precisa ou deve escolher, mas usando todas essas informações, espero que você possa escolher algo que terá um grande apelo emocional e que seja lucrativo, sendo também verdadeiro para com quem você é.
Como Ganhar Dinheiro no YouTube.
Antes de mergulhar com os dois pés na criação de conteúdo para o seu canal, vamos rebobinar por um segundo e avaliar exatamente o que isso vai envolver e o que significa ser um YouTuber.
Como se faz para ganhar dinheiro no YouTube? Quanto dinheiro você pode esperar ganhar com seu canal no YouTube?
É importante que você entenda o modelo de negócio aqui, como é, naturalmente, vai afetar a maneira que você vai abordar a criação de conteúdo e sua abordagem geral para ganhar dinheiro online.
Particularmente, eu acho que quando a maioria das pessoas colocam no Google algo como: como criar um canal no YouTube, o que elas querem mesmo é saber como ganhar dinheiro com o YouTube. Então vamos mostrar algumas da formas mais usadas aqui.
Publicidade no YouTube
A principal maneira pela qual você ganha dinheiro no YouTube é através da publicidade. O Google tem sua própria plataforma de publicidade e usa isso para permitir que empresas e marcas paguem para mostrar anúncios em seu canal.
Esta forma é os anúncios do AdSense para aqueles que sabem o que é isso, o que significa que é PPC. Isso significa que a publicidade usa um sistema “Pay Per Click”, ou seja, você é pago por clique. Embora você também possa ser pago quando você alcança um certo número de visualizações completas.
Em outras palavras, você não receberá uma “taxa fixa” por sua publicidade ou é pago por mês. Em vez disso, você será pago cada vez que o anúncio é mostrado e cada vez que alguém clica nele.
É claro que nem todos os que vêm ao seu canal vão ver os anúncios completos ou vão clicar neles. Mas você geralmente pode assumir por pura estatística que você vai ter uma certa quantidade (que é chamado de ‘CTR’ Ou “Taxa de cliques”).
Isso significa que, para cada mil visualizações em um vídeo, é provável que você receba uma certa quantidade média cliques.
Agora, isso não é muito, e para ser honesto você provavelmente vai precisar de centenas de milhares de visitas aos seus vídeos diariamente, a fim de fazer uma quantidade decente de dinheiro com esse modelo e, certamente, vai precisar de muitas visualizações diárias se você quiser viver de YouTube.
Mas pode ser feito e você pode chegar lá, se você está disposto a não só trabalhar duro, mas também trabalhar de forma inteligente.
Outras formas de rentabilizar canal no YouTube
Publicidade no YouTube é apenas uma opção, há realmente muitas maneiras que você pode rentabilizar seu canal e realmente ganhar muito dinheiro no YouTube se você quiser.
- Venda seus próprios produtos. Um grande exemplo é promover e vender seu próprio produto. Se você pode criar um E-Book, uma linha de roupas ou qualquer outra coisa, então você pode promover essas coisas usando seu canal e impulsionar as vendas.
Isso vai funcionar muito bem se você se concentrar na proposição de valor e promover o estilo de vida atraente como discutimos anteriormente.
- Venda produtos como afiliado. Não tem um produto? Sem problemas. Você também pode promover produtos que outros criadores fizeram e ganhar uma comissão sobre as vendas.
Isso é chamado de marketing de afiliados e se emparelha muito bem com o YouTube, já que você pode ser muito persuasivo quando as pessoas realmente conseguem vê-lo falando sobre o produto pessoalmente. Você pode até mesmo demonstrar isso na tela do PC.
- Consiga patrocínios para seus vídeos. E, finalmente, você pode tentar conseguir patrocinadores para seu canal. Isso funciona muito bem se você estiver em um meio visual como fitness, onde é comum obter patrocínio de fabricantes de roupas, produtores de suplemento e até mesmo as empresas que fazem equipamentos de treinamento. O mesmo é válido para maquiagem.
Você pode então demonstrar os produtos que você está promovendo em seus vídeos e dessa forma obter uma grande exposição para eles. Muitas vezes, essas empresas pagam por vídeo, enquanto em outros casos elas podem pagar uma taxa mensal.
Considere esses fatores e o tipo de estratégia de monetização que você pretende usar no momento de criar seu canal. Diferentes assuntos tornarão mais fácil ou mais difícil encontrar patrocinadores e, em geral, um pouco de planejamento prévio pode levar você muito longe.
Então a dica aqui é quer quando você pensar em como criar um canal no YouTube, e se você deseja criar um negócio, então pense também em como você vai ganhar dinheiro com seu canal.
Equipamentos nos quais você deve investir para começar a gravar seus vídeos.
A melhor maneira de ganhar dinheiro no YouTube e se tornar uma “celebridade do YouTube” é, sem dúvida, realmente chegar na frente da câmera e falar com o seu público em pessoa.
Você quer que eles conheçam você e você quer colocar sua personalidade em seus vídeos. Isso ajudará a torná-lo consideravelmente mais persuasivo ao mesmo tempo, dando-lhe muito mais opções em termos do que você pode criar.
Se você está pensando em fazer isso, então há alguns equipamentos e softwares que você vai precisar investir. Mas se tudo vai para o plano, então eles vão se pagar por si mesmos ao longo do tempo e vai ser um dinheiro muito bem investido.
Nota: Se você não estiver confortável com gravar seus vídeos na frente da câmera, você ainda pode ter muito sucesso com um canal do YouTube e isso reduzirá os equipamentos nos quais você precisa investir.
Vamos discutir essas opções alternativas mais para frentes durante este guia.
Mas por agora, vamos ver alguns equipamentos que você irá precisar.
Hardwares
Câmera
Claro que o hardware mais básico que você vai precisar para fazer seus vídeo é de uma câmera. Isto é o que você vai usar para fazer suas filmagens e isso significa que a qualidade da câmera vai influenciar diretamente a qualidade dos seus vídeos.
Existem inúmeros fatores a considerar neste caso. Um é a resolução e aqui você vai precisar de pelo menos 1080p.
Por agora, a maioria das pessoas ainda não tem uma exibição de 4K significando que você não precisa de uma câmera de 4K (e 4K cria arquivos de vídeo muito grandes), mas se você quiser oferecer maior qualidade, escolher uma câmera 4K é uma ótima opção.
Veja aqui: Top 10 das Câmeras de Vídeo 4K.
Outro fator é o seu framerate. Isso geralmente será de 30fps ou 60fps e mais uma vez, 60fps é uma vantagem opcional que fará suas imagens muito mais atraente e vai lhe dá uma sensação muito real de fluidez.
É inteiramente de sua escolha se você quiser mergulhar neste nível muito mais elevado de qualidade, mas alguns espectadores mais exigentes certamente vão apreciá-lo se você o fizer.
Alguns recursos para olhar incluem um zoom óptico se você está planejando uma filmagem ao ar livre (isso permite que você dê zoom sem perda de qualidade) e opções para alterar a abertura, etc. Bom autofocus é muito importante se você vai se mover muito na frente da câmera.
Mas o que é mais importante são realmente as considerações práticas da câmera.
Ter uma tomada de microfone, por exemplo, é uma ideia muito boa, porque vai lhe dar a capacidade de melhorar a qualidade de som. Da mesma forma, uma lente grande angular é uma ideia muito boa se você vai se mover muito e capturar imagens dinâmicas.
Algo que você deve considerar é uma tela que pode ser girada para frente. Isso permitirá que você se certifique de que você está enquadrado antes de começar a filmagem, principalmente se você vai gravar sozinho.
E, claro, não há razão para você fazer tudo isso usando várias câmeras. Muitas pessoas irão usar uma GoPro para capturar imagens mais dinâmicas e repletas de ação e uma câmera normal para seu vlog.
Se você não dispõe de um orçamento tão espaçoso, então você pode começar usando a câmera do iPhone ou uma câmera do seu Samsung ou qualquer outro telefone desses mais recentes já tem câmeras de ótima qualidade.
Muitas… mas muitas pessoas estão gravando seus vídeos com seus celulares e fazendo um ótimo trabalho.
Mas se você quer levar a sério seu canal, você deve pelo menos investir em uma câmera básica, algo como uma Cannon G7 ou uma T5i.
Tripé e acompanhamentos
Também é importante ter um tripé. É possível filmar sem um? Claro, você sempre pode equilibrar sua câmera em uma pilha de livros em cima de uma tábua de passar ou algo do tipo, mas você vai descobrir que fazer um bom alinhamento dessa forma acaba levando muito mais tempo do que você estará disposto a gastar em uma base regular se você tomar essa abordagem.
Um tripé, portanto, irá poupar uma enorme quantidade de tempo, enquanto também obtém melhores ângulos, dando assim ao seu canal uma maior quantidade e qualidade de vídeo – que, obviamente, vai ser uma coisa muito boa.
Iluminação
Costuma-se dizer que a melhor iluminação é a iluminação natural. Para gravar um bom vídeo tente alinhar-se para que você tenha uma grande janela deixando a luz natural do lado.
Isto lhe dará o que é conhecido como “Rembrandt“, que é um tipo de iluminação profissional e muito lisonjeiro.
Mas enquanto este tipo de iluminação é altamente desejável, também não é muito confiável. Se tiver chovendo você não vai gravar? Ou você só vai gravar durante o dia?
Você não pode confiar que luz natural vai estar sempre disponível quando você precisar. Você também não pode se limitar a filmar apenas em determinados momentos do dia. Você precisa ter certeza de que você tem uma maneira de assegurar uma iluminação perfeita quando você precisar dela.
Como você irá fazer isso? Com algum tipo de iluminação artificial. Uma ótima escolha é comprar um kit de softbox. Estes ocupam um pouco de espaço, mas vale a pena, pois permitirá que você possa projetar sua iluminação, se certificando de iluminar bem sua filmagem.
Não subestime uma boa iluminação: na verdade, em muitos casos, a iluminação pode ser mais importante para garantir que sua filmagem do que usar uma câmera com uma alta definição. Isso fará com que suas filmagens pareçam mais profissionais e mais atraentes, ou de PÉSSIMA qualidade.
Quer ir um passo adiante? Dependendo da natureza de seus vídeos, você pode ser criativo. Jonathan Morrison tem um canal do YouTube sobre a apresentação de produtos de tecnologia que é apresentado da melhor maneira e tornando-os altamente desejáveis.
Isso lhe rende muitas visitas, o ajuda a vender um monte de produtos com afiliado e, claro, significa que os fabricantes estão muito felizes em trabalhar com ele e fornecer produtos gratuitos para revisão.
Um truque que ele usa para conseguir isso é usar uma iluminação colorida. Muitas vezes usa luz de telefones e outros gadgets em um tom brilhante rosa, verde ou roxo em um fundo branco que os torna mais modernos e mais nítidos, especialmente com o seu equipamento de filmagem de alta qualidade.
A grande coisa é que as lâmpadas coloridas são realmente muito acessíveis, então isso é algo que você pode imitar muito facilmente, se você quiser, é claro.
Som
Assim como é importante não subestimar a importância de uma boa iluminação nas suas filmagens, você também precisa garantir que você nunca subestime a importância da qualidade do som. O áudio de seus também devem receber todos os cuidados.
Se você quiser fazer o áudio do seu vídeo parecer mais profissional, então é absolutamente crucial que você tenha um microfone de boa qualidade. Não basta gravar um som abafado no microfone regular de sua câmara.
Coisas como acústica importam e mesmo se seus espectadores não percebem a diferença, eles serão capazes de sentir a diferença.
Coisas como esta fazem um impacto psicológico e pode ser a diferença entre um canal que tem altos valores de produção e que as pessoas gostam de assistir e um canal pouco profissional e ninguém leva a sério.
Felizmente, o áudio é uma coisa relativamente fácil de fazer corretamente e a melhor maneira de fazer isso é com um microfone externo básico. Você pode adquirir um microfone de lapela com bastante facilidade e anexá-lo ao seu telefone para gravar o áudio ao mesmo tempo.
Melhor ainda, encontrar um microfone de alta qualidade que você pode conectar diretamente na tomada de microfone da câmera.
O microfone Blue Yeti Snowball é uma das escolhas mais populares entre YouTubers. Esta é uma opção muito acessível que irá fornecer uma ótima qualidade de som muito facilmente.
Softwares
Software de edição
Bem como hardware, você também precisa investir em alguns softwares básicos e outros intangíveis. A coisa mais óbvia aqui é o seu software de edição, que você vai usar para tirar excessos de suas filmagens e transformá-las em algo que tem uma estrutura narrativa e realmente divertido de assistir.
Há muitas opções aqui, que incluem Sony Vegas, Final Cut Pro X, iMovie e Adobe Premiere w / After Effects.
Sua escolha dependerá de sua preferência pessoal, seu orçamento e seu computador. Mas de qualquer forma você vai precisar de um conjunto de edição profissional, a fim de fazer seus vídeos mais profissionais.
Isto é o que você vai usar para cortar e costurar suas filmagens e é o que você vai usar para adicionar coisas como música e logotipos e outros extras que podem tornar seus vídeos mais divertidos, se você julgar, necessário, claro.
Gráficos
Existem vários gráficos que você também pode adicionar aos seus vídeos.
Por exemplo, você provavelmente vai precisar de algum logotipo para sobrepor seus vídeos, se você quiser construir uma marca forte.
Isso é importante porque ajudará a garantir que as pessoas saibam quem você é que todos os seus vídeos e conteúdo são do mesmo criador.
Um bom logotipo deve ser associado a um bom nome e, idealmente, os dois juntos devem ser suficientes para comunicar tudo o que os novos espectadores precisam saber sobre sua marca.
Se você conseguir isso, as pessoas devem ser capazes de dizer a partir dessas coisas, sozinhas, se elas estariam interessadas em seu canal e, portanto, subscrever para receberem mais conteúdo.
Vídeo e Áudio
Você também precisará ver vídeo e som para seus vídeos. Uma coisa importante aqui é um “vídeo-abridor” ou uma intro, que é um clipe curto no início de seus vídeos e vai ajudá-lo a cimentar ainda mais sua marca, indicando que o vídeo começou.
Música também pode ser muito útil e permitirá que você faça seus vídeos muito mais envolventes, sendo também capaz de provocar respostas emocionais.
Então, onde você encontra todos esses materiais extras? Uma resposta é pagar por seus materiais a serem criados em um site como Fiverr ou UpWork. Estes locais permitirão que você encontre os freelancers que podem criar seus materiais para você e fazê-los parecer muito profissionais.
Novamente, é um investimento pequeno, mas vale muito a pena.
Seu Fluxo de Trabalho – Criando e Carregando Vídeos para o YouTube.
Então, uma vez que você tem o seu equipamento, você está pronto para começar suas filmagens, criar vídeos de qualidade e enviá-los para o YouTube.
Então, como é o dia a dia de um YouTuber?
Bem, todo mundo trabalha de forma diferente, mas certamente vale a pena estabelecer um fluxo de trabalho para minimizar a quantidade de tempo e esforço que você vai investir para fazer seus vídeos.
É muito importante que seu conteúdo seja enviado regularmente para evitar de perder seus assinantes e com isso em mente, você precisará ser capaz de confiar em um processo simples para continuar a fazer mais vídeos.
Nada que uma boa organização e o bom e velho planejamento não resolva.
Planejamento e preparação
Para começar, você deve tentar manter uma área em sua casa ou estúdio pronto para filmar a qualquer momento.
Tente designar um canto de um escritório ou em outro lugar para suas filmagens e dessa forma, você não terá que arrumar e desarrumar tudo cada vez que quiser filmar, pois seu cantinho de produção estará lá pronto para você começar imediatamente.
Isso é muito importante porque, uma vez mais, melhorará muito seu profissionalismo.
Você não quer gravar a si mesmo falando na frente de um quarto desarrumado com roupas espalhadas por toda parte.
Você também não quer gravar em um escritório desarrumado ou qualquer outra parte da casa que apenas se parece com a casa de alguém.
Em vez disso, seu objetivo é fazer um vídeo pelo menos minimamente profissional e ter um conjunto onde você pode filmar regularmente vai dar um olhar mais profissional para seus vídeos e vai ajudar a reforçar o estilo de vida que você está tentando promover.
Isso pode significar que você prepara uma área em sua casa para refletir o que você está tentando dizer sobre si mesmo. Isso poderia ser uma mesa de trabalho muito limpa e moderna, por exemplo, ou poderia ser lotes de histórias em quadrinhos e ou mercadorias.
Outra opção é usar um fundo completamente branco (possível com seu equipamento de iluminação e uma parede branca – ou mesmo um lençol branco bem esticado) ou alguma outra paisagem de sua escolha que você pode usar para seu pano de fundo.
Seja o que for que você decidir, apenas certifique-se de ter tudo certo onde você precisa que esteja, que ajude a transmitir sua mensagem.
Executando
Uma boa dica é escrever um scrip antes de começar, mas fique bastante relaxado durante a execução do seu script. É bom trabalhar a partir dele, em vez de lê-lo textualmente.
Outra dica é quebrar seu script em lotes menores. Desta forma, você pode olhar para a próxima seção, executá-lo e, em seguida, passar para a próxima parte.
Se você tem um cartão de armazenamento grande o suficiente, então você pode gravar tudo em uma única tomada e, em seguida, editá-lo em um vídeo que as pessoas vão querer assistir.
Mas para fazer isso, você também precisa se certificar de que você o torna tão fácil quanto possível para si mesmo. Você pode fazer isso se movendo um pouco cada vez que você executar a próxima página.
Isso fará o vídeo muito mais dinâmico.
Isso facilita a edição e cortes necessários. Quando você cortar você precisa manter sua posição exatamente a mesma ou voltar numa posição propositadamente diferente.
Outra dica é bater uma palma no início de cada gravação. Por quê? Porque isso tornará mais fácil para você ver o pico de áudio no editor, o que facilita a sincronização entre vídeo e áudio.
Mais uma dica: ao fazer suas filmagens, sempre deixe espaços longos antes e depois de cada tomada e procure gravar mais do que você acha que vai precisar. Isso lhe dará mais material para trabalhar na edição.
Você também deve configurar o seu microfone separadamente. Se você estiver usando um microfone de lapela, então você só precisa conectar seu telefone e colocá-lo em um bolso enquanto você grava seus vídeos.
Você pode fazer isso tudo em uma tomada também.
Coletando cenas extras
Dependendo da natureza do seu vídeo, talvez seja necessário gravar algumas cenas extras que você pode usar como inserções.
Um vídeo muito longo de alguém falando, normalmente não é muito envolvente, é por isso que você vai querer clipes clipes de outro vídeo, ou imagens.
Uma maneira de fazer isso é através da coleta de B-Roll. Esta é a filmagem de inserção do produto que você está revendo, de sua localização ou de qualquer outra coisa relacionada ao seu assunto.
A maneira como você vai usar isso é ter seu áudio funcionando continuamente em segundo plano e, em seguida, mudar a filmagem de você falando para imagens de seus produtos ou o ambiente.
Coletar B-Roll é uma habilidade definida e envolverá o uso da cabeça de rastreamento e tripé como discutido anteriormente. Experimente ver vídeos de tecnologia como Android Authority, Techno Buffalo, The Verge etc. e você verá que eles sempre incluem fotos de telefones e computadores perto de canetas e papel, ou água corrente, ou no meio de gramados e Plantas.
Em qualquer caso, o ambiente ajuda a mostrar a beleza do design e engenharia e torna o vídeo mais interessante do que apenas um simples vídeo de um telefone nas mãos de alguém.
Isso novamente mostra o “estilo de vida” e faz tudo parecer atraente e desejável.
Você também pode usar outros tipos de metragem de inserção. Por exemplo, você pode querer usar imagens de si mesmo trabalhando enquanto fala sobre fitness, ou você pode querer usar clipes de outros vídeos do YouTube (muito cuidadoso com os direitos autorais, é claro!).
O último você pode realizar usando várias ferramentas que permitem que você baixe vídeos do YouTube. Uma boa opção é o Hyper para o YouTube, que pode ser transferido da Loja do Windows.
Há muitas maneiras de coletar a metragem extra que podem tornar seus vídeos mais atraentes. Como usar um timelapse por exemplo.
Timelapse Pro é um aplicativo para Android, iOS e Windows, perfeito para criar timelapses de todos os tipos.
Edição
Quando tudo estiver pronto, você estará pronto para editar seu vídeo. Abra-o em seu software de edição de vídeo escolhido e o importe juntamente com todos os gráficos adicionais, som e outros materiais que você pretende usar.
Agora você deseja sincronizar o áudio com o vídeo e a maioria dos programas oferece maneiras fáceis de fazer isso.
No Adobe Premiere, por exemplo, é uma simples questão de clicar com o botão direito do mouse em ambos e selecionar “sincronizar> por faixa de áudio”. O áudio será sincronizado e você pode simplesmente colocar o vídeo em silêncio para que ele seja substituído pelo áudio de alta qualidade gravado separadamente.
Agora, basta ligar o áudio e a filmagem para que as edições que você fizer afetem ambos, como se tivessem sido gravados ao mesmo tempo desde o início.
Você vai querer alinhar tudo isso para que você tenha suas filmagens em ordem e de modo que não há pausas desajeitadas.
Uma vez que tudo está em ordem e o som está alinhado, você pode então começar a inserir suas filmagens extras. Normalmente, você vai manter o áudio indo continuamente e apenas recortar e inserir vídeos enquanto você faz isso.
Se você assistir os vídeos acima mencionados, Android Authority, você vai notar que eles tendem a não aparecer muito falando em tudo – eles têm um clipe no início e no final e talvez um ou dois no meio e o resto é tudo B-roll.
Finalmente, tente adicionar uma intro, qualquer terço inferior, seu logotipo e sua música.
Estes toques finais darão a seu vídeo um ar real de profissionalismo e dinamismo.
Fazendo upload e finalizando
Agora você só precisa salvar seu vídeo em um formato que o YouTube gosta (como .mp4) e, em seguida, começar a enviá-lo para seu canal.
Tudo isso pode levar um pouco de tempo, então reserve tempo para fazer isso, a menos que você tenha uma conexão muito rápida. Isto será ainda mais verdadeiro se você estiver usando imagens 4K.
Uma dica é usar o Google Chrome para fazer o upload. Google fez o Chrome e o próprio YouTube, para que os dois joguem bem juntos. Se o upload for interrompido e você estiver usando o Chrome, então você poderá retomá-lo de onde parou mais tarde – mesmo se o computador estiver desativado.
Enquanto seus vídeos são carregados, você pode usar o tempo para preencher alguns dos detalhes extras que o YouTube exige de você.
O YouTube perguntará se você deseja monetizar seu vídeo com anúncios, por exemplo, e, claro, a resposta é sim – contanto que você não esteja vendendo abertamente nada nele.
Da mesma forma, você poderá escrever seu título, sua descrição e suas palavras-chaves.
Certifique-se de que o seu título é descritivo, sendo também algo que as pessoas vão querer procurar e algo que as pessoas vão ser tentadas a clicar quando vê-lo. Vamos entrar nisso mais detalhadamente mais tarde.
Finalmente, faça uma miniatura para seu vídeo – isto é uma imagem que as pessoas verão antes de clicarem no seu vídeo. Se você não fizer isso, o YouTube selecionará um quadro do próprio vídeo e, enquanto isso pode funcionar, ele muitas vezes parece pouco profissional.
Uma boa imagem de miniatura pode fazer uma enorme diferença, tornando seu vídeo muito mais atraente, impossível de ser ignorado quando aparece no feed.
Como fazer vídeos sem entrar na frente da câmera.
Você quer ser uma grande sensação do YouTube ou apenas ganhar dinheiro na plataforma, mas não gosta de ficar na frente das câmeras?
Isso pode parecer um problema insuperável, à primeira vista, mas a boa notícia é que há muitas maneiras que você pode contornar esse problema e criar vídeos de sucesso para o YouTube sem precisar aparecer.
Aqui está uma seleção de diferentes opções que tem funcionado muito bem para muitos YouTubers ao redor do mundo.
Vamos jogar ao vivo?
Uma opção fácil é gravar seus jogos favoritos. Isto é algo muito popular no YouTube e, claro, você não precisa ficar na frente de uma câmera para fazer este tipo de vídeo. Você pode optar por incluir comentários ou até mesmo fazer upload de vídeos sem comentários – ambos são muito populares e ambos são muito fáceis de criar.
A melhor parte é que existem muitos jogos populares por aí. Muitos dos quais não recebem muito conteúdo feito para eles. Escolha o jogo certo e você pode encontrar sua base de fãs, expondo rapidamente o seu canal a um público enorme.
Isso é exatamente o que faz o YouTuber mais famoso do mundo, PewDiePie.
Apresentação de slides e animações de quadro branco
Confira “ASAP Science” se você quiser um exemplo de um ótimo canal que não inclui qualquer metragem dos criadores. Este canal utiliza uma animação desenhada num quadro branco e uma narração para explicar uma série de conceitos científicos interessantes.
É um ótimo canal que tem um monte de assinantes e é algo que você pode fazer muito facilmente com o software certo. VideoScribe é um exemplo de um canal que faz isso bem.
Imagens e slides
Outra ótima opção é fazer seus vídeos usando imagens estáticas e slideshows. Não há nenhuma razão que você precisa de animação real em seus vídeos e se você escolher as imagens certas, você pode simplesmente gravar uma narração que vai fazer muito bem o trabalho.
Isso se torna essencialmente muito mais um podcast do que um vídeo real, mas que funciona muito bem e um número de criadores conseguiram se tornar muito bem-sucedido usando esta estratégia.
Um dos melhores exemplos lá fora é o incrível Mr. Sunday Movies. Este criador faz vídeos engraçados sobre filmes de cultura pop.
Embora ele não apareça em seus vídeos, ele é muito conhecido graças a seus comentários hilariantes e uploads regulares. As entrevistas também funcionam muito bem neste formato.
Top 10
Um top dez aplicativos de vídeo, top dez filmes, top dez cenas de lutas ou qualquer outro top dez pode ser feito com muito exito. Você nem mesmo precisa fazer a narração pessoalmente. Você pode usar legendas, títulos ou apenas deixar os próprios vídeos fazer desenvolver conversa.
Edições e Mashups
Isso nos leva à opção de criar super-cortes, edições e mashups. Basta dar uma olhada na popularidade de Cassette Boy, que faz vídeos em sequência de caracteres em conjunto com imagens de pessoas famosas que os fazem dizer coisas engraçadas.
Em seguida, há o incrivelmente popular ‘Cinema Sins‘ que corta os erros em filmes blockbuster e, em seguida, aponta os erros que eles fizeram na edição etc.
Outro grande exemplo é People Are Awesome. Estas são simplesmente montagens de pessoas fazendo acrobacias incríveis.
Tutoriais
Tutoriais, em particular, são muito fáceis de fazer, sem necessidade de aparecer na câmera. Você pode fazer isso simplesmente usando um software de captura de tela em seu computador.
Há uma abundância de grandes tutoriais de tecnologia que trabalham muito bem, incluindo tutoriais para programação, para usar determinado software ou para resolver problemas de computador.
Vídeos engraçados
Vídeos de gatinhos engraçados são muito acessados e se você tem um gato disposto, então não há nenhuma razão para você não gravar alguns vídeos engraçados você mesmo.
Da mesma forma, não há nada que o impeça de fazer vídeos engraçados de cães ou outros animais, criando estruturas elaboradas e derrubando-os, ou usando objetos.
Um canal muito popular no YouTube é o SlowMo Guys. Esses caras compraram uma câmera de alta velocidade muito e usou para filmar todos os tipos de coisas em câmera lenta.
https://www.youtube.com/watch?v=np68FhljCb8
Por exemplo, eles podem filmar uma bala passando por uma melancia, um balão de água, um fogo de artifício ou alguém sendo perfurado.
Todas essas coisas que eles fizeram eles mesmos diante das câmeras. Não há nenhuma razão que você não poderia fazer algo muito semelhante, sem necessidade de aparecer no filme sozinho.
Mesmo uma revisão de um produto pode ser realizada inteiramente sem você aparecer, usando apenas B-Roll.
Dicas para criar vídeos surpreendentes arrebatadores de audiência.
Então agora você sabe os tipos de vídeo que você pode criar e você sabe como vai ser seu fluxo de trabalho, a próxima pergunta é o que faz um vídeo ser campão de audiência?
Há uma série de respostas para esta pergunta e realmente o que faz um grande vídeo do YouTube não é necessariamente a mesma coisa que o que faz um bom vídeo em geral.
Mas há certamente algumas coisas que ajudarão a tornar seu vídeo mais bem-sucedido e mais popular no YouTube, então siga estas dicas para levar sua criação de vídeo para o próximo nível.
Procure fazer vídeos curtos
Estatisticamente, os vídeos mais curtos no YouTube tendem a se sair melhor. E, na verdade, isso também irá ajudá-lo, pois significa que você pode carregar vários vídeos por semana em vez de apenas um.
Quanto tempo é o ideal? Geralmente, a recomendação oficial é que seus vídeos sejam entre 3 e 3:30. No entanto, menos de 10 minutos geralmente vai ficar bem.
Há uma chance de que você pode lutar com isso, no início. Afinal, muitas pessoas vão achar que eles querem empacotar muitas informações extras e fazer seus vídeos tão informativos quanto possível – e, claro, este é um objetivo muito admirável.
A resposta, então, não é tornar seus vídeos menos informativos ou menos detalhados, mas em vez disso, concentrar-se em quebrá-los.
Se você tem um vídeo que cobre cada aspecto do treinamento do cérebro, tente em vez disso, fazer uma série de vídeos, cada um enfrentando um aspecto diferente e específico de seu assunto.
Vá direto ao Ponto
Outra maneira de tornar seus vídeos mais curtos e mais impactantes é cortar a enrolação.
As pessoas clicam nos vídeos porque querem respostas para uma pergunta ou porque querem entretenimento.
Assim seus vídeos deve tentar lhes dá estas respostas ou o entretenimento que procuram o mais rapidamente possível e não encher seus vídeos com o bate-papo longo, desnecessário. Em vez disso, apenas vá direto ao ponto, imediatamente.
Deixe sua personalidade entrar em seus vídeos
A pior coisa que você pode fazer é filmar um vídeo que faz você parecer como alguém completamente desinteressante, mas infelizmente isso acontece muito. E não é porque as pessoas que fazem esses vídeos são sem graça e desinteressantes.
Em vez disso, passe o seu conteúdo de forma interessante e procure passar um pouco de sua personalidade em seus vídeos.
Seja entusiasmado com o que você está dizendo. Você tem que aumentar seus níveis de energia enquanto fala com seu público, afinal você quer que eles o siga.
Enquanto isso, deixe seu senso de humor se mostrar, deixe sua personalidade e preferências transparecer e tente não apenas ler seu script.
É preciso prática, mas não se preocupe – que virá com o tempo e a melhor maneira de aprender é apenas a prática.
Destaque-se, seja diferente
Também é muito importante se destacar, ser diferente da maioria. Tente oferecer algo em seu nicho que não está sendo oferecido lá, em vez de apenas fazer uma reorganização do que já existe por aí.
Em outras palavras, se você estiver fazendo um canal de fitness, então tente ficar longe de vídeos ‘como perder barriga’. Estes são feitos aos montes e há muito lá fora.
Para você realmente oferecer algo novo que tal colocar uma pergunta que ninguém mais respondeu?
Ou talvez abordar um assunto de uma nova maneira?
Você poderia criar um regime de treinamento inspirado por alguns filmes, você poderia usar um item incomum para treino ou você poderia treinar na chuva. Enfim, use sua criatividade.
De qualquer forma, você estará criando algo único e diferente e isso significa que quando as pessoas estiverem navegando pela sua casa no YouTube, elas terão mais probabilidade de pausar quando chegarem à sua oferta e talvez experimentá-la.
Mantenha seu vídeo dinâmico
Nós já conversamos sobre isso um pouco, mas tente garantir que seu vídeo seja dinâmico, que tenha energia, personalidade. Em outras palavras, tente evitar longas pausas entre o seu discurso, procure evitar fotos estáticas e mantenha o dinamismo.
Como tornar seus vídeos mais populares.
Com tudo o que já foi dito, agora você deve ter uma boa ideia de como administrar seu canal e continuar adicionando conteúdo novo e interessante com frequência.
Mas em primeiro lugar, você vai achar que este é um processo totalmente sem gratificação.
Você carregará seu primeiro vídeo depois de passar horas trabalhando nele para obtê-lo apenas na plataforma, ninguém vai clicar nele. Se você tiver sorte, então seu primeiro vídeo pode ter 100 vistas e provavelmente levará meses para chegar a este número.
Mais provavelmente, você terá 3 visualizações. E uma será sua mãe.
Então você tem que fazer outro vídeo e outro e você vai se sentir como se estivesse desperdiçando todo esse tempo e esforço. NÃO vai entrar dinheiro.
A primeira coisa a fazer, é reconhecer que isso não é um desperdício. Para começar, você está construindo sua audiência desta forma, mas ao mesmo tempo, vale a pena notar que você será capaz de reutilizar seu trabalho. Isso é importante, o nosso aqui se acumula.
Não há nenhuma razão para que você não possa promover esses vídeos antigos, uma vez que você tem uma audiência muito maior, por isso não se preocupe se ninguém os ver imediatamente.
E, ao mesmo tempo, você deve começar a procurar maneiras de ajudar as pessoas a encontrar seus vídeos e começar a gerar impulsos para seu canal. Há algumas coisas diferentes que você pode fazer aqui que ajudarão a tornar seu vídeos muito mais populares.
Vamos dar uma olhada nessas coisas que você pode fazer.
Escolha um tópico popular
Isso pode soar muito óbvio, mas naturalmente fazer conteúdo com um tema muito popular vai ajudá-lo a encontrar mais telespectadores.
E melhor ainda, fazer conteúdo que tem um grande público dedicado, ou que não é muito lotado irá ajudá-lo a se destacar e ser notado entre a multidão.
Digamos que você está fazendo vídeos de opinião sobre jogos de computador. Uma ótima maneira de se certificar de que você será notado é fazer um vídeo sobre Sonic the Hedgehog. Sonic é uma figura um pouco divisiva na comunidade de videogames, mas há um grande público.
Se você fizer um vídeo sobre o Sonic, você pode ter certeza de milhares de visualizações e gostos apenas de pessoas que procuram conteúdo novo de seu mascote favorito.
Tem um canal de futebol? Então, porque não fazer um vídeo sobre uma pequena equipe local? Não haverá muito conteúdo por aí sobre esta equipe, o que significa que esses fãs só terão seu vídeo para saciar seu apetite por informação.
Novamente, isso pode ser uma boa maneira de encontrar uma grande audiência.
Tem um canal de fitness? Tente fazer um vídeo sobre o Bruce Lee. Ele é uma figura tão icônica que quase qualquer vídeo sobre ele é obrigado a ter toneladas de visitas, gostos e seguidores.
Certifique-se de seus vídeos são vistos completamente e que as pessoas deem os famosos gostos ou likes ou joinhas
O YouTube usa várias métricas diferentes para determinar se um vídeo é popular e se ele deve ser promovido. Uma dessas métricas é quanto tempo o vídeo é visto e com que frequência ele recebe um joinha like do público.
Portanto, se seus vídeos são assistidos completamente e obtêm milhares de gostos, seu canal será muito popular e você verá seus vídeos escalando as fileiras do YouTube mais rapidamente.
Esta é outra razão muito boa para tornar seu conteúdo o mais curto, porque isso significa que 3 minutos é agora 100% do seu vídeo em vez de 20%! Outra dica é dar aos seus telespectadores uma razão para ficar por aí. Diga-lhes no início do vídeo sobre algo emocionante que você revelar no final, por exemplo.
Usar palavras-chave
Quando você está tentando promover um site, uma das maneiras que normalmente usamos para fazer isso é usar palavras-chave. Estes são termos que as pessoas pesquisam regularmente no Google, por inserção desses termos no seu conteúdo, você pode garantir que o Google faça a conexão.
Você não pode fazer isso em seus vídeos, porque o Google não pode pesquisar o conteúdo do que você está dizendo (ainda!). Mas o que você pode fazer é escolher palavras-chave relevantes para adicionar ao vídeo quando você o carregar para a plataforma.
Estas devem ser coisas que as pessoas são susceptíveis de procurar, bem como as coisas que vão fazer o seu vídeo vir a aparecer em “Vídeos Sugeridos” no momento certo.
A maneira de obter estes termos é procurar assuntos populares, mas ao mesmo tempo se certificar de que as frases que você escolher realmente são relevantes.
Você não está tentando ‘enganar as pessoas’ para assistir seus vídeos. Se você fizer isso, tudo o que vai fazer é levá-los a sair muito rapidamente dos seus vídeos.
Se você quiser encontrar bons termos de pesquisa, então você pode usar a Ferramenta de palavras-chave do Google.
Essa ferramenta irá lhe dizer o que as pessoas estão procurando no Google, que pode ser diferente do que as pessoas estão pesquisando no YouTube, mas, muitas vezes, são semelhantes, pelo menos.
Mas você também pode usar um pouco de senso comum aqui. Ao criar seus vídeos, tente pensar no que as pessoas podem pesquisar ao procurar esse conteúdo. Ele funciona de forma muito semelhante a hashtags no Instagram ou Twitter.
Da mesma forma, você também deve usar palavras-chave no título do seu vídeo e, certamente deve usar na descrição dos mesmos.
Em geral, é importante certificar-se de que adiciona muito conteúdo à sua descrição e escrever sobre o que os espectadores podem esperar ver no vídeo.
Não só isso pode ser uma ótima maneira de oferecer mais valor adicional para seus visitantes, permitindo-lhes peneirar os pontos-chave, mas também dará ao YouTube mais conteúdo para usar para colocar seus vídeos no sugeridos do YouTube.
Gerencie seu perfil
Você tem um perfil no YouTube e isso é algo que também pode surgir em pesquisas. Você deve otimizar seu perfil para SEO do YouTube (Search Engine Optimization) assim como você está otimizando seus próprios vídeos com as palavras-chave nas descrições e nos títulos.
Isso significa certificar-se de preencher sua página “Sobre” adicionando muito conteúdo na seção “Descrição” inserindo as principais palavras-chaves do seu canal.
Em sua página inicial, você também pode tornar seu canal mais atraente adicionando listas de reprodução para que as pessoas possam rapidamente encontrar diferentes tipos de conteúdo. Desta forma, você pode separar o conteúdo em diferentes categorias.
Você também pode criar um “anúncio de canal”, que será um vídeo que apresenta seu canal às pessoas e as incentiva a se inscreverem no canal para acompanhar novos conteúdos.
Adicione uma imagem de perfil, uma imagem de banner e certifique-se de vincular a todas as suas contas de mídia social também. Tudo isso ajudará o YouTube a ver que você está levando a sério no que diz respeito à criação de conteúdo, o que por sua vez significa que seus vídeos terão mais promoção.
Escolha os títulos que as pessoas querem clicar – títulos persuasivos
Digamos que alguém está assistindo a um vídeo no mesmo nicho do seu canal e, em seguida, eles veem o vídeo como um vídeo sugerido por causa das palavras-chave que você usou.
Se você tem uma boa miniatura e o título do vídeo é atraente, isso fará seu vídeo atrativo o bastante para as que pessoas não possam ignorar.
Um exemplo brilhante disso vem do canal Elliott Hulse. Elliott Hulse é um YouTuber que fala principalmente sobre o levantamento de pesos e sobre como ficar mais forte.
Mas apesar disso, ele conseguiu se tornar quase um nome familiar e é conhecido fora do círculo de fitness. Por quê? Por causa de sua série de “Yo Elliott”, onde responde perguntas de seus espectadores.
Estas são as coisas que tem uma reação emocional das pessoas e que eles vão pensar que pode ajudar a tornar suas vidas melhores.
Basta verificar alguns destes títulos de vídeo:
“Como abordar mulheres (dê mini orgasmo)”
“Como destruir a auto-dúvida”
“Masturbação me dá energia para treinar”
“Como comandar com segurança o respeito”
Que cara não quer dar orgasmos às mulheres?
Seja o que for que você pensa sobre esse tipo de conteúdo, não há como negar que ele certamente se destaca e é fácil ver por que as pessoas clicam nele.
E mesmo se você acha que é um provável lixo, um monte de gente ainda vai clicar nele para ver apenas que tipo de lixo é. É interessante ver o que ele vai dizer.
Você não precisa usar este método exato, mas apenas tenha em mente que você pode fazer seus títulos muito mais clicáveis, oferecendo algo que promete valor real, que se destaca e que as pessoas realmente querem ouvir.
Publique seus vídeos
Finalmente, não há razão para você simplesmente não postar seus vídeos para compartilhamentos. Não tenha medo de publicar seus vídeos no Google+, no Facebook, no Twitter e nas comunidades relevantes.
Desta forma, você pode encontrar o público que irá apreciar o seu conteúdo e obter um monte de visualizações rápidas.
Principais dicas para crescer em seu seguimento.
As dicas do último tópico ajudarão todas as pessoas a encontrar seus vídeos, mas também existem algumas estratégias básicas de marketing que você pode optar por usar para ajudar seu canal a crescer mais rápido também.
Peça às pessoas para se inscreverem
Assista a qualquer um dos grandes canais do YouTube e você verá que eles terminam praticamente da mesma maneira: com os criadores pedindo que seus espectadores deem likes nos vídeos, compartilhem o vídeo e se inscrevam nos seus canais.
Esta é a maneira mais simples de obter mais assinantes e funciona muito bem: um monte de pessoas estão mais do que felizes com seu conteúdo, mas não tomam nenhuma ação. Então se você lhes pedir eles vão fazer o que você está pedindo.
Basta lembrá-los de que eles podem compartilhar com seus amigos nas redes sociais e podem se inscreverem no seu canal para não perderem os próximos conteúdos.
Fazer parcerias
Outra dica muito importante para crescer no seu seguimento no YouTube é procurar outros YouTubers com quem você pode fazer parceria.
Se você assistir a qualquer canal grande, você verá que muitas vezes eles trabalham com outros grandes canais e com aparições de convidados ou apenas mencionam outros criadores.
Um canal que faz isso muito bem é VSauce, que apresenta respostas para muitas perguntas fascinantes. Michael Stevens é o criador deste canal e ele está quase sempre recomendando outros criadores ou eles vão para seu canal para falar sobre suas áreas de conhecimento especial.
Trata-se essencialmente de «marketing influencer». Isso significa que você encontra um “influenciador” (alguém com uma grande audiência) e, em seguida, o leva a promovê-lo.
A chave para o sucesso nesta arena não é tentar ser demasiado ambicioso de imediato. Em outras palavras, você provavelmente não vai gritar para o VSauce a menos que você já esteja bastante grande.
Em vez disso, tente encontrar alguém que é aproximadamente do mesmo tamanho que você em um nicho semelhante e, em seguida, pergunte se eles querem fazer um vídeo de crossover com você.
Desta forma, vocês dois podem ganhar expondo-se mutuamente às suas respectivas audiências. Isso lhe dará um impulso em números e significa que você pode tentar chegar a alguém ainda maior na próxima vez.
Propaganda
Claro que a plataforma de publicidade do YouTube não é apenas uma maneira de você ganhar dinheiro, também pode ser uma maneira para você gastar dinheiro em seus próprios anúncios.
Desta forma, você pode criar um anúncio que será exibido no início de outros vídeos e levar as pessoas para o seu canal.
Isso custa dinheiro e por isso pode não ser uma boa opção a menos que você já tenha uma boa forma de monetização configurada e funcionando – e que precisa ser mais do que apenas publicidade.
Se o seu canal do YouTube for o início de um funil de vendas eficaz, isso leva as pessoas a comprarem um item de valor elevado, então você pode investir algum dinheiro na promoção, decida o quanto você está disposto a investir em anúncios.
Se você optar por seguir esta rota, então pode ser muito eficaz – basta dar uma olhada no sucesso de Tai Lopez graças aos seus anúncios ‘aqui na minha garagem’. Mesmo se ele é bastante desprezado pela metade da rede.
Criar outras mídias
Finalmente, certifique-se de que você não está fazendo toda a sua promoção no YouTube. A melhor maneira de olhar o YouTube é como parte de uma estratégia muito mais ampla para construir sua marca e criar confiança e influência na web.
Isso significa que você deve estar na mídia social e isso vai lhe dar uma maneira de compartilhar seu conteúdo, enquanto consegue mais seguidores.
Pense nisso como um ciclo virtuoso e tente se concentrar na sinergia entre seus canais sociais e seu canal do YouTube – você pode pedir para as pessoas segui-lo no Twitter e Facebook em seus vídeos e, em seguida, no Facebook e Twitter trazer mais pessoas de volta para o seu canal.
Seu blog, entretanto, pode servir um a papel semelhante e você pode usar isso para adicionar conteúdo adicional aos seus vídeos. Isso facilitará a exibição dos seus vídeos no Google e dará aos seus fãs uma base onde poderão desfrutar do seu conteúdo quando não tiverem a opção de assistir ao YouTube.
A chave para a boa marca é “estar em toda parte” e apenas porque o YouTube é o seu foco, isso não significa que você deve ignorar outros canais.
Conclusão.
A coisa mais importante a ter sempre em mente é fornecer valor e oferecer algo diferente. Você quer saber como criar um canal no YouTube, mas pense na proposição de valor.
Você pode ser inteligente sobre a forma como você faz isso, a fim de minimizar o seu trabalho e maximizar a sua exposição, mas a chave é ser genuíno, ser interessante e realmente trabalhar na qualidade dos seus vídeos, bem como na qualidade do seu conteúdo.
Também é altamente importante ser consistente. Não espere que a fama venha durante a noite e não espere que seu primeiro vídeo obtenha mil visualizações da noite para o dia.
Isso leva tempo e dedicação e você precisa ser consistente e confiável, gravar vídeo de alta qualidade, se você deseja convencer as pessoas a se inscreverem no seu canal e continuar voltando.
Se você quer se aprofundar ainda mais sobre como criar um canal no YouTube e ganhar dinheiro de verdade com seu canal, acesse agora o treinamento: Viver de YouTube.
Seja o primeiro a comentar!