Paixão ardente
A paixão permite que você seja mais do que pensa que pode – a chave para o sucesso.
É também o que o amarra quando você ainda não está vendo resultados ou está passando por momentos difíceis.
A maioria das pessoas não pode fazer isso porque não sabe exatamente o que quer e qual é sua paixão.
E se você não tem certeza do que quer, é provável que você se desvie e não alcance muito.
Isso é compreensível, especialmente quando você considera que vivemos em um momento da história em que a vida é incrivelmente agitada.
No final do dia, você pode estar exausto e a última coisa que deseja fazer é planejar seus objetivos de vida.
Então, quando chega o fim de semana, você pode estar tão exausto que pensar sobre os maiores sonhos da sua vida está muito longe de sua mente.
A vida pode ser difícil, e quando você teve muitas decepções ao longo do caminho, pode ser difícil acreditar que você realmente pode realizar todos os sonhos que teve quando era criança.
O bom, porém, é que é muito fácil descobrir o que você deseja alcançar na vida, mesmo que agora você não tenha certeza do que deseja.
Quando você sabe o que quer da vida, é muito mais provável que você consiga.
Muitas pessoas sabem exatamente o que desejam e, como resultado, alcançam seus objetivos.
Em um momento, vou compartilhar com vocês um simples técnica que o ajudará a descobrir rapidamente os objetivos que serão mais significativos para você.
Decepções e contratempos
É bastante triste que, quando muitas pessoas chegam aos 20 e poucos anos, elas passam por tantas decepções e contratempos, que literalmente fecham sua própria capacidade de sonhar grande.
Pode haver uma grande diferença entre alguém de 15 anos e alguém de 30.
Muitas vezes, quando ainda somos jovens, a vida pode parecer cheia de possibilidades incríveis e podemos ficar entusiasmados com o futuro.
Mesmo assim, 15 anos depois, podemos ter tido o enchimento literalmente arrancado de nós pelas duras realidades da vida.
Carreiras que deram errado, relacionamentos que não saíram como esperávamos, doenças e todos os tipos de decepções.
Tudo isso faz parte de crescer e aprender que a vida nem sempre é um mar de rosas.
Nossos desafios podem permitir que nos tornemos indivíduos mais sábios, mais fortes e mais capazes, ou podem fazer com que fiquemos desapontados, enfraquecidos e desiludidos com a vida.
Você já se sentiu assim?
Eu imagino que você provavelmente tenha, como a maioria das pessoas faz em algum momento de suas vidas.
Na verdade, minha própria experiência é que a maioria das pessoas que conheci ao longo dos anos se sente impotente e desiludida com a vida de forma significativa.
São essas decepções que nos condicionam a esperar ainda mais desafios no futuro.
E, infelizmente, muitas vezes experimentamos o que acreditamos que pode acontecer.
No sétimo passo, você aprenderá novas maneiras poderosas de superar suas crenças autolimitadoras, de modo que possa começar a sonhar grande novamente e a fazer planos estimulantes novamente para o seu futuro.
Por enquanto, vamos ver onde você está agora.
Se você sabe exatamente o que deseja alcançar, eu o parabenizo porque você é um dos poucos que sabe o que deseja.
Por outro lado, se você é como a maioria das pessoas, pode não saber exatamente o que quer – provavelmente não está consciente dos maiores objetivos da sua vida.
No entanto, estou feliz em dizer que você pode consertar isso, e é tão simples que você pode até se perguntar como nunca pensou nisso antes.
Faça este exercício: Descubra o que você quer da vida
Para começar a descobrir o que você realmente quer da vida, faça este exercício simples.
Passo 1: Se você quer descobrir o que você realmente quer da vida, tudo que você precisa fazer é olhar para sua vida agora e anotar todas as coisas em sua vida que o fazem sofrer.
Todas as coisas que criam dor para você em algum nível. Eles podem incluir coisas como seus relacionamentos, sua carreira, sua renda e finanças, sua saúde, sua família, suas habilidades atuais, seu peso, suas emoções, seu nível de felicidade e uma ampla gama de outras questões.
Como seres humanos, somos todos muito semelhantes e, portanto, tenho quase certeza de que há muitas coisas em sua vida agora que você não está particularmente feliz – coisas que você realmente deseja mudar.
Etapa 2: a próxima etapa é converter esses problemas em objetivos concretos. Tudo que você precisa fazer é converter cada um em seu oposto completo.
Por exemplo, se você sempre parece ter relacionamentos infelizes, pode criar uma meta para começar a ter relacionamentos profundos, relacionamentos gratificantes e duradouros de agora em diante.
Por outro lado, se você acha que sua carreira não o satisfaz e anseia por uma mudança, então é fácil criar uma nova meta poderosa que, digamos, daqui a seis meses, estará trabalhando em um emprego que encontrará ambos emocionante e profundamente gratificante.
Da mesma forma, se você sempre parece quebrado no final de cada mês, ou se não está saudável ou insatisfeito com qualquer área de sua vida, você pode facilmente criar metas para alcançar o oposto do que está experimentando atualmente.
Simplesmente porque você está sofrendo atualmente com cada uma dessas áreas da vida, significa que você pode transformá-las em objetivos muito poderosos – objetivos que o motivarão a criar a mudança que deseja ver.
É muito simples, não é?
Absolutamente qualquer coisa que esteja causando seu sofrimento, especialmente se já está acontecendo há muito tempo, pode ser convertido em seu oposto para criar um novo objetivo poderoso.
Aqui está um gráfico de processo para esclarecer o exercício:
Neste ponto, você pode acreditar que é impossível mudar, especialmente se o problema já se arrasta por muito tempo, ou que pode ser muito difícil de transformar.
Já que nunca mudou antes, por que você consideraria que pode mudar no futuro?
É quase natural ser pessimista, especialmente quando você parece ter todas as evidências para validar que é impossível mudar.
Como Henry Ford, criador dos primeiros automóveis disse uma vez: “Se você acha que pode ou não – você está certo.”
Eu amo esse ditado, porque é tão verdadeiro. Muitas pessoas se reprimem enormemente por causa do que acreditam.
No entanto, na etapa sete você descobrirá algumas ferramentas e técnicas muito poderosas que pode usar para superar esse condicionamento – e esse condicionamento definitivamente está prendendo você, agora!
Você aprenderá maneiras de, mais uma vez, abrir sua crença na possibilidade de um grande futuro.
Trabalharemos juntos para trazê-lo de volta ao ponto em que você estava na infância, onde realmente acreditava que tudo era possível, onde estava animado com o futuro e mal podia esperar para começar.
Deixe-me assegurá-lo de que você pode alcançar virtualmente tudo o que deseja em sua vida, desde que estabeleça metas claras, tome as ações certas e comece a usar as estratégias e ferramentas que descobrir a partir do próximo capítulo.
Desejos e necessidades
No livro clássico de Napoleon Hill Think and Grow Rich(Quem pensa enriquece), ele explica a importância de despertar um desejo ardente e profundo de alcançar seus objetivos.
Isso ocorre porque o desejo é uma força impulsionadora poderosa para a mudança.
Todos nós temos desejos, e os desejos podem ser altamente motivadores, mas os desejos também podem ficar completamente fora de controle e podem literalmente nos conduzir de maneiras que são prejudiciais para nós.
Um desejo profundo de ajudar outras pessoas pode literalmente mudar o mundo.
Por outro lado, o desejo constante por mais e mais dinheiro e posses materiais pode ser muito destrutivo e completamente insatisfatório.
O desejo pode ser uma força criativa muito poderosa e sem ele não poderíamos viver.
É o desejo que o faz sair da cama de manhã para comer, dormir e trabalhar para pagar tudo o que você consome e para cuidar de seus entes queridos.
Até mesmo sua capacidade de assistir a um filme, ler, relaxar ou ouvir música é fruto do seu desejo.
Toda a sua vida é a expressão e o reflexo de seus desejos.
O desejo em si não é positivo nem negativo.
Depende totalmente de você se isso se torna criativo ou destrutivo.
Para evitar que isso se torne destrutivo, você precisa entender a diferença entre o que queremos e o que precisamos para nossa felicidade e bem-estar.
Você precisa perceber que as necessidades são completamente diferentes dos desejos.
Existem todos os tipos de coisas de que realmente precisamos em nossa vida.
Precisamos de comida, roupas, abrigo, relacionamentos gratificantes, segurança, novas experiências emocionantes e uma série de outras coisas.
Uma necessidade é algo que devemos ter para viver de uma forma que nos permita enriquecer verdadeiramente nossas vidas e que também pode contribuir para a felicidade de outras pessoas.
É algo que não é necessariamente emocional, mas apóia nossa vida em um nível muito profundo.
Desejos são coisas de que você realmente não precisa – coisas sem as quais você poderia sobreviver ou que não o deixem verdadeiramente feliz.
Por exemplo, você pode querer uma casa grande, carros caros e uma vida de abundância e tempo livre sem fim.
No entanto, você realmente precisa dessas coisas para ser verdadeiramente feliz?
Se você atingir metas como essas, não há garantia de que encontrará alguma delas verdadeiramente gratificante.
Por exemplo, você pode querer trabalhar muito menos e ter o dobro da renda.
Você pode ter esse desejo para que possa liberar seu tempo e dinheiro para viajar pelo mundo e experimentar coisas novas.
Este é um desejo realmente grande e que pode definitivamente contribuir para o seu crescimento, felicidade e realização a longo prazo.
Por outro lado, você pode ter exatamente o mesmo desejo porque odeia seu trabalho ou simplesmente porque é preguiçoso e prefere fazer o mínimo possível.
Eu mesmo descobri isso há muito tempo, quando comecei a experimentar os benefícios materiais do sucesso.
Comecei a gastar muito dinheiro em carros topo de gama e todos os tipos de “brinquedos” divertidos.
No início, eles me fizeram sentir bem-sucedida, mas rapidamente percebi que não precisava dessas coisas para ter aquela sensação de sucesso por dentro.
Descobri que o a empolgação de ter essas coisas não durou muito.
Na verdade, descobri que eles não contribuíram muito para minha vida ou minha felicidade de nenhuma forma significativa.
Você pode se sentir rico e bem-sucedido agora, sem ter nenhuma bugiganga para provar a si mesmo que é rico e bem-sucedido.
Agora, por favor, não me entenda mal; Não estou dizendo que você deve fingir ser rico e bem-sucedido, quando pode não ser neste momento.
Definitivamente, não estou dizendo “finja até conseguir”, pois isso pode fazer você ir quebrou muito rapidamente!
O que estou dizendo aqui é que é importante começar a trabalhar para superar a baixa autoestima e melhorar gradualmente o seu valor próprio.
O surpreendente é que, ao fazer isso, seu ambiente começará a refletir essa mudança interna e você encontrará oportunidades externas que o permitirão melhorar suas finanças e aumentar seus benefícios materiais.
Então, sempre que você cria qualquer objetivo realmente grande para sua vida, é importante descobrir o seu Grande Por que – o verdadeiro motivo subjacente pelo qual você deseja atingir esse objetivo e ser profundamente honesto consigo mesmo.
Quando você descobrir o seu Grande Por que, terá uma força motivadora incrivelmente poderosa que pode conduzir sua vida exatamente na direção que você deseja e precisa.
Quando você deseja algo, é importante perguntar a si mesmo se você realmente precisa disso ou se apenas deseja.
Tente descobrir se você está apenas evitando alguma forma de mudança interna ou falta de autoestima.
Você precisa se perguntar – você precisa disso para conseguir algo que realmente valha a pena e que também possa contribuir para a felicidade dos outros?
É sempre muito útil olhar para os seus desejos desta forma, especialmente se você estiver criando objetivos realmente grandes para sua vida.
Então, quando você achar que quer alguma coisa, ou quando estiver definindo seus objetivos, lembre-se de se perguntar se você realmente precisa disso ou apenas quer evitar outra coisa?
Faça este exercício: como descobrir seu grande porquê
Se você gostaria de saber se você apenas quer algo ou se realmente precisa disso para alcançar o plano geral de sua vida, este é um exercício que pode ser muito revelador.
Escreva cada um de seus objetivos e adicione as palavras “para que” depois de cada um. Em seguida, preencha seu motivo após as palavras “para que”, e isso o aprofundará ainda mais.
Continue indo mais fundo, adicionando mais “então isso”, até descobrir seu único motivo motivador para seu objetivo.
Objetivo de exemplo: trabalhar metade do tempo pelo dobro da renda …
- Para que: eu tenha mais tempo livre e posso fazer o que quiser
- Para que: eu possa aprender coisas novas e experimentar mais da vida
- Para que: eu possa descobrir o que gosto de fazer melhor
- Para que: eu possa começar a passar mais tempo fazendo coisas que amo
- Para que: eu possa sentir mais emoção e paixão na maioria das vezes
- Para que: eu possa viver minha vida ao máximo
- Para que: eu possa ser profundamente feliz e verdadeiramente realizado
- Para que: Eu possa ser uma influência positiva sobre os outros
- Para que: Eles também possam atingir seus objetivos e se tornarem felizes
Grande Porquê para este objetivo: Neste caso, o seu objetivo poderia ser trabalhar menos, ganhar mais dinheiro e ter mais tempo livre, para que possa ajudar os outros a alcançar os seus objetivos e a serem felizes também.
Aqui está um gráfico de processo para esclarecer o exercício:
Quando você se aprofunda em cada um de seus objetivos como este e chega ao Grande Por que, você se torna pleno de um senso mais profundo de propósito, conexão, energia e paixão.
É esses sentimentos que buscamos aqui, porque eles irão ajudá-lo enormemente a transformar seus objetivos em realidade – da maneira mais rápida possível.
Uma meta que é alimentada com um desejo ardente ou uma força motivadora poderosa por trás disso, é verdadeiramente imparável!
Por outro lado, depois de fazer este exercício, você pode descobrir que alguns de seus objetivos não têm realmente um Grande Porquê, e eles não são tão significativos quanto você inicialmente acreditou que fossem.
Você pode descobrir que esses objetivos estão apenas ajudando você a evitar algo que você realmente não quer enfrentar.
Você precisa ter certeza de fazer este exercício totalmente, porque ele pode ajudá-lo a evitar perder muito tempo e energia em metas que não são tão importantes quanto você inicialmente acreditava que fossem.
Também pode permitir que você injete muita paixão e energia em metas que você descobre que realmente valem a pena, e isso irá acelerar muito sua capacidade de alcançá-las.
Qual é a sua paixão?
- Saber exatamente o que você deseja é importante – quando você sabe o que deseja, é muito mais provável que você o alcance.
- Você foi condicionado – suas decepções e contratempos o condicionaram a esperar uma vida medíocre. O que você espera, então, limita o que você pode alcançar.
- Descobrir o que você quer é fácil – Escreva uma lista de todas as insatisfações e frustrações em sua vida. Convertê-los em seus opostos pode criar objetivos poderosos.
- Desejos e necessidades – você pode desejar algo porque permite evitar algo que não deseja enfrentar, ao passo que uma necessidade é algo que pode realmente melhorar sua vida.
- Seu grande porquê – usando a técnica do grande porquê, você pode se aprofundar para descobrir a única motivação subjacente a cada um de seus objetivos.
Estudo de caso:
Steve Jobs, fundador da Apple.
Você sabia que ele foi expulso de sua própria empresa pelo conselho por causa de suas próprias visões pessoais e de como estava administrando a empresa?
Parece claramente desanimador e cruel, mas não para Steve Jobs.
Jobs acreditou em sua visão e sabia que iria continuar acreditando e agindo de acordo com o que gostava.
Depois de ser expulso, ele acabou criando uma nova empresa de informática – NeXT, que desenvolveu um sistema operacional de próxima geração, surgiu para se tornar o CEO da Pixar, que transformou pequenos estúdios de animações em uma organização global de animação com fama massiva e eventualmente redimido controle da Apple.
As pessoas, que acreditam em si mesmas e em sua visão, não se importam em serem derrubadas ou fracassadas.
Eles sabem que podem subir do zero novamente devido ao domínio do processo de realização.
Ele encarou o fracasso em ser expulso de sua própria empresa de uma forma positiva, ajudando-o a ganhar mais experiência em outras empresas.
Ele fez da Apple uma das maiores empresas de todos os tempos e sua própria história de autoconfiança uma história.
Seja o primeiro a comentar!